TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Doenças em Portugal

Por:   •  21/1/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

A maioria dos anos de vida suplementares em Portugal são vividos com incapacidade. Cerca de metade das pessoas com 65 ou mais anos em Portugal comunicam sofrer de pelo menos uma doença crónica e muitas comunicam duas ou mais afeções crónicas.

  • Expor argumentativamente o ponto de vista sobre o tema/problema selecionado;
  • Realizar uma leitura crítica e problematizante. Espera-se que quem o elabora dê a sua opinião e diga como, e porquê;
  • Elaborar uma pergunta clara e relevante, em relação à qual o ensaio trará uma resposta;
  • Perceber como é que outros autores olharam para os mesmos tópicos (estado da arte” ou "revisão da literatura”);
  • Formar uma opinião sobre os argumentos consultados;
  • Relevar um ponto de vista particular, que deve ser fundamentado, devidamente enquadrado e discutido com o que é geral relativamente ao tema em analise.

- Doenças crónicas mais frequentes nos homens (Zafira)

- Doenças crónicas mais frequentes nas mulheres (Zafira)

De acordo ao estudo realizado pelo INSA Instituto Nacional de Saude Doutor Ricardo Jorge focado na utilização dos serviços de saúde por doentes com multimorbilidade, revela que 38,3% da população portuguesa sofrem de dois o mais doenças cronicas, tendo por consequência uma maior utilização dos serviços de saúde por estes indivíduos.

Com base nos dados do INSEF Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico foi realizado outro estudo epidemiológico, um inquérito de base populacional de 4911, que revelou a prevalência de multimorbilidade e identifico os fatores associados (sexo, grupo etário, região de saúde, educação).

A ocorrência de doença crónicas foi mais frequente nas mulheres (62%) do que nos homens (53,1%), nas pessoas com menos escolaridade, no grupo etário dos 65-74 anos e nas regioes de Lisboa, Vale do Tejo, Norte, Algarve e Alentejo.

Nos homens, as doenças crónicas mais frequentes foram hipertensão (25,1%), colesterol elevado (23,7%), alergia (11,4%), diabetes (10,4%), dor crónica (7,4%) e artrose (7,3%). Nas mulheres, as doenças crónicas mais apontadas foram hipertensão (26,1%), colesterol elevado (25,7%), artrose (20,6%), alergia (18,1%), depressão (15,2%) e dor crónica (13,5%).

Estes estudos permitem atualizar os dados acerca da população e criar respostas no âmbito da saúde de acordo as necessidades da população, melhorar a prevenção de doenças cronicas e a promoção do envelhecimento saudável.

Nesta temática da multimorbilidade, nasce um projeto a nível europeu chamado CHRODIS Ação Conjunta sobre Doenças Crônicas, que visa a que os indivíduos com multimorbilidade tenham uma atenção de saúde integrada vendo ao individuo em seu conjunto; a sua vez tem ação nas políticas nacionais, na promoção da saúde e qualidade da atenção dos indivíduos, e a relação do emprego do individuo com sua(s) doença(s) crónica(s).

https://repositorio.insa.pt/handle/10400.18/7103

https://www.insa.min-saude.pt/cerca-de-38-dos-portugueses-sofrem-de-duas-ou-mais-doencas-cronicas/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com