TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANATOMIA E FISIOLOGIA CARDÍACA E PULMONAR

Por:   •  19/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO: ANATOMIA E FISIOLOGIA CARDÍACA E PULMONAR

Aluno: Francineide Oliveira Vieira1

REVISÃO: CARDÍACA

O coração é um órgão que localiza-se entre a 3° e a 5° Costela (ápice/base), repousando sobre o diafragma.

A formação cardíaca segmenta-se em:

Pericárdio: Membrana fibroserosa que envolve o coração (restringe o coração). O pericárdio é constituído de uma dupla membrana que envolve o coração. A camada externa (Pericárdio Fibroso) é mais fibrosa e a camada interna (Pericárdio Seroso) formada por uma membrana serosa, que se divide em pericárdio parietal, constituído por uma camada densa de feixes colágenos, e pericárdio visceral, mais interna, também chamado de epicárdico. Entre estas duas camadas existe uma cavidade virtual, a cavidade do pericárdio, com uma quantidade de líquido apenas o suficiente para umedece-las (acolchoa atrito entre os pulmões).

Miocárdio: É a camada intermédia, ou seja, o músculo cardíaco a que corresponde a maioria da espessura da parede do coração. Este tecido é formado por inúmeras estruturas de fibras musculares estriadas, semelhantes às que constituem os músculos esqueléticos, mas que ao contrário destas não são controladas voluntariamente.

Endocárdio: Camada mais interna, consiste uma fina e delicada túnica de tecido epitelial que reveste por completo as aurículas, os ventrículos e as válvulas cardíacas.

  • Representação Esquemática:

[pic 1]

  • Sistema Cardiovascular

Artérias: tubos cilíndricos, elásticos e que transportam o sangue do coração para os tecidos (artéria grande, artéria média, artéria pequena, arteríolas, capilares).

Veias: tubos cilíndricos que transportam o sangue de volta para o coração após ser passado pelos tecidos. Em geral apresentam uma luz (diâmetro) maior que a artéria e algumas apresentam válvulas venosas (vênulas, veias pequenas, veias médias, veias grandes).

  • Representação Esquemática (Pequena e Grande Circulação):

[pic 2]

*Artéria coronária – alimento de oxigênio ao coração no momento da diástole ventricular.

  • Ciclo Cardíaco  

Diástole Ventricular (enchimento dos ventrículos), dividida em 3 fases:

  • 1° fase (1° terço): Inicio da diástole  pressões ventriculares estão baixas e os átrios estão cheios de sangue  abertura das valvas atrioventriculares  sangue flui do átrio para os ventrículos (período de enchimento rápido dos ventrículos)  as pressões atriais enchem rapidamente.
  • 2° fase (terço médio da diástole): Apenas pequena quantidade de sangue flui para os ventrículos (veias – átrios – ventrículo).
  • 3° fase (ventrículo terço da diástole): Ultimo terço da diástole  átrios se contraem  impulso adicional de sangue para os ventrículos (↑ enchimento em 25%).  

Sístole Ventricular (esvaziamento dos ventrículos), dividida em 3 fases:  

  • 1° fase (período de contração isovolumétrica): início da contração ventricular  pressão ventricular aumenta abruptamente  fechamento das valvas atrioventriculares.  
  • 2° fase (período de ejeção): as pressões ventriculares aumentam (VD: 8mmHg/ VE: 80mmHg)  forçam a abertura das valvas semilunares (aórtica/pulmonar)  70% do volume sai no 1° terço de ejeção (período rápido).
  • 3° fase (relaxamento): ao final da sístole inicia-se o relaxamento ventricular  rápida diminuição da pressão ventricular e alta pressão no interior da grande artéria  sangue reflui para o ventrículo  fechamento da valva semilunar.

  • Representação Esquemática (Ciclo Cardíaco):

[pic 3]

  • Controle Cardíaco

Extrínseco: Sistema Nervoso Autônomo (inervação)

- fibras simpáticas: aumenta a força de contração e frequência cardíaca.

- fibras parassimpáticas: diminui a frequência cardíaca e a força de contração miocárdica.  

Intrínseco: Mecanismo de frank-starling (faixa de contato entre actina e miosina).

O volume sistólico depende de 3 fatores:

Pré-carga: aumento do debito cardíaco estiramento da parede atrial direita e do nó sinoatrial  aumenta frequência de disparo em 10 a 20%  aumento da frequência cardíaca

Pós-carga: inversamente proporcional ao debito cardíaco (“força contra o qual o coração tem que ejetar o sangue”).

Contratilidade: diretamente proporcional a uma mesma pré carga, um coração com aumento da contratilidade produz aumento no volume sistólico que um coração com diminuição da contratilidade.

REVISÃO: PULMONAR

Sistema Respiratório é o conjunto de órgãos (caixa torácica, músculo ventilatório, vias aéreas superiores, vias aéreas inferiores) responsáveis pelas trocas gasosas do organismo com o meio-ambiente.

  • Vias aéreas superiores: cavidade nasal e seios paranasais, cavidade oral, faringe (nasofaringe, orofaringe, laringofaringe, laringe).

Função: via de passagem para o fluxo de ar, filtração, aquecimento e umidificação olfato e gustação, fonação e proteção de vias aéreas inferiores

  • Vias aéreas inferiores: traqueia, brônquio fonte direito, brônquio fonte esquerdo, carina, brônquios lobares, brônquios sequimentares.

Geração:

Zona de Condução: 0 - traqueia, 1° - brônquio fonte direito, 1° - brônquio fonte esquerdo, 2° - brônquios lobares, 3°/4° - brônquios segmentares, 5°/15° - bronquíolos, 16° bronquíolo terminal.

Zona Respiratória: 17°/19° - brônquios respiratórios, 20°/22° - ductos alveolares, 23° saco alveolar.

*Movimento da costela: alça de balde (elevação/lateralização costela), braço de bomba (subida e descida da costela/externo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (289.3 Kb)   docx (115.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com