TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCMSO - programa de controle médico de saúde ocupacional

Seminário: PCMSO - programa de controle médico de saúde ocupacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Seminário  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 3

PPP – PERFIL PROFISIOGRÁFICO PREVIDÊNCIARIO

Apresentar, em um só documento, o resumo de todas as informações relativas à fiscalização do gerenciamento de riscos e existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho, além de ser o documento que orienta o processo de reconhecimento de aposentadoria especial.

PCMSO - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

É um programa médico que deve ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho. Entende-se por “diagnóstico precoce”, segundo conceito adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a detecção de distúrbios dos mecanismos compensatórios e homeostáticos, enquanto ainda permanecem reversíveis as alterações bioquímicas, morfológicas e funcionais.

PCMAT - PROGRAMA DE CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

Garantir, por ações preventivas, a integridade física e a saúde do trabalhador da construção, funcionários terceirizados, fornecedores, contratantes, visitantes, etc. Enfim, as pessoas que atuam direta ou indiretamente na realização de uma obra ou serviço.

Estabelecer um sistema de gestão em Segurança do Trabalho nos serviços relacionados à construção, através da definição de atribuições e responsabilidades à equipe que irá administrar a obra.

APR – ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO

Identificar e reportar todos os riscos envolvidos e implementar medidas de controle visando a execução da tarefa de forma segura.

FISPQ – FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

É levar informações essenciais sobre os riscos de um produto químico a seus usuários

CAT – COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO

A CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) é apenas uma comunicação do acidente ocorrido ou da doença profissional a que o trabalhador está acometido, mas é de grande importância a sua emissão e o trabalhador não deve abrir mão dela.

É dirigida ao INSS e deve ser preenchida em formulário próprio, que pode ser encontrado no site da Previdência Social (www.inss.gov.br). Clique em “Serviços” e depois em “Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT” e ali explica inclusive o preenchimento.

PPRA – PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

Podemos destacar a avaliação e o controle dos riscos ambientais evidenciados nos locais de trabalho. Podemos mencionar três fatores fundamentais para a prevenção coletiva dos locais de trabalho:

1º) Reconhecimento – Reconhecer os agentes ambientais que possam afetar a saúde dos trabalhadores, distinguindo os produtos envolvidos no processo, os métodos de trabalho, layout das instalações, número de trabalhadores expostos e demais atividades laborais.

2º) Avaliação – Nesta etapa realiza-se a avaliação qualitativa e quantitativa dos agentes ambientais existentes nos referidos postos de trabalho.

3º) Controle – Após as fases anteriores, esta tem o papel de sugerir e adotar medidas que visem a supressão ou minimização do risco presente no ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com