TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde

Por:   •  20/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 3
  1. INTRODUÇÃO

Ao observar muitos parturientes morrerem de cirurgias e partos, o médico Ignaz Philipps Semmelwes institui o procedimento obrigatório de lavagens das mãos com agua clorada entre cada atendimento prestado a pacientes da clínica obstétrica, mesmo com pouco conhecimento sobre a existência de microrganismos naquela época, após a aplicação daquele método reduziu-se drasticamente os índices de infecção pós- parto, mas  mesmo diante de ótimos resultados não foi compreendida e tampouco aceita pelos profissionais de sua época. Depois de comprovada e defendidas por cientistas, os profissionais de saúde continuam a não utilizar a técnica de assepsia.

Infecções relacionadas a assistência à saúde afetam milhares de doentes em todo o mundo. Como resultado indesejado da busca por cuidados, estas infecções levam a doenças mais graves. A higienização das mãos é uma ação muito importante pois remove toda sujidade e   age no controle e disseminação de infecções e a sua utilização pode reduzir a população microbiana presente nas mãos e na maioria das vezes, interromper a cadeia de transmissão de doenças.

A aplicação de produtos antissépticos, como o álcool que pode reduzir ainda mais os riscos de transmissão por intensificar a redução microbiana ou por favorecer um aumento na frequência de higienização das mãos. O álcool á 70% tem excelente atividade sobre bactérias gram-positivas e gram-negativas, fungos e vírus, os Iodo foros atuando por oxidação e substituição por iodo livre entre outros.

A lavagem das mãos é uma conduta de baixo custo e deve ser utilizada por todos profissionais de saúde. É necessária uma orientação eficaz sobre as medidas de controle da disseminação de infecções, embora a técnica de higienização das mãos seja considerada a medida mais importante para prevenir e controlar infecções, garantir o seu aperfeiçoamento é uma tarefa complexa e difícil.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Para a realização do experimento foram higienizadas as mãos de um indivíduo que posteriormente foi inoculado com o contato direto no corrimão de um córrego de esgoto, a fim de obter informações sobre quais bactérias existentes naquele local.

Foram inoculadas por contato direto as mãos no meio de cultura Cromoclin US por 24 horas á 36°C, após o período de incubação foi realizado uma análise macroscópica das colônias. Após o crescimento das mesmas foi retirada amostras das quais foram realizadas Coloração de Gram e a analise microscopia onde foi identificado a presença de Estafilococos, bacilos Gram negativos e Escherichia Coli.

  1. RESULTADOS

Na análise macroscópica do material de cultura onde havia sido inoculada a mão suja surgirão inúmeras colônias brancas, algumas colônias azuis e uma colônia avermelhada. Com a higienização das mãos desenvolveram poucas colônias sendo uma azulada e algumas esbranquiçadas.

Na análise microscópica as colônias brancas demonstram a presença de Estafilococos sp , as colônias azuis são Bacilos Gram negativos sendo indicativo de Klebsiella, Enterobacter e  Serratia , as colônias avermelhadas são indicativos de Escherichia Coli.

  1. CONCLUSÃO

Portanto é notório que a aplicação de álcool á 70% não foi eficaz nessa situação por constatar em material analisado uma colônia branca e algumas colônias azuis indicativas de Estafilococos sp e Klebsiella respectivamente.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com