TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÕES GOVERNAMENTAIS PARA RASTREAMENTO E PREVENÇÃO

Por:   •  22/6/2020  •  Artigo  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

2.3 Ações Governamentais Para Rastreamento e Prevenção

Desde a redemocratização do Brasil, houveram diversas mudanças no que diz respeito a saúde, principalmente após a promulgação da Constituição Federal de 1988, cujos artigos 196 e seguintes determinaram que a saúde era direito de todos e dever do Estado, preconizando a universalidade, acesso gratuito, redução de risco de doença e promoção da saúde.

Para regulamentar o disposto na Constituição Federal, fora criado o Sistema Único de Saúde (SUS), determinando novamente que é dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

Neste sentido, em 2004 surgia a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM), enquanto regra semelhante para os homens fora criada apenas em 2008, sendo que a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) surgiu somente em 2011.

As duas primeiras políticas versam sobre todo o tipo de assistência a saúde de ambos os sexos, enquanto a PNAB, está relacionada à “porta de entrada” dos usuários no sistema de saúde do país.

A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades (BRASIL, 2012, p. 19).

Como dito acima, o principal fator para um bom prognóstico é a detecção precoce.

Ministério da Saúde através da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (2008, p. 6):

Ainda que o conceito de masculinidade venha sendo atualmente contestado e tenha perdido seu rigor original na dinâmica do processo cultural a concepção ainda prevalente de uma masculinidade hegemônica é o eixo estruturante pela não procura aos serviços de saúde. Em nossa sociedade, o “cuidado” é papel considerado como sendo feminino e as mulheres são educadas, desde muito cedo, para desempenhar e se responsabilizar por este papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com