TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia cardiaca

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 7

Anatomia cardíaca

Base do coração que é a parte superior do coração, que contém os vasos da base (artérias e veias).

 Ápice do coração parte inferior do coração.

Coração está centralizado no tórax sobre o diafragma e apontado para lado esquerdo local chamado de mediastino (espaço entre os dois pulmões).

Envoltórios do coração 

O mais externo é o pericárdio que é uma membrana que reveste externamente o coração, a parte media é formada por músculo (miocárdio) e parte mais interna endocárdio.

O pericárdio divide em folheto fibroso é mais externo, lamina de tecido conjuntivo que da sustentação e estabilidade ao coração devido ao folheto parietal das pleuras se unem ao pericárdio fibroso. E folheto seroso que é interno em relação ao folheto parietal fibroso. A parte inferior do coração se apóia no músculo diafragma onde a facea do diafragma se une com o pericárdio fibroso.  A parte dorsal do coração se une a coluna vertebral e coluna torácica (periósteo e pericárdio fibroso se unem. A parte ventral o coração se une ao externo e as costelas também através do periósteo.

Pericárdio seroso lamina mais interna é dividida em dois folhetos, folheto parietal que é o pericárdio seroso propriamente dito e o pericárdio visceral (epicárdio). Entre o folheto parietal e o epicárdico temos um espaço denominado cavidade pericárdica que tem liquido pericárdico que permite parte interna se movimentar, deslizar.  

A parte funcional é o miocárdio (músculo estriado cardíaco) responsável pelos batimentos cardíacos.  

A parte interna endocárdio e parecida com endotélio que é a parte interna das artérias e das veias (contato direto com sangue).

Túnica vascular

Túnica externa - tecido conjuntivo envolvendo as artérias e veias.

Túnica media - composta por músculo liso.

Túnica intima – composta de endotélio.

Artérias

As artérias possuem parede vascular mais espessa que as veias e não encontramos válvulas nas artérias, sendo suas paredes lisas. O coração bombeia o sangue nas artérias e as artérias levam o sangue até as células, ou seja, bombeia o sangue rico em nutrientes e oxigênio para fora do coração. Os ventrículos bombeiam sangue nas artérias com pressão devido a isso as paredes das artérias são mais espessas para suportar pressão.

Veias

As paredes das veias são mais finas comparadas as paredes das artérias, nas veias encontraram válvulas q facilitam o retorno do sangue para o coração (sangue pobre em nutrientes e oxigênio, e rico em gás carbônico). As veias desembocam nos átrios e os ventrículos bombeiam nas artérias e as veias recebem menos pressão devido a este fato as veias são mais finas quando comparadas as artérias. Todo vez que o coração bate as válvulas abrem e quando relaxa as válvulas se fecham impedindo o retorno do sangue para membros inferiores, levando o mesmo ao coração. As veias nos membros inferiores passam no meio do músculo tríceps sural e toda vez que andamos o músculo contrai bombeando sangue de volta ao coração.

O fato das veias e artérias ter as paredes mais espessa sendo as artérias mais espessas em relação as veias. Temos os capilares que tem as paredes finas permitindo a troca de substâncias para o interstício onde atinge as células.

Interstício é o espaço entre capilares e as células.

Coração

A estrutura cardíaca é composta por células contráteis que formam os átrios e os ventrículos e células de condução cuja função é permitir a passagem de estímulos elétricos. Esse sistema inicia-se pelo nodo sinoatrial ou sinusal atinge o nodo atrioventricular o que gera contração atrial. Em seguida se propaga pelo Feixe de His e fibras de Purkinje ocasionando a contração ventricular.

[pic 1][pic 2]

O coração é dividido em quatro cavidades, duas superiores que são os átrios direito e esquerdo, que são separados por uma estrutura chamada de septo interatrial e duas inferiores que são os ventrículos direito e esquerdo também separado por uma estrutura chamada de septo interventricular. Não permitindo que o sangue do lado direito se misture com sangue lado esquerdo por que ambos têm composições distintas.

Entre o átrio direito e o ventrículo direito temos a válvula tricúspide (três folhetos ou três cúspides), entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo temos a válvula bicúspide ou mitral (duas cúspides) que permite comunicação entre os mesmos sem que aja refluxo de sangue para os átrios (válvulas se abrem somente em um sentido). O sangue é bombeado somente de átrios para ventrículos, o sangue é bombeado do átrio direito para o ventrículo direito através da válvula tricúspide que será bombeado para a artéria pulmonar que nela está localizada a válvula semilunar pulmonar. E o sangue do átrio esquerdo será bombeado para o ventrículo esquerdo vai ser bombeado para artéria aorta que possui a válvula semilunar aórtica, as válvulas semilunares pulmonar e aórtica também impedem refluxo de sangue. Quando o sangue é bombeado dos ventrículos para a artéria pulmonar e aórtica as válvulas bicúspides e tricúspides se fecham e as válvulas semilunar pulmonar e aórtica se abrem, quando o ventrículo relaxa as válvulas semilunares pulmonar e aórtica se fecham  e ai temos os  ruídos cardíacos.

1° Ruído cardíaco é quando as válvulas semilunares se abrem e as válvulas átrios ventriculares se fecham.

2° Ruído é quando as válvulas semilunares se fecham e as válvulas átrio ventriculares se abrem.  

O sangue que vem da veia cava superior é proveniente da cabeça e dos braços e da veia cava inferior é proveniente do abdômen e dos membros inferiores e todas as veias do corpo se juntam na veia cava superior ou na inferior e entram no átrio direito. Os átrios recebem sangue proveniente das veias e os ventrículos bombeiam sangue nas artérias e veias pulmonares entrando no átrio esquerdo. A artéria aórtica é a mais importante do corpo humano recebe sangue do ventrículo direito onde a parte muscular é mais espessa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (188.6 Kb)   docx (76.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com