TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Noções de Natureza e Homem Natural para Rousseau

Por:   •  28/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Filosofia das Ciências da Vida

Discente: Geovana Carisani Possa- 727047

Noções de Natureza e Homem Natural para Rousseau

Rousseau entende a natureza como sendo o estado primitivo e originário da humanidade, ou seja, no sentido espiritual, entende-a como espontaneidade, liberdade contra todo vínculo antinatural. Nessa natureza, o homem é feliz, inocente, independente e principalmente, é livre.

No estado de natureza, os indivíduos seriam dotados de virtudes e de empatia. O homem é forte devido ao enfrentamento que causa a natureza. Porém, uma vez que o poder da razão passa a distinguir os homens da natureza, as pessoas se distanciam de suas virtudes naturais. O homem civil é mais fraco, solitário e artificial, ignorando duas necessidades naturais, como sono, fome e desejo sexual, também abandona seus instintos naturais passando a usar a justiça em vez da piedade.

Com relação aos animais, o homem tem a capacidade de satisfazer facilmente suas necessidades e de desvincular-se da natureza, coisa que o animal não consegue fazer. Este é guiado pelo instinto, já o homem, dotado de liberdade, tem a capacidade de se aperfeiçoar todo o tempo.

Para Rousseau, a socialização é a causa da “desnaturação” do homem, tornando-o corrupto, violento e egoísta, e assim o coloca a caminho para a sua degradação. A sociedade civil “cria” falsas necessidades e normas sociais, tornando o homem mais distante de suas necessidades inatas. Sendo assim, arte e a ciência, como uma critica ao iluminismo, corrompem o estado natural do homem, limitando sua felicidade, sua liberdade.

Referência

Rousseau. Obras, São Paulo: Abril Cultural, 1978, Col. Pensadores Barros, Maciel de, Gilda Naécia. Platão, Rousseau e o Estado Total, São Paulo: T. A. Queiroz Editor, 1995.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com