TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exposição ocupacional

Por:   •  19/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.583 Palavras (7 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução:

 O trabalho visa à discussão da subnotificação dos acidentes de trabalho graves e fatais. A cada instante, trabalhadores sofrem algum tipo de acidente de trabalho e para que medidas cabíveis sejam tomadas precisa-se tomar conhecimento do perfil desses acidentes, como e a frequência com que eles acontecem, quais trabalhadores sofrem acidentes,quais as consequências desses e as intervenções realizadas, dentre outros aspectos condizentes uma realidade situacional dos acidentes de trabalho, principalmente dos considerados graves e fatais.

Esse conhecimento somente é possível a partir da notificação desses acidentes aos sistemas de informações oficializados a nível nacional. Considerando que o sistema de informação da previdência social somente notifica em seu banco de dados os trabalhadores acidentados contribuintes regularmente do INSS em que foi emitida a CAT, a subnotificação dos acidentes de trabalho é constatada pelos casos não registrados referentes às vítimas que não tiveram emissão de CAT mesmo sendo empregadas com carteira de trabalho assinada e as que atuam no mercado informal.

São considerados trabalhadores todos os homens e mulheres que exercem atividade remunerada ou não, seja nos setores formais ou informais da economia, aprendizes e estagiários e aqueles temporária ou definitivamente afastados do mercado de trabalho por doença, aposentadoria ou desemprego.

Tendo o Sistema Único de Saúde os princípios da universalidade e integralidade, intersetorialidade e interdisciplinaridade e partindo da premissa de que todos os trabalhadores acidentados necessitam de atendimento em saúde, seja este através dos serviços de atenção básica, média ou alta complexidade, foi instituída em 2004 a Portaria n° 777/GM pelo Ministério da Saúde regulamentando a notificação compulsória de agravos à saúde do trabalhador incluindo os acidentes de trabalho graves e fatais.

RESENHA DO ARTIGO: AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL A

MATERIAL BIOLÓGICO EM SERVIÇOS DE SAÚDE.

O acidente de trabalho com material biológico é um agravo de notificação compulsória, a lei Orgânica da Saúde regulamenta o SUS e as ações em saúde do trabalhador, através da vigilância epidemiológica e sanitária visam ações á promoção e proteção, recuperação e reabilitação dos trabalhadores.

É caracterizado por acidente de trabalho aquele que acontece no exercício do trabalho e que traz como consequência uma lesão corporal ou perturbação funcional, com perda ou redução da capacidade para o trabalho, de forma permanente ou temporária, ou até mesmo a morte.

A notificação de acidente de trabalho com exposição á material biológico é um dos 11 agravos pelo Ministério da saúde, deve ser feito em ficha própria o (SINAN-NET) em redes sentinelas ou em (CEREST) Centros de referência de saúde do trabalhador.

Segundo MS é classificado risco biológico, exposição aos agentes biológicos, micro-organismos geneticamente modificados ou não, as culturas de células, os parasitas, as toxinas e os príons, a Coordenação Nacional de Saúde do Trabalhador criou um protocolo para os profissionais expostos do qual inclui a notificação compulsória.

Dentre os vários tipos de acidentes, os com perfuro- cortantes são os mais comuns frequentes e consequentemente os mais graves, pois ele expõe ao risco de contrair doenças como HIV, HBV, HCV e outras, o profissional mais esta propício é o profissional de enfermagem, que por falta de informação ou por falta de EPIs acabam sofrendo esse tipo de acidente.

Neste artigo foi observado claramente a negligencia por parte dos profissionais de enfermagem, pois muitas ocasiões não usam os equipamentos de proteção individual, não seguem corretamente as normas de segurança, tornando se vulnerável os acidentes, porém as instituições devem investir em treinamentos e conscientização para diminuir esse índice alto de acidentes material biológicos, ressaltando a importância da notificação de forma correta em tempo ágil para uma intervenção eficaz visando à saúde do trabalhador. Sejam oficializados ao SINAN, todos os acidentes e agravos relacionados à saúde do trabalhador.

RESENHA DO ARTIGO: VIGILANCIA DA SÍFILIS NA GRAVIDEZ

A vigilância epidemiológica juntamente com o SUS visa ações de preventivas e assistência a sífilis congênita, através da notificação compulsória que possibilita a intervenção precoce, porque a transmissão vertical da sífilis se dá na fase intra-uterina apenas o tratamento materno durante a gestação pode impedir os desfechos letais, embora não seja efetivo para todos os casos.

Um dos meios mais usados para identificação da doença é o exame laboratorial o VDRL, que este presente preconizado na assistência do pré- natal, a idade média fica em torno da 19 semanas de gestação, ou seja, no primeiro trimestre da gravidez, para identificação tratamento do dos efeitos da infecção sobre o feto, após o diagnostico primeiramente é feito a notificação compulsória para um controle e contagem dos casos.

Apesar de ser uma doença de fácil diagnostico há um grande índice de puérperas e recén-natos infectados e abortos em grande parte de mulheres que fazem o pré natal, pois a uma demora no sistema de notificação que impede o agir e prevenir o agravo, muitas das mulheres são diagnosticas e não tratadas a tempo, outro fator importante é a falta de preparo profissional que esta a frente dessa gestante, falha em aplicar o pré natal, ausência de diagnostico correto, e também aquela s que não fazem corretamente o acompanhamento de saúde.

O monitoramento da doença durante a gravidez enquanto é possível intervir é fundamental para entrar com estratégias de controle e prevenção, a deficiências nos dados e exames impede a mensuração dos índices dessa doença, o conhecimento, atitudes e práticas dos profissionais de saúde são determinantes para o diagnostico precoce, pois é ele que acompanha a gestante em todas as fases.

RESENHA DO ARTIGO: O SISTEMA DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR E A SUA APLICAÇÃO NA SAÚDE COLETIVA

Nas ultimas décadas vem se usando cada dia mais bancos de dados originados de serviços de saúde, como ferramentas na elaboração de políticas de saúde, planejamento e gestão, as vantagens desses bancos de dados disponibilizam volume de informações em reduzido tempo entre ocorrência do evento e seu registro e sem custos adicionais.

Em nosso país encontra-se o Sistema de Informação Hospitalar do Sistema Único de

Saúde, (SIH-SUS) o único de abrangência nacional, destinado a pagamento das internações de hospitais públicos e privado conveniado ao SUS, com vantagem de fornecer informações diagnósticas, demográficas, geográficas, e possibilitando conhecimento no campo de saúde coletiva. Utiliza para isso o (datasus. gov.br), sobretudo seu emprego esta associado a repasse de recurso, porém utiliza se para obtenção de dados de vários âmbitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com