TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

Por:   •  20/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

Kelly Katharina Gino de Paula

História Natural da Doença

Portifólio I

Recife

2020

Resido na cidade de Paulista, no Bairro do Janga. Moro com minha mãe e meu irmão mais velho. Não tenho local de estudo. Irei acompanhar pelo notebook, mas o mesmo na pega o microfone, tendo que usar em paralelo o celular. Está sendo bem difícil de acompanhar as aulas, porque meu irmão está trabalhando em home office e a internet acaba ficando bem lenta, porque são três pessoas utilizando o Wifi ao mesmo tempo. Além de que parece que todos os meus vizinhos resolveram fazer reforma nas suas casas e aparentemente elas não acabam, assim o dia todo fica com barulho de ferramentas.

A epidemiologia faz uso da interdisciplinaridade, ou seja, utiliza de outras áreas do conhecimento para embasar as suas pesquisas.  Seu estudo recorre não ao individual, mas sim ao coletivo, pois busca analisar a sociedade como um todo e assim está associada a saúde coletiva. Vale ressaltar que a clínica e a epidemiologia não são a mesma coisa, porém esta faz uso dos dados coletados no exame clínico, para observar a comunidade que se deseja estudar, vendo se determinados casos são isolados ou frequente.

Assim a epidemiologia deseja se conhecer a saúde da população da comunidade, enquanto a parte clínica analisa a doença de maneira individual. Quanto a história natural da doença, foi levado em conta o período pré-patogênese e patogênese e onde qual prevenção se adapta, mas vale lembrar que a prevenção muda de acordo com cada situação analisada. A história natural das doenças, observa a progressão de uma doença em um indivíduo desde o momento da exposição a agentes até a recuperação ou a morte.

A tríade epidemiológica é agente, hospedeiro e ambiente que se relacionam-se de forma simultânea. O estudo epidemiológico ajuda até mesmos governantes a estruturar e planejar ações condizentes com o tipo de doenças que prevalece em determinada comunidade estudada e em qual época do ano se tem maior incidência da doença. Vale também lembrar os tipos de prevenção: a prevenção primária busca evitar o processo de adoecimento, ou seja, está ligado a promoção/educação da saúde e proteção específica. Enquanto a prevenção secundária busca melhorar o prognóstico, evitando sequelas e complicações, pois nesse caso a doença já está presente no indivíduo. A prevenção terciária busca minimizar a sequela e reabilitar o dano que já ocorreu.

Alguns termos relacionado a morbidade também foram abordados como: endemia, que são quando os números de casos observado são esperados para determinada região. Surto epidêmico é o aumento no número de casos esperado, ou seja, ocorre um aumento repentino em determinada área, mas fica restrito a este local. Epidemia o número de casos extrapola o número de casos esperado, a doença atinge um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Pandemia é uma epidemia que extrapolou a nível mundial/continental, assim pessoas de vários países são afetadas pela doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com