TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLASSE SOCIAL

Por:   •  27/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 4

IX Classe Social

Nas seções anteriores, foram abordadas algumas variáveis que são utilizadas parar separar a população em segmentos sociais. Trataremos, agora, do mesmo tema, mas de um diferente ponto de enfoque, o de classe social, que obedece a um roteiro.

  • USOS DE CLASSE SOCIAL, EM EPIDEMIOLOGIA

A maneira pela qual a classe social é utilizada, em estarem epidemiológicos, pode ser colocada em pelo menos, três categorias.

1.VARIAVEL DESCRITIVA

Em numerosas ocasiões, a classe social representa apenas uma variável descritiva, utilizada para informar sobre as características da população estudada: por exemplo, a distribuição de amostra de indivíduos, por nível de renda.

2. VARIÁVEL CONFUNDIDORA

Em outras oportunidades, a classe social é fator confundido na interpretação de resultados, em vista de sua’s vigorosas associações com fatores de risco, doenças. Tendo efeito confundido, a classe social precisa ser controlada, para quase possa prosseguir na interpretação dos doentes de modo a investigar a influência de outro fator.

3. VARIÁVEL INDEPENDENTE, HIPOTETICAMENTE CAUSAL

A terceira maneira de utilização da classe social, em casos epidemiológicos, é aquela a que foi dada maior ênfase. São as investigações sobre as relações entre classe, saúde, quando a primeira funciona como "variável" antecedente causal.

. 

X- ESTILO DE VIDA

As principais causas de morbimortalidade, em muitos países são as doenças crônico-degenerativas, os acidentes e as devesas violências, todas associadas a fatores relacionados ao chamado "estilo de vida"

  1. ALIMENTAÇÃO INADEQUADA

         Numerosos problemas de saúde estão ligados à alimentação defeituosa. Os excessos na ingestão de alimentos levam à obesidade e à falta de equilíbrio entre os diversos nutrientes em algumas associações entre tipo de dieta e doenças foram consistentemente encontradas, em estudos clínicos e epidemiológicos. 

[pic 1]

b) ATIVIDADE FÍSICA REDUZIDA

A falta de exercício físico está associada à obesidade, à doença coronariana e a problemas na coluna vertebral. A vida moderna, nas cidades, induz ao sedentarismo, pelo tipo de trabalho predominante, em escritórios e lojas, pelo meio de trans-porte utilizado para locomoção a casa e o local de trabalho (carros, ônibus e trens) e pela diminuição das áreas verdes, que estimulam a recreação, a prática de esportes e lazer. Tanto a alimentação inadequada como a atividade física reduzida estão relacionadas à idade, com tendência a se acentuarem com o passar do tempo, embora sejam problemas já encontrados na infância e na adolescência, em famílias da classe média. O excesso de horas em frente à televisão: é um dos fatores também responsabilizado neste processo. Desde a infância, portanto, os hábitos saudáveis devem ser encorajados, embora em qualquer fase da vida, mesmo quando adotados tardiamente, na idade adulta, tenham efeitos benéficos sobre a saúde: por exemplo, na prevenção secundária, em casos de infarto do miocárdio. Por isto. o incentivo à atividade física aparece em, praticamente, todos os programas de saúde.

[pic 2]

C) VÍCIO DE FUMAR

O hábito de fumar acarreta efeitos prejudiciais para o organismo do fumante e para os que, involuntariamente, têm de permanecer no mesmo ambiente enfumaçado: o cônjuge, os filhos, os companheiros de trabalho e os colegas de escola. A associação entre fumo e doenças já foi exaustivamente mostrada na literatura especializada. O cigarro está etiologicamente ligado à bronquite crônica, a doenças cardiovasculares e a vários tipos de câncer, em especial, do aparelho respiratório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (283.4 Kb)   docx (166.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com