TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição atividade na enfermaria

Por:   •  11/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

Mateus de Almeida Irias  RA 6814003889

Nutrição Aplicada a Enfermagem

Taubaté

2014



Mateus de Almeida Irias  RA 6814003889

Nutrição Aplicada a Enfermagem

Atividade de autodesenvolvimento apresentada, como exigência da disciplina de Nutrição aplicada a enfermagem para a obtenção da aprovação da disciplina, na Faculdade Anhanguera de Taubaté.

Taubaté

2014


Introdução

        

Sendo um fenômeno inerente ao processo da vida, o envelhecimento advém de um determinado programa de crescimento e maturação em várias dimensões, variando de indivíduo para indivíduo. Essas diferenças são, em parte, geneticamente determinadas, mas também são influenciadas pelo estilo de vida, pelas características do meio ambiente e pelo estado nutricional.

Alguns fatores fisiológicos resultantes podem afetar os padrões alimentares. A secreção de sucos gástricos mostra-se reduzida, a motilidade do trato gastrointestinal está menor. interferem no apetite, consumo e absorção dos alimentos, tornando difícil a manutenção de um bom estado nutricional, junto com tais mudanças biológicas, costuma haver maior preocupação com as funções do organismo, aumento do estresse social, perdas pessoais e redução de oportunidades sociais para a manutenção da autoestima. Esta situação está reconhecidamente relacionada a aumento dos riscos de mortalidade, susceptibilidade a infeções, redução da qualidade de vida, doenças crônico-degenerativas, tais como as cardiovasculares, osteoporose, diabetes mellitus e doenças pulmonares crônicas; bem como o uso prolongado de medicamentos, que muitas vezes podem interagir com os nutrientes.

Nos últimos anos, a Avaliação Nutricional Subjetiva Global (ANSG) vem ganhando adeptos, na medida em que favorece a avaliação dos riscos nutricionais em pacientes hospitalizados através de uma abordagem ampla e não invasiva5. A ANSG consiste unicamente na prática de exame físico, onde são avaliados principalmente, perda de peso, tecido adiposo e muscular, alterações da ingestão dietética e da capacidade funcional, presença de sintomas gastrointestinais e o grau de estresse segundo o diagnóstico. Pode ser de baixo custo e realizada por um profissional qualificado.


Desenvolvimento

        

A avaliação nutricional é um processo sistemático, sendo o primeiro passo da assistência nutricional, tendo como objetivo obter informações adequadas, a fim de identificar problemas ligados à nutrição, sendo constituída de coleta, verificação e interpretação  de dados para tomada de decisões referentes à natureza e à causa  de problemas relacionados à nutrição.

Sendo assim, apos realizada a internação e tendo a conversa com o paciente e analisando as problemáticas por ele descritas, conclui-se que este paciente possui deficiência de proteínas, vitamina A e ferro.

Levando em conta que nosso paciente é um individuo idoso e podendo ser avaliado como paciente com desnutrição, a melhor escolha de avaliação nutricional é a  mini avaliação nutricional (MAN) foi desenvolvida especificamente para a avaliação do estrado nutricional do indivíduo idoso. Seu objetivo principal é de identificar risco nutricional e desnutrição em estado inicial, levando em conta aspectos físicos, dietéticos e mentais, que afetam diretamente este estado nutricional do idoso. Feita a triagem como paciente e, neste caso o paciente sendo avaliado como desnutrido, deve-se então procurar qual uma melhor forma para que este paciente recupere o estado nutricional normal, aplicando uma dieta nutricional e monitora-lo para alcançar um resultado positivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com