TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dimensionamento De Ponte Rolante

Trabalho Universitário: Dimensionamento De Ponte Rolante. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2013  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – UPE

ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO – POLI

ALUNA: THAISA CÂMARA DE BARROS

TURMA: FD

PROFº.: FRANCISCO LIMA

DISCIPLINA: EQUIPAMENTO DE MANUTENÇÃO E ELEVAÇÃO

Dimensionamento de um Pórtico Rolante

Recife, 13 de Dezembro de 2013.

1. Introdução

Este trabalho pretende projetar uma máquina de elevação e transporte para a movimentação de chapas, tubos e vigas de aço em um estaleiro. As atividades de movimentação e armazenagem de matérias primas interferem de modo significativo na produtividade das empresas do setor metal mecânico, principalmente por se tratar de produtos pesados e de difícil manuseio.

Máquinas de elevação e transporte são as melhores alternativas para a movimentação aérea desses produtos em um ambiente industrial, são usadas para movimentação de cargas à distâncias relativamente curtas em relação à outros tipos de máquinas de transporte, atuam em estabelecimentos ou áreas, departamentos, fábricas e indústrias, em canteiros de obras, em armazéns, etc.

Existem diversos tipos de máquinas de elevação e transporte tais como pontes e pórticos rolantes, guindaste, transportadores de correia, etc. A seleção da máquina adequada depende de fatores como o tipo de material e o local de instalação, como pode será explanado, o pórtico rolante é a alternativa mais viável para este caso específico. Com a implantação do pórtico rolante reduz-se custos de mão de obra, materiais e despesas em gerais, além de melhorar as condições de trabalho dando maior segurança e reduzindo a fadiga dos funcionários. Ainda há um aumento na capacidade produtiva da área e no estoque de matéria prima assim a empresa pode atingir um nível de produtividade que compensará o alto investimento.

Neste trabalho apresentamos a metodologia do projeto de um pórtico rolante e seus componentes.

2. Classificação dos Pórticos Rolantes

É um dos aspectos mais importantes e complexos, que irá prever como o equipamento vai operar, ou seja, a proporção de carga usual de operação em relação à carga máxima, e a frequência de utilização.

2.1 Características Gerais do Pórtico

 Carga: a carga máxima que o pórtico vai levantar é 8

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com