TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As estruturas cerebrais e suas funções

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

AS ESTRUTURAS CEREBRAIS E SUAS FUNÇÕES

O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. As principais divisões do SNC são a medula espinhal, tronco encefálico (bulbo, ponte e mesencéfalo), cerebelo, diencéfalo (tálamo e hipotálamo) e os hemisférios cerebrais (córtex cerebral substancia branca, gânglios da base, formação hipocâmpica e amigdala).

MEDULA ESPINHAL

A medula espinhal é a porção mais caudal do SNC, se estendendo da base do crânio até a primeira vertebra lombar. A medula espinha é segmentada, com 31 pares de nervos espinhais que contêm nervos sensoriais (aferentes) e motores (eferentes). Os nervos sensoriais que carreias a informação para a medula espinhal , a partir da pele, das articulações , dos músculos e das vísceras da periferia, pela raiz dorsal e gânglios nervosos craniais. Os nervos motores carreia informação a partir da medula espinhal até a periferia.

TRONCO ENCEFÁLICO

O bulbo, a ponte e o mesencéfalo são coletivamente denominados tronco encefálico. Dez dos doze nervos cranianos são originados do tronco encefálico. Esses nervos carreiam a informação sensorial para o tronco encefálico e, a partir a dele a informação motora. Os componentes do tronco encefálico são:

- O bulbo, que é a extensão rostral da medula espinhal. Nele, são encontrados os centros autônomos que regulam a respiração e a pressão sanguínea, bem como os centros que coordenamos reflexos de deglutição, tosse e vômito.

- A ponte, rostral à medula e, junto com os centros medulares, participa do equilíbrio e da manutenção da postura e da regulação da respiração. Também transmite informações dos hemisférios cerebrais para o cerebelo.

- O mesencéfalo, rostral à ponte e participa do controle dos movimentos dos olhos. Encontrados os núcleos de relé dos sistemas auditivos e visuais.

CEREBELO

O cerebelo é a estrutura foliácea, ligada ao tronco encefálico, situada dorsal à ponte e a medula. As funções do cerebelo são a coordenação dos movimentos, o planejamento e a execução dos movimentos, a manutenção da postura e a coordenação dos movimentos da cabeça e dos olhos. A posição do cerebelo entre o córtex cerebral e a medula espinhal, integra a informação motora do córtex cerebral e a informação sobre o equilíbrio vindas dos órgãos vestibulares da orelha.

TÁLAMO E HIPOTÁLAMO

Juntos o tálamo e o hipotálamo formam o diencéfalo que significa “meio do cérebro”. Em referência a sua localização.

O tálamo processa quase toda informação sensorial que chega ao córtex cerebral e vai para o tronco encefálico e para a medula espinhal.

O hipotálamo contém os centros que regulam temperatura corporal, a ingestão dos alimentos e o balanço hídrico. Glândula endócrina que controla secreções hormonais da hipófise. Também secreta hormônios que estimulam ou inibem a secreção de outros hormônios, levando ou não a liberação de moléculas pela hipófise anterior. Contém os corpos celulares dos neurônios da hipófise posterior que secretam o hormônio antidiurético (ADH) e a ocitocina.

HEMISFÉRIOS CEREBRAIS

Os hemisférios cerebrais são compostos pelo córtex cerebral, pela substância branca subjacente por três núcleos profundos (gânglios da base, hipocampo e amígdala). Os hemisférios cerebrais são responsáveis pela percepção, pelas funções motoras superiores, pela cognição, pela memória e pelas emoções.

CÓRTEX CEREBRAL

O córtex cerebral é a superfície convoluta dos hemisférios cerebrais e é composto por quatro lobos: frontal, parietal, temporal e occipital. O córtex cerebral recebe e processa a informação sensorial e integra as funções motoras. Essas áreas sensoriais e motoras do córtex são ainda designadas “primárias”, “secundárias” e “terciárias”, ‘dependem de como lidam, diretamente, com o processamento sensorial e motor. As primárias são mais diretas, menor numero de sinapses; as áreas terciárias requerem processamento mais complexo, envolvendo grande numero de sinapses. As áreas de associação integram informações diversas para ações determinadas. As áreas de associação límbica, por exemplo, esta envolvida na motivação, na memória e nas emoções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com