TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dimensionamento

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO

Dimensionamento tem como significado calcular ou estabelecer as proporções de algo (AURÉLIO, 2010) sendo assim é a principal etapa do processo de provisão de pessoal com a finalidade de prever o quantitativo e qualitativo por classificação profissional com o intuito de suprir as necessidades da assistência de enfermagem à clientela.

Os aspectos quantitativos dos profissionais de enfermagem nas instituições de saúde são enfatizados para que haja a garantia da segurança e da qualidade de assistência ao cliente e a continuidade da vigília perante a diversidade de atuação nos cuidados e na atenção da equipe de enfermagem (DEMENEGHI, 2010)

A Resolução COFEN nº 168/1993 determina que cabe ao Enfermeiro Responsável Técnico da instituição garantir os recursos humanos necessários à assistência de enfermagem e a segurança do paciente, porém infelizmente sabe-se que a esta função é por vezes, direcionada a funcionários de outras categorias ( administrador, gestor...), prejudicando o real intuito de estabelecer uma assistência embasada no princípio e conhecimento do profissional enfermeiro que atua ao lado do paciente e conhece melhor as necessidades da instituição que qualquer outra categoria.

Desta forma deve ser garantida a autonomia dos enfermeiros nas unidades assistenciais, para dimensionar e gerenciar o quadro de profissionais. Salienta-se a necessidade do profissional enfermeiro colocar em prática o conhecimento prévio adquirido durante a graduação, minimizando assim a dicotomia entre a teoria e a prática, sobre as variáveis utilizadas para o cálculo de dimensionamento de pessoal de enfermagem, levando em consideração o Sistema de Classificação do Paciente (SCP) representado a baixo:

Cuidados Mínimos: Paciente estável, sob o ponto de vista clínico e de enfermagem, e fisicamente autossuficiente quanto ao atendimento das necessidades humanas básicas.

Cuidados Intermediários: Paciente estável, sob o ponto de vista clínico e de enfermagem, requerendo avaliações médicas e de enfermagem, com parcial dependência dos profissionais de enfermagem para o atendimento das necessidades humanas básicas.

Cuidados Semi-Intensivos: Paciente grave e recuperável, com risco iminente de morte, sujeito à instabilidade das funções vitais, requerendo assistência de enfermagem e médica permanente e especializada.

Cuidados Intensivos: Paciente grave e recuperável, com risco iminente de morte, sujeito à instabilidade das funções vitais, requerendo assistência de enfermagem e médica permanente e especializada.

O SCP pode ser entendido como uma forma de determinar o grau de dependência de um paciente em relação a equipe de enfermagem, objetivando restabelecer o tempo despendido no cuidado, bem como qualitativo do pessoal, para atender às necessidades biopsicossociesperituais do cliente. (GAIDZINSKI, 1994)

Utilizando assim os seguintes cálculos: Constante de Marinho e Fórmulas de Fugulin, que auxilia para atingir os resultados esperados na distribuição de pessoal da enfermagem de acordo com o setor, grau de dependência do paciente, sítio funcional, carga horaria trabalhada e identifica a cobertura das ausências previstas e não previstas.

Esse estudo tem como principal abordagem a temática supracitada baseada em fatos vivenciados em Hospital da rede pública localizado no município de Belford Roxo, com objetivo de identificar as problemáticas na distribuição de pessoal, os métodos de planejamento da divisão dos setores de internação de pacientes e adequação da permanência da mesma de acordo com o porte hospitalar, visando elucidar o papel do enfermeiro, a saúde dos trabalhadores, a segurança e qualidade da assistência prestada e a correlação com a execução do gerenciamento.

  1. SITUAÇÃO PROBLEMA

O Hospital supracitado encontra-se localizado em Belford – Roxo / RJ, criado pelo primeiro prefeito do município, em 08 de dezembro de 1998, presta atendimento exclusivo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), é considerado referência no município para o atendimento de urgência, traumatologia e pediatria, classificado como hospital fechado, e devido as obras em andamento o mesmo vem apresentando como unidades de referência para o atendimento ambulatorial de urgência: UPA de Bom Pastor e Unidade Mista de Lote XV, já para o atendimento de pacientes graves o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, conhecido como: Saracuruna em Duque de Caxias, e Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI).

O hospital comporta cerca de 63 leitos, porém 22 estão interditados por conta de obras in loco, restando suporte para 41,mas o mesmo encontra-se com 56 internações até o momento, com isso já se percebe que a unidade atende 15 clientes a mais do que deveria, assim torna-se visível a superlotação.   E a previsão de totalidade do acesso aos demais leitos interditados está prevista para março/2016. A unidade é classificada como hospital de médio porte (51 a 150 leitos).

        Na tabela abaixo é possível quantificar a capacidade e o excedente de leitos distribuídos entre os oito setores que compõem o hospital base da pesquisa.

AMOSTRA COMPARATIVA[pic 1]

TOTAL DE LEITOS OCUPADOS

56

SETOR

CAPACIDADE

EXCEDENTE

TOTAL

UPG FEMININO

5

2

7

UPG MASCULINO

5

3

8

PEDIATRIA

9

0

9

SALA AMARELA

7

1

8

SALA VERMELHA

6

1

7

SALA DE TRAUMA

2

0

2

SALA DE PCR

2

0

2

             Fonte: dados coletados no HJJCS localizado no município de Belford Roxo, em setembro de 2015.

        

[pic 2]AMOSTRA COMPARATIVA

SETOR

TOTAL DE LEITOS

CLASSIFICAÇÃO

DE CUIDADOS

PROF. ATUANTES

PROF. MÍNIMO

NESCESSÁRIOS

HIPODERMIA

ROTATIVO

MÍNIMA

1 TÉCNICO

1 ENFERMEIRO

3 PROF. ENFERMEIROS

(33%)

UPG FEMININO

7

SEMI-INTENSIVA

1 TÉCNICO

1 ENFERMEIRO

4 PROF. ENFERMEIROS

(33%)

UPG MASCULINO

8

SEMI-INTENSIVA

1 TÉCNICO

1 ENFERMEIRO

5 PROF. ENFERMEIROS

(33%)

PEDIATRIA

2

MÍNIMA

2 TÉCNICOS

1 ENFERMEIRO

0 PROF. ENFERMEIROS

5

SEMI-INTENSIVA

4 PROF. ENFERMEIROS

2

INTENSIVA

4 PROF. ENFERMEIROS

SALA AMARELA

8

INTENSIVO

1 TÉCNICO

1 ENFERMEIRO

14 PROF. ENFERMEIROS

SALA VERMELHA

7

INTENSIVO

1 TÉCNICO

1 ENFERMEIRO

12 PROF. ENFERMEIROS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com