TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atenção Primária na Prevenção do Câncer de Colo Uterino

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.357 Palavras (10 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PASSOS

CURSO SUPERIOR DE ENFERMAGEM

O PAPEL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO

PASSOS

2014

ALESSANDRA ROSA MARTINS

ISADORA MOURA VILELA REZENDE

KÉSIA MARQUES DOS REIS AFONSO

MAÍSA LIMA SILVA

MARCOS PAULO NOGUEIRA REIS

TAYNARA CAMILO COUTINHO

O PAPEL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO

Trabalho sobre a atenção primária na prevenção do câncer de colo uterino, apresentado à disciplina do Projeto Integrador do Curso Superior de Enfermagem da Fundação de Ensino Superior de Passos.

Prof.ª: Maria Ambrosina Cardoso Maia

PASSOS

2014

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar o papel da atenção primária na prevenção do câncer do colo do útero. De acordo com o Ministério da Saúde, 2013 a Atenção Básica, também chamada de Atenção Primária à Saúde é realizada  de forma descentralizada, próxima ao usuário, sua família, e suas condições de vida caracterizada pelo desenvolvimento de ações que abrangem a promoção, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação desenvolvida por meio do exercício de práticas gerenciais e sanitárias, democráticas e participativas, sob a forma de trabalho multiprofissional e interdisciplinar, resolvendo os problemas de saúde de maior frequência e relevância dessas populações utilizando de tecnologias de elevada complexidade (conhecimento) e baixa densidade (equipamentos)  constitui como o primeiro contato do usuário com o Sistema Único de Saúde (SUS).

A Atenção Básica à Saúde da Família é a forma de organizar o primeiro nível de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS)  estimulada pelo Ministério da Saúde.

 O Ministério da Saúde, 2013 cita que em meio a alguns desafios para se alcançar integralidade na assistência à saúde da mulher na Atenção Básica, estão as ações de controle dos cânceres do colo do útero e da mama. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2002) adverte que para um efetivo controle do câncer são necessárias ações para garantir uma atenção integral ao paciente em todos os níveis, desde a prevenção, diagnóstico, tratamento até os cuidados paliativos. Em relação ao câncer do colo do útero e da mama, o tratamento é mais efetivo quando a doença é diagnosticada em fases iniciais, antes do aparecimento dos sintomas clínicos, justificando a importância das ações para a detecção precoce.

 Segundo o ministério da Saúde, 2013 o câncer está entre as principais causas de morte na população feminina. Espera-se que com este trabalho compreenda a valorização e a importância da atenção primária à saúde com destaque nas ações desenvolvidas pelas equipes de Atenção Básica, relacionadas ao controle do câncer do colo de útero.

2 OBJETIVO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar o papel da atenção primária na prevenção do câncer do colo do útero.

3 RESULTADOS

3.1 Organização da Atenção Primária de Saúde

As desigualdades latentes no Brasil, especialmente no que tange a relação pobres x ricos, emerge dos sistemas de saúde a concepção de estratégias que reduzam ou minimizem os problemas existentes, especialmente das populações mais carentes, que questionam muito dos atendimentos médico hospitalares. Essa necessidade de um sistema de saúde mais eficaz, que se aproxime mais das necessidades dos cidadãos, fez emergir no Brasil o conceito de Atenção Primária à Saúde (APS) que, em síntese, direciona-se para a responsabilização por uma população e a melhoria nos níveis de atendimento a essa população, levando-os a continuidade na prestação de serviços de saúde.

                De acordo com Ministério da Saúde, a Atenção Básica (AB) é um conjunto de ações, de caráter individual e coletivo, situadas no primeiro nível de atenção dos sistemas de saúde, voltadas para a promoção da saúde, a prevenção de agravos, tratamento e a reabilitação (PNAB, 2006). Enquanto estratégia das ações municipais de saúde é concebida como ordenadora do sistema local, regional, integrando os diferentes pontos que compõe e definindo um novo modelo de atenção à saúde.

                A Atenção Primária de Saúde orienta-se pelos princípios da universalidade, acessibilidade e coordenação, vínculo e continuidade, integralidade, responsabilização, humanização, equidade e participação social. (CONASS, 2011, p. 16,). A observação a esses princípios é de fundamental importância para os profissionais de saúde, dada a dimensão do campo de atuação e a responsabilidade daqueles esperada.

3.2 Câncer do Colo do Útero

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA, 2014):

o câncer do colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), por isso é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos.

É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ. Esse tipo de lesão é localizada. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura.

Ainda de acordo com o INCA , mais de 5000 (cinco mil) pessoas morreram em 2011, vítimas do câncer uterino. E as estimativas de novos casos em 2014 ultrapassara os 15000 (quinze mil) casos.

3.3 Prevenção primária do Câncer de colo de útero

        Segundo o Ministério da Saúde (2014) são atribuídas ao Profissional da Atenção Básica, atribuições como conhecer, planejar e programar as ações de controle dos cânceres do colo do útero e da mama, com priorização das ações segundo critérios de risco, vulnerabilidade e desigualdade. A este profissional também é atribuído realizar ações de prevenção, rastreamento/detecção precoce, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos, analisar dados dos sistemas de informação em saúde do controle dos cânceres do colo do útero e da mama.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (161.8 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com