TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Clínica Psicossocial em Enfermagem

Por:   •  11/3/2023  •  Relatório de pesquisa  •  5.300 Palavras (22 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

 

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

[pic 2]

        CURSO:  ENFERMAGEM                   DISCIPLINA:   AVALIAÇÃO [pic 3][pic 4][pic 5]

                          CLINICA/PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM        [pic 6]

                          NOME DO ALUNO: LILIAN GABRIELA SOBRA PEREIRA[pic 7][pic 8]

 R.A: 2157637                                   POLO: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS /DUTRA[pic 9][pic 10]

 [pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17]

DATA:        20/05/2022[pic 18]

[pic 19]

[pic 20]

ANATOMIA[pic 21]

INTRODUÇÃO:

Segundo Souza et al (2015), a higienização é uma técnica mais adequada para diminuir não só os riscos de infecção relacionada a assistência à saúde como também a transmissão cruzada de microorganismo.

Em primeira análise, cabe ressaltar que os sinais vitais são aferidos por todos os profissionais da saúde em todas as consultas e servem para analisar possíveis diagnóstico de início de uma enfermidade. Na visão de Soster e Lima (2019), os sinais vitais é um relevante indicador de saúde do paciente e avalia a função circulatório, endócrina, respiratório e neural.

Na medida antropométrica pode ser verificado as medidas de variações físicas do corpo que auxiliam o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento do indivíduo de acordo com faixas etárias, sexo, idade, distribuição da gordura corporal, massa corpórea com o intuito de identificar riscos à saúde do paciente e possíveis problemas nutricionais (SAMPAIO,2012).

Outra avaliação extremamente importante é a avaliação neurológica que serve para identificar transtornos que afetam o sistema neurológico. Para Barros (2021), a avaliação neurológica é realizada pelo enfermeiro com o intuito de analisar se há alguma disfunção do sistema nervoso e detectar risco de morte encefálica.

Segundo Jarvis (2016), a avaliação da cabeça e pescoço é relevante analisar com a inspeção e palpação de movimentação ativa com intuito de investigar aumento de linfonodos ou glândula da tiroide.

Cabe pontuar que a avaliação do sistema cardiocirculatório é indispensável para detectar enfermidades cardíacas e doenças que podem afetar o coração. De acordo Campos et al (2017), a técnica para a ausculta é considerada a mais complexa, a percussão é mais limitada e a inspeção e palpação completam as informações da ausculta cardíaca.

 No ponto de vista de Barros (2021), os enfermeiros contribuem para o tratamento de pacientes com problemas respiratórios através do exame físico do tórax e anamnese no qual é relevante para a detecção de alguma alteração respiratória.

Em se tratando da técnica propedêutica do exame físico do abdômen é necessário seguir a seguinte ordem: inspeção, ausculta, percussão e palpação para que não ocorra durante a avaliação informações incorretas como sons intestinais produzido pela a palpação (BARROS,2021).

Ademais, pode-se afirmar que a avalição da mama requer profissionais treinados para realizar a técnica. Na perspectiva de Andrade (2014), o exame clínico pode ser executado durante a consulta médica por enfermeiros ou médico que podem detectar nódulos de até 1cm.

Para Porto (2017), o objetivo da avalição ginecológica é analisar a pelve feminina através não só da inspeção dinâmica como também a inspeção estática, além do toque vaginal e exame especular.

Por fim, na avaliação do órgão masculino o objetivo é analisar anormalidades e hipótese diagnóstica. Diante disso, é preciso para realizar o procedimento a verificação da exposição da virilha e genitália (BARROS,2021).

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Aula 1

Roteiro 1

 

Foi possível observar na aula prática os cinco momentos de higienização que deve ocorrer em todo o ambiente de saúde: antes do contato o paciente, antes da realização de procedimentos asséptico, após o contato com o paciente, após risco de exposição a fluidos corporais e após contato com áreas próximas ao paciente (SOUZA et al, 2015). Nesse sentindo, foi debatido em sala que além dos cinco momentos da higienização das mãos é importante ressaltar que o sabote precisa ser líquido, pois o sabonete em barra é inviável por conta de contaminação.

Conforme, Oliveira et al (2021), há passo a passo para a higienização das mãos sendo elas: molhar as mãos com água e sabonete, aplicar a quantidade de sabonete líquido, ensaboar as palmas das mãos friccionando-as entre si, esfregar a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos, entrelaçar os dedos e friccionar os espaços entre as digitais, esfregar o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão opostas com movimento de vai e vem, esfregar os polegares, friccionar as polpas digitais e unhas de ambas as mãos, enxaguar bem as mãos de forma que a agua corra de cima para baixo, secar as mãos com papel toalha começando dos dedos até os punhos. Dessa forma, foi comentado com os alunos que a higienização das mãos precisa ser realizada quando as mãos estiverem visivelmente sujas se caso não tiver, precisa ser friccionado com preparação alcoólica.

Cabe ressaltar que os alunos juntos com a professora e com o material de apoio foi descrito e realizado o passo a passo da higienização das mãos, foi discutido que a duração do procedimento da higienização com água e sabonete possui duração de 40 a 60 segundos, já com a preparação alcoólica de 20 a 30 segundos. Para Miranda et al (2022), a higienização das mãos com solução alcoólica é realizado no seguinte passos: é aplicado uma quantidade suficiente de preparação alcoólica nas mãos cobrindo-as, friccionar as palmas das mãos, friccionar a palma direita contra o dorso da mão esquerda, entrelaçar os dedos e friccionar os dedos interdigitais, friccionar o dorso dos dedos de uma mão contra o dorso da outra, friccionar os polegares e por fim friccionar as polpas digitais e unhas contra a palma da mão e vice e versa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com