TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPEVA ENFERMAGEM

Por:   •  31/5/2019  •  Seminário  •  2.230 Palavras (9 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPEVA

ENFERMAGEM

ANA MARIA LEITE DA SILVA

INGRYD IELAHIAH WINKLER JUNYENT

KEILA MAGARIS PIRES

ENFRENTANDO GIGANTES

Itapeva

2019

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPEVA

ENFERMAGEM

ANA MARIA LEITE DA SILVA

INGRYD IELAHIAH WINKLER JUNYENT

KEILA MAGARIS PIRES

ENFRENTANDO GIGANTES

Trabalho de Produção textual apresentado á

Faculdade Anhanguera de Itapeva, como

Requisito parcial para a obtenção de media bimestral as disciplina de Empreendedorismo; Ética, Politica e Sociedade; Homem, Cultura e Sociedade; Saúde Coletiva; Seminário Interdisciplinar I.

Orientador: Profª: Indiara Beltrame Brancher; Profº: José Adir Lins Machado;Profº:Márcio Gutuxo Saviani;Profª: Renata Cristina Góes; Profª: Dayane Freire Romagnolo

Itapeva

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................

2DESENVOLVIMENTO......................................................................

2.1 EMPRENDEDORISMO................................................................

2.2 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE...................................................................................

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E  SOCIEDADE...............................................

2.41 SAÚDE COLETIVA......................................................................

3.CONCUSÃO.......................................................................................................

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 EMPREENDEDORISMO

  Problema: Gestão de Estoque Hospitalar

A Gestão de Materiais em ambientes hospitalares e na saúde vem revelando-se muito eficaz nas empresas e saúde privada. Sua aplicação é percebida especialmente nas instituições privadas e dificilmente verificada nas Empresas Públicas. Há um benefício quase reservado aos processos de compra, pela administração pública, o que afeta, de certa forma, tanto a verificação de estoque e do próprio material, quanto à qualidade do mesmo. Verificamos uma constante discussão entre o binômio profissional versus administração, para a melhoria desta gestão e, por conseguinte, qualidade para que o produto final, ou seja, o usuário seja beneficiado. A aplicação de certos recursos da Administração de Materiais, usadas na rede privada, poderá favorecer de acordo com a resolutividade, senão ajudar a Gestão Pública a fornecer um serviço sem responsabilidade da qualidade ao usuário do sistema.

A nova administração de materiais oferece atualmente uma gama de ferramentas para o Controle de Materiais, que ao serem corretamente utilizadas, permitem ao usuário uma diminuição dos custos envolvidos. As condições econômicas presentes praticamente levam empresas e gestores a reduzirem suas aplicações em estoques para poderem fazer frente ao grau de concorrência que as transações exigem.

Ao tratarmos essa situação na organização privada, fica claro que a Controle de Materiais ajuda de forma decisiva para o êxito financeiro. Mas e quando esses recursos devem ser usados em ambientes públicos, em que a aplicação de ferramentas típicas das instituições privadas sempre constata importantes resistências?

E se esse ambiente estiver associado à saúde pública? O caso de não existir a mesma competição da entidade privada irá diminuir a carência de controle?

Gerenciar materiais em ambientes hospitalares, especialmente os mantidos com verbas públicas, constituem aos administradores um desafio permanente, pois as necessidades colocadas pelas políticas públicas de saúde, as necessidades da população mais carente, as formas legais de adquirir os medicamentos e materiais necessários, bem como as exigências dos profissionais de saúde, devem se constituir no principal encaminhamento dos recursos de administração de materiais.

Essas características, em substituição a concorrência do mercado, podem ser fundamentais para a utilização de ferramentas de Administração de Materiais, capazes, pelo seu uso comprovado nas instituições privadas, de operacionalizar os órgãos públicos de procedimentos de controle eficientes?

A utilização destes recursos de alguma forma burocratiza em excesso a gestão de materiais nestes ambientes de forma a atrapalhar o atendimento as necessidades básicas dos usuários? Uma avaliação dessas áreas, levantando as ferramentas recentemente utilizadas pelos administradores públicos e uma comparação com as excelentes práticas da gestão privada, sempre sob a ponto de vista do profissional de saúde - que depende destes elementos para uma melhor assistência à população - é o que se requer com este trabalho.  

A ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

A Administração de Materiais, “Tem o objetivo de conciliar os interesses entre as necessidades de suprimentos e a otimização dos recursos financeiros e operacionais das empresas”. (GONÇALVES, 2009, P.2).

Para Barbieri e Machline (2009), “pode ser entendida como uma área especializada da administração geral de uma organização”, apresentando então a necessidade de ser integrada a todo o processo gerencial de uma instituição, participando de todos os momentos de planejamento empresarial.

Quanto todo o sistema de gerenciamento, ela é ampla e inclui uma série de fases, e essas modelos de abordagem são constantemente classificadas nas organizações em três principais grupos, a saber: Administração de Compras, Administração de Estoques e Administração dos Centros de Distribuição.

2.2 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

SOCIAL-DEMOCRACIA

       A social democracia é uma variação do socialismo, surgida dentro do movimento operário ainda no século XIX. Hoje em dia, após mais de um século de evolução, essa corrente diverge do socialismo marxista, que busca substituir o sistema econômico capitalista (no qual os meios de produção estão nas mãos de indivíduos) pelo sistema econômico socialista (no qual os meios de produção são coletivizados). A social democracia aceita o capitalismo, mas busca mitigar os efeitos desse sistema considerados adversos, por meio da política. Para isso, utiliza-se de intervenções econômicas e sociais e promove reformas parciais do sistema ao invés de substitui-lo por inteiro. A social democracia é um pensamento político de centro-esquerda e seus principais valores são a igualdade e a liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com