TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adolescentes Gestantes

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.505 Palavras (15 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1. TEMA DO TRABALHO 4

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA 5

3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 6

4. HIPÓTESE 7

5. JUSTIFICATIVA 8

6. OBJETIVOS 10

6.1 Objetivo Geral 10

6.2 Objetivo Específicos 10

7. ADOLESCÊNCIA 11

8. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: ESCOLHA OU FALTA DE ORIENTAÇÃO 12

9. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ADOLESCENTES 14

10. MEDIDAS SÓCIO EDUCATIVAS 17

11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21

1. TEMA DO TRABALHO

A escolha do tema “Gravidez na Adolescência: A trajetória das adolescentes gestantes em cumprimento de medida socioeducativa” se deu através de estudos teóricos, revistas e vídeos. Consideramos ser um tema muito relevante devido ausência de estudos sobre a situação das adolescentes-mães em cumprimento de medidas socioeducativas, isso nos desafiou a conhecer de perto as etapas desse trabalho.

Destacamos que as políticas de medidas sócio-educativas se dão através de um acontecimento delituoso onde o principal ator é o adolescente, tais medidas e os respectivos programas de execução têm duração e lugar limitados, não se estendendo para todo adolescente e nem por toda a fase da adolescência.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O tema desse trabalho é voltado para a adolescente grávida que cumpre medidas no Centro de Internação Provisória, com foco no acolhimento e ressocialização dessas adolescentes e seus bebês.

Observamos que mesmo com todos os direitos garantidos dentro da instituição onde elas ficam as adolescentes e os bebês ainda passam por momentos delicados, já que o período é bem fragilizado e durante uma gestação o psicológico fica bastante sensível, necessitando de cuidados e acompanhamentos especiais.

Com isso o tema delimitado é Gravidez na adolescência: A Trajetória das Adolescentes Gestantes em Cumprimento de Medida Socioeducativa em Belo Horizonte.

Entendemos que nosso estudo mais aprofundado no que diz respeito á essas adolescentes e o processo de cumprir medidas internadas, será de grande importância para o nosso conhecimento e aprendizado, trazendo-nos um amadurecimento no que se refere ao acompanhamento dessas adolescentes e seus filhos.

3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Como é feito o processo de acolhimento e ressocialização da adolescente gestacional em cumprimento de medidas socioeducativas em meio fechado, no Centro de Internação Provisória?

4. HIPÓTESE

Observamos a necessidade da adolescente gestante em cumprimento de medidas socioeducativas, ter um acompanhamento de profissionais do sistema de apoio, para enfrentamento do momento de transição e mudanças.

5. JUSTIFICATIVA

A gravidez na adolescência por si só já é um fenômeno social bem complexo (envolvendo as mudanças biológicas e psicológicas tanto da puberdade quanto da gestação) e que acarreta consequências não apenas para estas mães e seus filhos mas para toda a sociedade na qual estão inseridos. Apesar de muito presente na atualidade não é um fenômeno recente e tampouco exclusivo de um país, nação ou grupo étnico-cultural preciso. Porém, o impacto da gravidez na adolescência varia de acordo com o contexto econômico e cultural em que vivem os envolvidos (os pais adolescentes, a criança e os parentes com quem estes futuros pais vivem).

Adolescência segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) compreende a faixa etária entre 10 e 19 anos. Todavia, muitos estudiosos afirmam que a adolescência não pode ser considerada um período hegemônico pois nela podem ser identificadas diferentes etapas. É importante diferenciar puberdade (um processo físico, marcado por mudanças bioquímicas, anatômicas e fisiológicas pelo qual todos adolescentes passam) das mudanças na forma de pensar, de analisar o mundo a sua volta, e o caráter social que serão adquiridos por experiência própria de cada indivíduo. Neste trabalho utilizaremos a delimitação legal do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que considera adolescente a pessoa entre 12 e 18 anos.

Assim como a adolescência de uma garota que se dedica apenas aos estudos é vivida de forma diferente de outra que trabalha e estuda ou até mesmo a daquela que interrompe os estudos, a gravidez durante esta fase da vida também será uma experiência única influenciada por fatores como a renda, o nível de instrução, a religião, as tradições da família, o meio do qual fazem parte e claro, o contexto histórico em que se vive. Ou seja, existem vários tipos de adolescências e de gravidez na adolescência.

Obviamente garotas de um mesmo meio, com renda familiar próximas ou idênticas viverão a situação de forma semelhante, porém, ainda assim é possível, dentro de uma mesma classe social separar vários subgrupos nos quais os casos são influenciados por um fator em comum.

Escolhemos o tema “Gravidez na adolescência: A Trajetória das Adolescentes Gestantes em Cumprimento de Medida Socioeducativa em Belo Horizonte” no intuito investigar como se dá o acolhimento, a ressocialização destas adolescentes e seus bebês em meio fechado e o impacto não só da situação em si, mas também das ações institucionais sobre ambos.

Acreditamos que o aprofundamento acerca do acolhimento, ressocialização, acompanhamento do pré-natal, vinculação para o parto das adolescentes gestantes, além de gerar informações importantes a respeito do fenômeno também torna possível a formulação de novos caminhos, maneiras de agir, visando uma maior garantia de direitos.

6. OBJETIVOS

Conhecer de forma clara a vivência das adolescentes gestantes, em cumprimento de medidas socioeducativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com