TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Grupo de Trabalho Humanizado

Por:   •  11/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

NEW LIFE

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

ANA JÚLIA FLORES RODRIGUES

DIEGO DE FREITAS LEMOS

GRAZIELE DE ALMEIDA SILVEIRA

JOSÉ CARLOS LEÃO MARQUES

ROSELAINE DE ÁVILA NUNES

HUMANIZA SUS

Grupo de Trabalho Humanizado (GTH)

SÃO GABRIEL - RS

2019

O Sistema Público de Saúde no Brasil – SUS,        foi criado com o intuito de oferecer à população um atendimento à saúde de qualidade e alta abrangência, onde todas as patologias e doenças estariam cobertas pelo SUS. Garantindo assim, o direito à saúde para a população. Porém, desde sua criação até os dias atuais, o sistema passa por dificuldades. Não exercendo suas funções na integralidade para qual foi criado. Recebendo críticas não somente pela falta de medicamentos, condições de equipamentos. Mas também usuários criticando a forma como foram atendidos. Então, a partir disto, o sistema se torna falho e desumano. Visto isso, o Ministério da Saúde lança a Política Nacional de Humanização – PNH, que buscar colocar em prática os princípios do SUS no dia-dia dos serviços de atendimento à saúde e realizar mudanças nos modos de gerir e cuidar.

O Grupo de Trabalho Humanizado – GTH, é um mecanismo empregado pela Política Nacional de Humanização para o SUS. Que, existe desde 2003, com o intuito de efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão. Assim, melhorando a saúde pública no Brasil.

O GTH, tem por objetivo ingerir-se na melhoria dos processos de trabalho e na qualidade de produção de saúde para todos. Podendo estabelecer-se a qualquer momento no SUS. O mesmo é gerido por pessoas interessadas em discutir os serviços prestados, na forma de trabalho da equipe e as relações entre os trabalhadores da rede e os usuários.

O propósito do GTH não é de atuar somente nas áreas diretas de atendimento à saúde. Mas também, atuando nos setores de gestão ligados ao SUS.

O GTH, tem como participantes desses grupos trabalhadores, técnicos, funcionários, gestores e usuários. Ou seja, todos aqueles que estejam no mesmo propósito de construir ideias para promover ações que melhorem a rede de saúde. Os Grupos de Trabalho Humanizado – GTH, mostram a importância da construção coletiva na produção da saúde.

A visão do GTH é que de os grupos iniciem uma diferença, promovendo uma “pausa” no dia- dia para um processo de reflexão sobre o próprio trabalho, onde todos tenham os mesmos direitos de dizer o que pensam, criticar e sugerirem mudanças. A criação do GTH, aproxima os trabalhadores/usuários assim fortalecendo os vínculos e também criando um ambiente saudável para compartilhamento das dificuldades do trabalho.

Na maioria das vezes os colaboradores estão automatizados dentro de suas rotinas e não conseguem perceber, pensar, visualizar outras alternativas. Por esses motivos, os encontros dos grupos possibilitam uma visão mais abrangente das situações através da diversidade. Diferentes visões sobre o mesmo problema ajudam a ampliar a percepção das diversas dimensões implicadas.

Conforme descrito acima, o GTH passa a ser visto como um dispositivo de grande valia para que se possa fazer uma leitura do dia-dia do hospital e, ao mesmo tempo, uma forma de fortalecer as atitudes voltadas para a melhoria da assistência. Junto com os demais dispositivos, tem por ideia viabilizar os princípios e resultados esperados com o Humaniza SUS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com