TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeito tampão, ph e pipetagem - aula prática - relatório

Por:   •  30/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8]


INTRODUÇÃO                                                                                        A execução de qualquer tarefa num laboratório de química envolve vários equipamentos que devem ser empregados de modo adequado. Por isso, se faz necessário um conhecimento prévio do material a ser utilizado, a fim de evitar danos a quem manipula e aos equipamentos.

A técnica de pipetagem é realizada com o auxílio de pipetas, instrumentos volumétricos utilizados para a transferência de certos volumes, de modo preciso, sob determinadas temperaturas. Existem basicamente dois tipos de pipetas, as volumétricas ou de transferência e as graduadas.

Solução tampão é uma solução formada por um ácido fraco e sua base conjugada ou por uma base fraca e seu ácido conjugado, estas soluções, são soluções capazes de conservarem seu pH mesmo após a adição de ácidos ou bases, até uma quantidade limite. Estas soluções apresentam a propriedade de armazenar o excesso de ácido e o excesso de base, respectivamente, na forma de um ácido fraco e na forma de sua base conjugada ou na forma de um ácido conjugado e na forma de uma base fraca, isso para ácido e bases fracas, respectivamente. Esta característica das soluções tampão faz com que a concentração de H3Ose mantenham praticamente inalterada, modificando o efeito da adição de ácidos e bases à solução, por este motivo estas soluções são denominadas tampões.

Procedimento 1: técnicas de pipetagem

No segundo procedimento realizamos a prática com o uso dos pipetadores e das pipetas, entendendo como preceder e cuidados durante ao manuseio dos equipamentos.

Material utilizado: Pipeta graduada, pipeta volumétrica, pipetador tipo pêra,pipetaor PI- pump, micropipetador, ponteiras, solução de água com azul de metileno, papel absorvente e tubos de ensaio.

Iniciamos a prática utilizando o pipetador tipo pêra acoplando na pipeta graduada a qual não continha as duas marcações, assim identificamos que todo o líquido da ponta pode ser expulso. Inserimos a pipeta graduada na solução de água com o azul de metileno no sentido vertical e preenchemos toda a pipeta utilizando o botão “S” da pêra que indica subir, e com o botão “E” expulsa o volume desejado.

Em seguida utilizamos o pipetador PI-pump acoplado na pipeta volumétrica, a qual coleta o volume indicado na mesma. Inserimos a pipeta volumétrica na solução de água com azul de metileno, com o polegar giramos o botão no sentido horário para q eu fosse feito o preenchimento da pipeta até o menisco, para a expulsão apertamos o botão superior do pipetador.

Para o uso do micropipetador, giramos o botão de pipetagem para escolher a quantidade de líquido que queremos coletar, acoplamos a ponteira na extremidade do micropipetador, apertamos o botão para preenchimento da ponteira e devagar soltamos até o preenchimento total da quantidade escolhida, para transferência no tubo de ensaio apertamos o botão de expulsão até o final, em seguida apertamos o botão de expulsão de ponteira. Sempre que utilizar o micropipetador deixá-lo no volume máximo pra não desregular.

         

 PROCEDIMENTO 3: ESCALA DE pH E EFEITO TAMPÃO

Material utilizado: Capela de exaustão, pipetador PI-pump, pipetas, béqueres, água destilada, tubos de ensaio, caneta, indicador universal, solução tampão de 3 a 10.

Enumeramos os tubos de ensaios que vão de 3 a 10, da mesma forma enumeramos os béqueres para colocarmos a solução tampão correspondente.

Com uma pipeta graduada inserimos nos tubos de ensaio 9 ml de água destilada, em seguida colocamos 1 ml de solução tampão correspondente em cada tudo de ensaio, em seguida adicionamos 5 gotas de solução universal em cada tubo de ensaio realizando uma homogeneização no líquido resultando uma coloração para cada pH.

pH 3 avermelhado

pH 4 alaranjado escuro

pH 5 alaranjado  claro

pH 6 amarelado

pH 7 verde claro

pH 8 verde forte

pH 9 azul petróleo

pH 10 violeta

[pic 9][pic 10][pic 11]

No passo seguinte selecionamos 4 tubos de ensaio, dois tubos colocaremos água e dois tubos colocaremos tampão.

Nos tubos ímpares (1 e 3) colocamos 10 ml de água, adicionamos 5 gotas de indicador universal.

Nos tubos pares (2 e 4) colocamos 9 ml de água, adicionamos 5 gotas de indicador universal, e 1 ml de solução tampão pH 7.

Adicionamos 1 gota de NaOH no tubo 1, indo para uma variação de pH tipo 10, expiramos por  alguns segundos no tubo e mudou para a escala de pH 8.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com