TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa Nacional de Controle do Câncer de Colo Uterino

Por:   •  18/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

ENFERMAGEM EM ESTÁGIO CURRILAR

DIÁRIO DE CAMPO

Programa Nacional de Controle do Câncer de Colo Uterino

CÁCERES – MT

2017/01

RENATA AVILA MIRANDA ALVES

DIÁRIO DE CAMPO

Programa Nacional de Controle do Câncer de Colo Uterino

Relatório apresentado à Coordenação de Estágio Supervisionado II, como requisito para construção da avaliação da disciplina.

Professores: Deise F. R. do Nascimento

                  Fagner L.L.Rojas

CÁCERES – MT

2017/01

Descrição das atividades realizadas

Semana do dia 08 á 11/ 05/ 2017. Essa semana de gerência ficou sob a responsabilidade da Alessandra, conforme a escala.Eu Renata fiquei responsável pela farmácia, organizando os medicamentos; verificando data de vencimento; quantidade; Mayara na parte da triagem (aferindo PA, pesando, mensurando altura); passando informações aos clientes; etc., e Suzette como auxiliar, dando apoio nos serviços. Rosiane na sala de curativos realizando organização; procedimento; controle das materiais cirúrgicos; validade dos insumos; armazenamento do lixo e outros.

No dia 08 o professor Fagner Rojas se apresentou as acadêmicas de enfermagem, realizou uma conversa fraterna sendo positivo, estimulando e animando o grupo para fazermos as mudanças necessárias à conquista de si mesmas. Em seguida cada um assumiu seu posto eu de acordo com a escala semanal assumi a farmácia onde comecei a organização e contagem de estoque listando o nome do medicamento, mg/ml, data vencimento, lote e quantidade, além de tirar as medicações vencidas e fazer a limpeza das prateleiras e medicamentos.

No dia 09 na farmácia terminei a organização e limpeza dos medicamentos e prateleiras, e com a colega Suzette reorganizamos e etiquetamos as medicações nas prateleiras de acordo com cada especificidade ( antibióticos, antifúngicos, anti pertensivos, anti glicêmicos,anticoncepcionais, antiflamatórios e outros), auxiliei as colegas na realização de curativo e teste de glicemia e fazer orientações aos pacientes.

No dia 10 finalizei a organização da farmácia e passei a equipe( técnicas de enfermagem, agentes de saúde, enfermeira como estava disposto os medicamentos após a nossa organização, fizemos acompanhamento de consulta com a médica Yilian, com as gestantes, criança e idoso. Ela nos explicou o que deve conter no prontuário de consulta médica da gestante e a importância das orientações ao paciente, o exame físico obstétrico; leitura de exames laboratoriais; avaliação de ultrassom; vacinação; começamos preparativos para a comemoração do dia das mães oferecida pelo PSF, onde contribuímos com o lanche e na organização do espaço e lembranças para as mães.

No dia 11 auxilie a enfermeira e a colega Alessandra na realização do exame citopatológico. Ajudamos decoração, preparação dos lanches, logo recepcionamos mães e ajudamos a servir e distribuir os lanches e brindes as mãezinhas presente, por final limpamos e reogarnizamos o ambiente. A tarde acompanhei consultas médicas com a doutora da unidade onde recebemos várias orientações quanto ao atendimento, leitura de exames e orientações em diversas áreas (criança, idoso e hipertenso).

Revisão Teórica

O câncer de colo uterino representa o terceiro tipo de câncer que mais acomete sobre tudo as mulheres de 25 anos acima, tendo como principal agente o HPV (Papilomavírus Humano) estando entre as enfermidades que mais afeta as mulheres no Brasil.

O controle do câncer em nosso país representa um dos grandes desafios para a saúde publica. O câncer de colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres (BRASIL, 2013).

O câncer de colo de útero é um tumor que se cresce a partir de modificações no colo do útero, que se encontra no fundo da vagina. Essas alterações são apontadas como lesões precursoras, possuindo cura na maior parte das vezes e, se não tratadas, podem, após alguns anos, se transformar em câncer (INCA 2016).

Conforme BRASIL (2013) As feridas precursoras ou o câncer em fase primitiva não aparece sinais ou sintomas, conforme a progressão da doença começa a aparecer sangramento vaginal, corrimento e dor, nem sempre nessa ordem, necessitando de investigação. O HPV é um vírus de ADN de dupla cadeia capsulado. Apresenta estabilidade ambiental, resistindo à ação dos detergentes. Porém este vírus pode ser inativado por aquecimento a uma temperatura superior a 57ºC e por ação de alguns desinfetantes (PAULA 2016)

Os tipos de HPV mais comumente associados ao câncer de colo uterino são o HPV16 e o HPV18. Associados ao HPV, e reconhecendo a multicausalidade da patologia, muitos outros fatores contribuem para a etiologia deste tumor, sendo estes: tabagismos, hipovitaminas, uso de contraceptivos orais e, principalmente, os fatores relacionados com o exercício da sexualidade, como a multiplicidade de parceiros sexuais e iniciação sexual precoce (BRASIL, 2016).

As evidências demonstram que a abordagem mais efetiva para o controle do câncer ginecológico continua sendo o rastreamento de suas lesões precursoras, através do exame citopatológico de colo uterino, bem como seu acompanhamento e tratamento precoce e a ampliação da cobertura desse exame na população feminina.

        O SISCOLO é à base de dado capaz de subsidiar as avaliações e planejamento ao programa saúde da mulher:

O SISCOLO é uma ferramenta importante para avaliar e planejar as ações de controle do câncer do colo do útero, uma vez que com seus dados é possível avaliar se a população alvo está sendo atingida, qual a prevalência das lesões precursoras entre as mulheres diagnosticadas, a qualidade das coletas destes exames e o percentual de mulheres que estão sendo acompanhadas, sendo que a origem destas informações se dá através do preenchimento correto dos dados nos formulários de requisição do exame citopatológico correto dos dados nos formulários de requisição do exame citopatológico quando da realização do exame (BRASIL 2013)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com