TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Materiais Pétreos Naturais e Artificiais

Por:   •  14/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 4

Seminário 1:

Tema: Materiais Pétreos naturais e Artificiais. Matérias-primas. Propriedades. Formas de fabricação. Classificação e características.

Objetivos:

  1. Descrevi os modos de obtenção das pedras naturais utilizadas em Angola, estabelecendo as propriedades más importantes.
  2. Reconhecer os produtos elaborados com estes materiais na construção, suas características, ensaios e propriedades mais importantes.
  3. Descrever os modos de obtenção dos produtos cerâmicos e do vidro, estabelecendo as propriedades mais importantes de ambos.

Tema I Materiais pétreos naturais encontrados em Angola. Géneses e processo de formação. Principais formações rochosas utilizadas em Angola. Formas de obtenção. Exploração e benefício. Principais jazidas de pedras naturais que abastecem a construção em Luanda.

Tema II. Qualidade, custo e caraterística dos materiais pétreos extraídos e exportados em Angola antes e depois da revolução. Comparação com materiais similares de importação. Áreas de comercialização formais e informais de agregados nacionais. Caraterísticas do mercado, desde a extração até a utilização em obra.

Tema III. Normas angolanas que regulam o comércio dos agregados para a construção civil. Comparação com as normas internacionais e aplicação por parte das empresas radicadas em Luanda.

Tema IV Materiais pétreos artificiais. Produtos cerâmicos. Matérias-primas, processo de obtenção, classificação, propriedades. Materiais cerâmicos refratários. Empresas que fabricam produtos cerâmicos em Angola. Formas de obtenção da matéria-prima, descrição dos processos de fabrico empregados, tipos de materiais comercializados. Normas e exigências para os produtos.

Tema V. Vidro. Fabricação. Classificação, propriedades e ensaios, Normas nacionais e internacionais que caraterizam os vidros utilizados na construção. Reação interna entre os materiais componentes dos vidros e sua implicação com o produto final. Afinado e homogeneização. Fundentes utilizados no mercado e dissolução dos gases e influência da temperatura na fabricação.

Tema VI. Empresas que fabricam vidros em Luanda. Formas de obtenção da matéria-prima, descrição dos processos de fabrico empregados tipos de materiais comercializados. Área e formas de aplicação dos materiais pétreos artificiais. Locais de Luanda donde tenham sido aplicados os materiais fabricados em Angola e possíbeis zonas de exportação no período colonial e pós independência.

Seminário 2:

 Tema: Materiais Ligantes

Objetivos:

  1. Reconhecer os produtos elaborados com os diferentes tipos de ligantes assim como as suas características, propriedades, aplicações e ensaios mais importantes

Tema. Materiais ligantes. Tipos de ligantes utilizados em Angola. Empresas produtoras. Qualidade dos materiais utilizados para a obtenção de ligantes em Angola.

Jazidas de exploração.

Propriedades mecânicas dos ligantes. Produtos elaborados com o ligante em estudo e a sua utilização.

 Por equipa:

Equipa 1. Ligantes hidráulicos.

Equipa 2. Ligantes aéreos.

Equipa 3. Ligantes hidrófobos. (Resinas)

Equipa 4. Ligantes hidrófobos (Asfaltos)

Equipa 5. Ligantes hidrófobos (Alcatrão)

Equipa 6. Ligantes especiais e novas tendências em ligantes

Seminário 3:

Tema: A corrosão no betão.

Objetivos:

  • Descrever o fenómeno da corrosão no betão e nas armaduras que se encontram no seu interior.
  • Interpretar como influem as propriedades dos materiais componentes do betão na sensibilidade do mesmo a corrosão.
  • Identificar as causas que provocam la corrosão.
  • Reconhecer os aspectos a ter em conta durante as diferentes etapas do processo de betonagem, desde sua elaboração até sua aplicação em obra, e como influem estes na sua resistência a corrosão.
  • Descrever as formas de proteção ante o fenómeno da corrosão em dependência da causa que o propicia.
  • Avaliar o comportamento dos metais ferrosos (aços) e não ferrosos

Temas por equipa.

Tema 1.

Conceito de corrosão. Factores climáticos que fazem importante seu estudo.

O cimento Portland e a influência de suas propriedades na corrosão do betão. Análises de suas propriedades físico químicas e mecânicas segundo as normas. Especificações de Qualidade. Agregados utilizados na elaboração do betão e sua influência na corrosão do mesmo. Análises de suas propriedades físico químicas e mecânicas segundo as normas. Especificações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com