TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS – DEPARTAMENTO DE QUÍMICA QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL

Por:   •  31/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 6

.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS – DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL

 Aula 10:

Propriedades físicas e químicas da matéria: solubilidade. Determinação do teor de álcool na gasolina.

Camila Di Rienzo                Ra: 93242

Carolina Sakada                Ra: 93236

Vinicius Casaroto                Ra: 93191

Vítor Beal                        Ra: 94268

                                                        Professora: Jheniffer Cortez

                                                        Turma 032        

Maringá, 24 de julho de 2015

Introdução

Solubilidade pode ser definida como a capacidade de uma substância se dissolver em outra, que é possível devido às forças de atração que mantém a estrutura cristalina do soluto serem vencidas pelas interações entre o solvente e o soluto. Em uma mistura, a substância presente em menor quantidade é o soluto, o qual é dissolvido pelo solvente. Há um limite de quantidade tanto de soluto quanto de solvente que podem ser dissolvidos totalmente; este limite pode ser definido como o coeficiente de solubilidade, o qual consiste na quantidade de soluto necessária para saturar uma quantidade padrão de solvente a uma determinada temperatura.

Assim, de acordo com a quantidade de soluto e solvente podemos ter soluções saturadas (quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade no solvente, em determinada temperatura), insaturadas (quantidade de soluto dissolvido menor que sua solubilidade no solvente, em determinada temperatura) e supersaturadas (quantidade de soluto maior que sua solubilidade no solvente, em determinada temperatura, podendo-se observar um precipitado não dissolvido).

A expressão “semelhante dissolve semelhante” é uma regra geral para a miscibilidade entre duas amostras. Em geral, substâncias polares se dissolvem entre si e o mesmo acontece com aquelas que são apolares.

A solubilidade também depende da temperatura e pressão do sistema. Em grande parte dos compostos orgânicos o aumento da temperatura causa um aumento da solubilidade. No entanto, para compostos inorgânicos essa relação é muito variável. Já uma elevação na pressão do meio, acarretaria num aumento de solubilidade se o volume da solução fosse menor do que o volume dos componentes antes da mistura, onde a densidade também se faria importante.

Quando é feita a mistura de uma substância em um solvente e há excesso de soluto, esse excesso pode ser separado do solvente através de vários métodos. Um dos mais comuns, e frequentemente utilizado, é denominado filtração, que consiste em utilizar uma superfície porosa (filtro) para separar as duas substâncias.

A reação que ocorre entre duas ou mais substâncias pode ser prevista se houver conhecimento da natureza e propriedade das mesmas. Por isso, é importante entender a interação entre elas, e também os métodos de separação após estes compostos sofrerem interação, uma vez que na grande maioria dos casos o que encontramos não são substâncias puras, mas misturas formadas a partir delas.

A fim de melhorar a pureza de solutos, eles são misturados a um solvente até obter uma solução saturada e é realizada a técnica da recristalização, onde a solução é resfriada para diminuir a solubilidade do soluto. Isto ocasiona uma precipitação deste soluto na forma cristalizada, que, em seguida, é filtrado e seco.

          Um dos solventes utilizados com frequência é o etanol (álcool). Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a porcentagem obrigatória de etanol anidro combustível que deve ser adicionado na gasolina é  de 25%, sendo que a margem de erro é de 1% para mais ou para menos.

          Isso é feito porque o etanol funciona como um antidetonante da gasolina nessas proporções, ou seja, ele aumenta o seu índice de octanagem, resistindo a maiores compressões, porque o poder calorífico do etanol é menor. Além disso, a gasolina com etanol libera menos monóxido de carbono para o meio ambiente.

          Existe um teste bastante simples que pode ser realizado, chamado de teste da proveta. Que é o que explicaremos neste relatório.

Objetivos

  • Compreender o conceito de solubilidade e fatores que interferem no mesmo;
  •  Conhecer algumas formas de separação e purificação de substâncias;
  • Visualizar as formas de interação entre substâncias de polaridades diferentes.

Procedimentos

No primeiro procedimento foi utilizado dois tubos de ensaio. No tubo 1, adicionar uma amostra de gasolina com aproximadamente 2 cm de altura. Repetir o procedimento no tubo 2, utilizando uma amostra de álcool. Adicionar em cada tudo de ensaio a mesma quantidade de agua destilada. E fechar os tubos com filme PVC. Agitar os tubos de ensaio de forma a homogeneizar as misturas. Depois de observar os resultados, pegar mais dois tubos de ensaio e dividir os conteúdos dos tubos de ensaio utilizados anteriormente. Assim ficando com dois tubos de ensaio com agua destilada e gasolina, e dois tubos de ensaio com agua destilada e etanol. Adicionar iodo e permanganato de potássio nos tubos de gasolina, e também nos tubos que contém o álcool. Deixar em repousou e depois observar os resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (251.6 Kb)   docx (158.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com