TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores de Riscos em adolescentes gestantes

Por:   •  9/1/2016  •  Artigo  •  5.147 Palavras (21 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 21

FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS - FIP

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

INGRIDDY ANY AMORIM PEREIRA

FATORES DE RISCOS EM GESTANTES ADOLESCENTES

PATOS-PB

2015


INGRIDDY ANY AMORIM PEREIRA

FATORES DE RISCOS EM GESTANTES ADOLESCENTES

Projeto de Pesquisa de Conclusão de Curso Bacharelado em Enfermagem das Faculdades Integradas de Patos – FIP, enviado para Plataforma Brasil, para avaliação de Posicionamento Ético.

Orientadora: Profª. Esp. Kilmara Melo de Oliveira Sousa

PATOS-PB

2015


SUMÁRIO[pic 1]

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 Objetivos        5

1.1.1 Objetivo Geral        5

1.1.2 Objetivos Específicos        5

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

2.1 Características gerais da gestação         6

2.2 A gravidez na adolescência        7

2.3 Assistência de enfermagem adolescentes no pré-natal        10

3 METODOLOGIA        12

3.1 Tipo e local de estudo        12

3.2 População e amostra        12

3.3 Instrumento de coleta de dados        12

3.4 Procedimentos de coleta de dados        12

3.5 Análise dos dados        13

3.6 Procedimento ético        13

3.7 Resultados esperados        13

4 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        14

5 ORÇAMENTO        15

6 REFERÊNCIAS        16

APÊNDICES        

APÊNDICE A – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

APÊNDICE B- QUESTIONÁRIO

APÊNDICE C – SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA PESQUISA

APÊNDICE D – TERMO DE COMPROMISSO DO PESQUISADOR


1 INTRODUÇÃO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) o conceito adolescência é uma etapa da vida entre 10 aos 19 anos, e o Estatuto da Criança e Adolescência (ECA) define o período adolescente a faixa etária de 12 a 18 anos. Caracterizada por uma transição entre a fase de criança e a adulta, sendo um período de transformação profunda no corpo, na mente e na forma de relacionamento social do indivíduo.

O período da adolescência é formado por uma fase de vida, caracterizado entre a infância e a vida adulta, que possui peculiaridades específicas.  Neste período, o adolescente passa por momentos diversos de conflitos, em seu cotidiano frente há inúmeras tarefas de contexto sócias e familiares. Dentre a separação progressiva dos pais, aspectos de desenvolvimento de sua própria identidade, e a física uma transição ocorrendo o luto do corpo infantil (PATIAS et al., 2013).

A fase dos adolescentes é marcada de um espírito de contradição, devido ser dependentes dos pais e cobrados a responsabilidade perante a família de forma extremamente exigentes e muitas vezes controladoras, levam a manifestar com ações repletas de revoltas, atitudes acentuada e opostas aos pais. Esses fatores de dificuldades de relacionamento podem ocorrer a gestação precoce, seja por afronta aos pais, baixa autoestima ou falta de perspectivas de futuro. Para os adolescentes torna-se uma oportunidade de demostrar a sua autoafirmação na mudança do seu comportamento de maneira errônea (ENCARNAÇÃO et al., 2013).

A gravidez na adolescência em meados da década 1970, analisando a base de dados, observa mudanças com avanços significativas no panorama da fecundidade no Brasil, uma importante tendência reducional da taxa de fecundidade entre as gestantes adultas e um crescente aumento entre as adolescentes. De acordo os indicadores de pesquisas do Ministério da Saúde, 22% das parturientes no Brasil, em 2003, foram adolescentes, representados por 28 mil de aproximadamente 668 mil partos ocorridos neste ano em todo o país, destacando o inicio precoce com idade das mulheres que variou entre 10 e 14 anos (AMORIM et al., 2009).

A gestante adolescente é uma condição fisiológica onde o organismo da mulher sofre diversas alterações em seu próprio corpo, uma transformação profunda de mente, física, e social, uma fase que perdura sobre as modificações fisiológicas, o qual o seu corpo serão desenvolvido de maneira a desempenhar um papel de sustentar o feto para momento do nascimento. Tornando uma situação de risco uma gestação na adolescência, que iniciam uma família precocemente (GOMES; RAMOS, 2013).

Durante o período da graduação nas aulas teóricas, práticas, com estágios de saúde da mulher nas ESF no município de Patos-PB, foi possível observar a problemática das adolescentes gestantes em aderir às consultas regulares no pré-natal, demostrando as dificuldades de acompanhamento gestacional. Diante disso  surgiu o seguinte questionamento: Quais os  fatores de risco em gestantes adolescentes?

O desenvolvimento desse presente estudo será importante, pois conduzirá enriquecendo de maneiras diversas, em conhecimentos sobre os fatores de risco na gravidez das adolescentes, assim como o repasse de informações, quanto às formas preventivas de complicações gestacionais, servirá também como base de subsídios para outras pesquisas. Será ressaltados a grande importância da realização da consulta da enfermagem e acompanhamento, buscando ações de promoção  para prevenir inúmeras patologias, como também implementação sobre adequados meios de vida saudáveis, informações importantes para sua condição real, tendo melhora na assistência de saúde forma ampla.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (205.1 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com