TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas De Mercado

Ensaios: Estruturas De Mercado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2013  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  1.219 Visualizações

Página 1 de 3

Estruturas de mercado

Concorrência Perfeita

Estrutura de mercado dificilmente encontrada, onde existe um grande número de produtores e consumidores e nenhuma empresa pode sozinha ter o controle da economia. Juntas, as empresas, de acordo com a demanda determinam o preço de equilíbrio. Sendo estes determinados pela lei da oferta e procura e não podendo uma empresa impor qualidade, preço ou tipo no produto. As características dessa estrutura de mercado: é produzido por todas as empresas um produto homogêneo, de uma forma padronizada, não tendo diferenciação de marca, rótulo ou outras características; Qualquer momento uma empresa nova pode se instalar ou sair do mercado, não tendo restrições das concorrentes; Caso uma empresa tenha uma inovação tecnológica todas às outras saberão, não haverá sigilo, pois há transparência entre os compradores e vendedores. Transparência também nas informações de lucros e preços; Insumos e mão-de-obra utilizados numa produção podem ser deslocados facilmente para a produção de outro produto.

Monopólio

Mercado em que existem vários compradores e apenas um produtor. É caracterizado pela situação em que uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo seus preços. A quantidade produzida é menor e o preço maior, logo, ao impor um preço demasiado, uma pequena parcela da sociedade irá consumir, e essas que consomem pagarão um preço exorbitante. Muito disso se dá pela característica do produto, a qualidade e o rótulo. Partindo disso a empresa poderá aumentar o preço com o objetivo de maximização dos lucros, mas isso se dá até certo limite, pois se o preço for demasiado uma grande parcela dos consumidores não irão usufruir pouquíssimos irão consumir e a empresa não terá o lucro desejado, é preciso se posicionar sempre pela curva da demanda de mercado. O monopolista pode forçar uma alta nos preços de seus produtos, produzindo menos para evitar a entrada de um concorrente dentro do mercado que este domina.

Oligopólio

Mercado onde existe um pequeno número de vendedores, ou se tiver um grande número de vendedores, apenas uma pequena parcela domina a maior parte do mercado. Esses são sensíveis a mudanças de preços no mercado. O produto pode ser homogêneo ou possuir alguma diferenciação, mas geralmente a concorrência se dá através de outros fatores como qualidade, garantia, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao fator preço. A entrada de um novo concorrente é impedida, diferente da concorrência perfeita. Dentro deste tipo mercado é comum a formação do cartel, um acordo entre os poucos fornecedores que irá manter o preço de seu produto em um determinado nível que proporcione lucros a todos os controladores do mercado, desta forma tem-se uma situação bastante semelhante à do monopólio.

Concorrência Monopolista

Mercado em que apesar de ter um grande número de produtores cada um é como se fosse monopolista de seu produto, pois seus produtos são diferentes. Essa diferenciação dá-se pela marca, padrão de acabamento, qualidade, existência ou não de assistência técnica, aroma, reputação, sendo assim os consumidores vêem a marca de cada empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com