TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ASSISTENTE SOCIAL FRENTE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

O ASSISTENTE SOCIAL FRENTE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA.

[pic 3]

PIRIPIRI-PI

2015

AURENIVIA TEIXEIRA DA SILVA

O ASSISTENTE SOCIAL FRENTE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA.

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, 4º e 5º período para as disciplinas; Instrumentalidade em Serviço Social; Movimentos Sociais; Políticas Setoriais Contemporâneas; Pesquisa Social e Oficina de Formação.

[pic 4]

PIRIPIRI-PI

2015

SÚMARIO

1.   INTRODUÇÃO

1.1 Tema

1.2 Problema.

1.3 Hipótese

1.4 Objetivo Geral

1.5 Objetivos Específicos

1.6 Justificativa

2.   METODOLOGIA

3.   RECURSOS

4.   CRONOGRAMA

      REFERÊNCIAS

  1. INTRODUÇÃO

               A violência domestica é constantemente debatida, o que nos faz refletir sobre a convivência familiar que é apresentada como uma instituição sagrada e protegida pela privacidade e o primeiro referencial para desenvolvimento da criança. Na maioria das vezes a criança não relata o que se passa com ela após sofrer qualquer tipo de violência porque teme romper o silêncio, por saber que tal decisão pode causar a ruptura da família, o que desestabilizaria ainda mais o potencial dessa criança. (FERRARI; VECINA, 2002).

               Vale ressaltar que, muito desses maus tratos ocorre dentro de casa ou por pessoas conhecidas da criança ou tem uma relação de cuidado, proteção ou responsabilidade, mascarando os a situação, se os pais não perceberem algo de diferente em seu comportamento, pois a criança fica com medo de algo acontecer e acaba escondendo seus maus tratos. 

               Porem muito desses maus tratos, contra as crianças estão sempre ligada a fatores sociais como o desemprego, alcoolismo, drogas, exploração sexual, etc. (DESLANDES, 1994).

       1.1 Tema

O assistente social frente à violência contra a criança.

  1. Problema

             O tipo de violência mais frequente é a violência domestica, onde as crianças  estão mais sujeitas a sofres esta violação. A vivência diária do profissional de saúde está cheia de situações em que constata essa forma de violência, já que a pobreza tem alcançado índices alarmantes. Essa situação de pobreza acarreta diversos agravos à saúde decorrente da carência de suporte social direcionado a essas famílias.

            Diante de quadro tão complexo, o assistente social muitas vezes se sente perturbado e sem apoio para intervir frente aos casos mais complicados. Nesse sentido, é imprescindível a criação de políticas e novas estratégias que respondam a essas questões, e apontem soluções para quem atua na diária dos serviços. A proposta de prevenção e assistência procede dessa necessidade, focalizando especificamente a violência doméstica. O foco na violência intrafamiliar se deve a sua magnitude e relevância, como se verá a seguir.

                 Saber também os desafios do cotidiano, como a instituição reconhece o Serviço Social e também de promover estratégias e projetos que possam colaborar como um todo para a instituição, usuários e funcionários. Com base no exposto surge então a seguinte questão norteadora: Como o Assistente Social irá intervim na violência domestica contra as crianças?

  1. Hipótese

             São muitos os desafios que o profissional de Serviço Social enfrenta no combate à violência doméstica. Os serviços disponíveis onde se inserem estes profissionais, tanto nas áreas da saúde, da segurança pública e da assistência social não conseguem atender às mulheres de forma integral e articulada.

            Serviço Social atua no combate à violência doméstica inserida nas instituições que prestam atendimento à criança vítima de violência, a profissão tem sido reconhecida, estimada e requisitada, merecendo a confiança das outras profissões e entidades diversas, conquistando espaço e demarcando a identidade da assistência social.

      1.4 Objetivo geral

                 Analisar a conduta profissional Assistente Social frente à violência doméstica sofrida pelas crianças. E tem como pretensão, discutir os fatores que gera essa violência e os danos que tais violações provocam.

  1. Objetivos Específicos

  • Identificar na literatura qual o perfil que caracteriza uma criança vitima de violência domestica;
  • Analisar a intervenção do Serviço Social no atendimento as famílias, na perspectiva das Políticas Públicas;
  • Verificar quais estratégias o Ministério da Saúde promove para diminuir o índice da incidência da violência domestica contra a criança;

      1.6 Justificativa

               A violência contra criança é algo que é presente em nossa sociedade há desde antiguidade. Entretanto mesmo com seus direitos assegurado por lei, muitas crianças sofrem ainda diferentes tipos de violência (física, sexual, psicológica, negligência, dentre outras), ocorrendo na maioria do ambiente familiar, o que torna mais complicado o conhecimento desta violência, a partir de ameaças feitas pelo agressor e por muitas a família não acreditar que este fato esteja acontecendo. 

             Frente a essa realidade, ainda vivenciada em nossa sociedade, é que se faz imprescindível à mobilização por parte do Estado, da sociedade e da família em garantir que os direitos constituídos sejam realmente concretizados, a partir de serviços que busquem o atendimento a essas crianças de modo a superar a situação vivenciada e o rompimento com esse ciclo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (186.1 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com