TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes Naturais e Artificiais de Radiaçao

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  2.618 Visualizações

Página 1 de 4

FONTES NATURAIS E ARTIFICIAIS DE RADIAÇÃO

Nome:

Módulo: 3º

Disciplina: Medicina Nuclear

Professora:

1. INTRODUÇÃO

1.1 História da Radioatividade

Em novembro de 1895, enquanto estudava a condutividade dos gases, o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, descobriu o que conhecemos hoje como Raios-X. Realizando experimentos em uma sala escura de seu laboratório, ele descobriu que o bário (substância que ele estava estudando) emitia uma fluorescência, quando absorvia luz de uma determinada fonte. Por não saber a origem dos raios, denominou-os Raios-X. Em reconhecimento por sua descoberta, Roentgen foi laureado com Premio Nobel da Física em 1901.

Esta descoberta chamou a atenção de Antoine Henry Becquerel e seus colegas de laboratório, o casal, Marie e Pierre Curie, levando-os a descobrirem que o urânio emitia radiação, após guardarem uma espécie de filme fotográfico juntamente com um tipo de sal, que continha urânio. Becquerel também recebeu o prêmio Nobel, em 1903.

Anos mais tarde, em 1898, após pesquisas constantes, Marie Curie descobre um elemento, aproximadamente, 400 vezes mais radioativo que o Urânio, o Polônio, que recebe este nome em homenagem ao seu país de nascimento. E logo depois o casal descobre o elemento Rádio, que é milhares de vezes mais radioativo que o Urânio. Marie também mostrou que a intensidade da radiação é diretamente proporcional à quantidade de Urânio na amostra, provando que a radioatividade era um fenômeno atômico.

1.2 Raios Alfa, Beta e Gama

As pesquisas e estudos sobre a radioatividade prosseguiram e no final do século XIX houve a comprovação da existência de três tipos de radiações, emitidas por átomos de núcleos instáveis, que foram denominadas como raios, partículas ou radiações, alfa, beta e gama.

Raios α: possuem carga positiva 2+ e são altamente energéticos. São constituídos por 2 prótons e 2 nêutrons. Possuem baixa penetrabilidade, porém, massa e carga elétrica relativamente maior que as demais.

Raios β: possuem carga, geralmente, negativa e são mais penetrantes. São altamente energéticos, porém, inferior às radiações alfa. Dificilmente, isola-se a radiação beta (com madeira é possível).

Raios γ: Diferentemente das partículas alfa e beta, os raios gama são neutros, não possuem carga elétrica. São ondas eletromagnéticas semelhantes à luz e também são emitidos para a estabilização do núcleo. Eles são altamente penetrantes (mais que a radiação alfa e beta) sendo capazes de atravessar inclusive o corpo humano. Esta particularidade torna difícil sua manipulação, uma vez que esta radiação é nociva para a as células humanas.

2. RADIAÇÃO

O que chamamos Radiação nada mais é do que um processo de transferência e/ou propagação de energia, a partir de uma fonte emissora, de um ponto para outro, seja através do espaço ou não. A radiação se apresenta de várias formas, pode ser de fonte natural ou gerada artificialmente, a quantidade de energia também é variável.

De um modo geral as radiações são classificadas como ionizantes e não-ionizantes, sendo as ionizantes ondas eletromagnéticas que possuem energia suficiente para desprender um elétron de um átomo, o que certamente, altera a estrutura do mesmo, como por exemplo radiações alfa, beta e gama; e as não-ionizantes são as radiações que possuem uma energia menor do que as ionizantes e que estão mais presentes em nosso dia-a-dia do que podemos imaginar, por exemplo o micro-ondas, o rádio e a televisão. O calor e luz, são geralmente, exemplos de radiação não-ionizante.

2.1 Radiação Natural

Também chamada de radiação espontânea, a radiação natural é aquela proveniente dos elementos naturalmente radioativos que emitem as radiações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com