TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidente Vascular Encefalico (AVE)

Por:   •  31/5/2019  •  Resenha  •  2.122 Palavras (9 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

As Doenças Cerebrovasculares (DCVs) é a terceira causa de morte no Brasil, sendo responsavel por 11 à 26,8% de óbitos na populaçao acima de 40- 60 anos, esse fator aumenta com o avanço da idade 100 de cada 1000 pessoas com idadade maior a 80 anos. Como consequencia, representa o grupo frequente de doenças do Sistema Nervoso Central no idoso levando a perda da capacidade funcional.

O Acidente Vascular Encefalico (AVE) consite na perda subita da função cerebral devido a ruptura do suprimemto sanguineo. O paciente acometido apresenta disturbios motores com comprometimento de fala e da percepção visual, dependendo do lado do celebro que a lesao ocorre. O AVE é a maior causa de incapacidade em adultos.

O Acidente Vascular Encefalico (AVE) está integrado à categoria das doenças cerebrovasculares e é caracterizado pelo início agudo de um déficit neurológico, podendo ser classificado como isquêmico ou hemorrágico, com um grande número de casos de morte ou adoecimento, com freqüentes seqüelas de incapacidades físicas e/ou mentais.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Compreender a funcionalidade de pacientes decorrentes de Acidente Vascular Encefalico (AVE).

2.2 Objetivos Especificos

  • Caracterizar dados clinicos;
  • Indentificar o grau de incapacidade nos pacientes
  • Refletir sobre a qualidade das informações e orientações sobre os direitos e recursos sociais.

3. REFERÊNCIAL TEÓRICO

3.1 Acidente Vascular Encefalico (AVE).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) caracteriza o AVE como um sinal clinico de desenvolvimeto rapido com pertubação focal da função cerebral de possiveis origem vasculares.

O Acidente Vascular Encefalico (AVE) está integrado à categoria das doenças cerebrovasculares e é caracterizado pelo início agudo de um déficit neurológico, podendo ser classificado como isquêmico ou hemorrágico, com um grande número de casos de morte ou adoecimento, com freqüentes seqüelas de incapacidades físicas e/ou mentais.

3.2   Politicas e Serviços

O Sistema Único de Saúde (SUS)  com a finalidade de implementar as disposições constitucionais, que previam a criação de um sistema público capaz de alterar a situação de desigualdade na assistência à saúde da população, tornando obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão, sendo proibidas cobranças de dinheiro.

Deve ser de responsabilidade dos serviços que compõem o SUS a facilitação de acesso à prestação dos serviços postos à disposição do usuário, sendo os centros de saúde, com acesso direto pela população nos  postos de saúde e hospitais com a oferta de serviços á população. Nos casos em que não for constatada urgência, a população tem acesso a esta rede de serviço. Em situações de urgência/emergência o atendimento será de forma direta nos pronto-socorros.

4. Classificação do Acidente Vascular Encefalico (AVE)

4.1 Acidente Vascular Encefalico Hemorrágico

Acidente Vascular Encefalico Hemorrágico (AVEh), causada pela ruptura de pequenas arterias cerebrais. Geralmente, mais grave, ocorre a diminuição do nivel de consciência. Nesse ocorre as hemorragias intracranianas, classificadas de acordo com a localização (extradural, subdural, subaracnóide, intracerebral, intraventricular), a natureza do vaso rompido (arterial, cabilar, venoso) ou a causa (primaria ou espontanea, segundaria ou provocada), levando a privação do oxigênio para os neurônios, e consequente, morte neuronal.

4.2 Acidente Vascular Encefalico Isquêmico

Acidente Vascular Encefalico Isquêmico (AVEi), onde causa o défictil de suprimento sanguineo encefálico devido ao um bloqueio do fluxo sanguineo por coágulos ou placas gordurosas, ocorrendo epsodios transitoriós que duram minutos e levam a sintomas que geralmente regridem em poucas horas.

O AVEi pode ser classificado em trombótico, embólico e lacunar. O trobótico ocorre o desenvolvimento de um coagulo de sangue ou trombo no interior das arterias cerebrais ou seus ramos. O  embólico é acarretado por êmbolos cerebrais, que sao pequenas porçoes de materias como trombos, tecidos, gordura, ar, bacterias que sao liberados na corrente sanguinea que se deslocam ate as arterias cerebrais, produzindo oclusao ou enfarto. Já o lacunar é provocado por enfartes muitos pequenos que ocorrem somente onde arteríolas perfurantes se ramificam diretamente de grandes vasos.

4.3 Fases do Acidente Vascular Encefalico

4.3.1 Fase Aguda ou Flácida

É iniciada imediatamente apos o AVE, gerando uma fraqueza muscular devido a depressao do centro excitatorio da medula espinhal e a não interação dos internunciais.

4.3.2 Fase Crônica ou Espástica

Esta é iniciada por volta de seis meses apos o acontecimento, é caracterizado pelo tônus muscular a qual e definida como um estado potencializaçao pré-sináptica dos neurônios motores que é mantida por um desequilibrio entre as influencias das vias facilitadoras e inibidoras, devido a lesão do sistema piramidal e liberação de vias de acesso do movimento.

5. Causas Acidente Vascular Encefalico

5.1 Causas do AVE Hemorrágico

A hemorragia pode ser causada por fatores como hipertensão arterial, sendo o principal fator de risco; inflamação nos vasos sanguíneos, que podem se desenvolver a partir de doenças como sífilis, vasculite e tuberculose; distúrbios de coagulação do sangue, como a hemofilia. Ferimentos na cabeça ou no pescoço que resultam em danos aos vasos sanguíneos na cabeça ou no pescoço; arritmias cardíacas; doenças das válvulas cardíacas, como prolapso da válvula mitral ou estenose de uma válvula cardíacas;Forame oval patente, que é um defeito cardíaco congênito; distúrbios de coagulação do sangue; vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos); insuficiência cardíaca; infarto agudo do miocárdio.

5.2 Causas do AVE Isquêmico

Uma isquemia causadora de um AVC pode ocorrer por fatores como: Aterosclerose condição vascular onde ocorre o acúmulo de lipídeos (como o colesterol e triglicérides), plaquetas e outras substâncias no seu interior dos vasos, levando a um espessamento gradual de suas paredes e gerando sua obstrução. Formação de trombos, pequenos grumos sanguíneos coagulados, de diversos tamanhos, que quando em circulação, encontram um vaso menor que seu diâmetro causando sua obstrução. Inflamações, respostas locais que o nosso corpo produz para combater alguma situação indesejável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com