TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LOGOTERAPIA E O SENTIMENTO DE CULPA

Por:   •  28/5/2019  •  Artigo  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 8

LOGOTERAPIA E O SENTIMENTO DE CULPA

Sociedade Mexicana de Análise Existencial e Logoterapia SC (Smael) Centro de formação em sentido psicoterapia de orientação.

A tríade trágica

Quando Frankl fala da "tragédia" do ser humano, refere-se a três situações que, inevitavelmente, tocar ao vivo, que também chamado de triplo desafio: sofrimento, culpa e morte. Estes são a personificação dos valores de atitude, assim como trabalho e amor incorporam os valores da criação e da experiência, respectivamente.

Estes valores são importantes porque é as próprias atitudes em relação ao inevitável. Eles são o que dá sentido à vida em "situações extremas" para que o homem é verdadeiramente confronta-se, pois eles são a dignidade de esforço independentemente dos resultados. Eles são uma expressão da capacidade da dimensão espiritual. Por ser eticamente superior, mobilizar o mais valioso dos seres humanos no seu crescimento através da dor e do sofrimento que eles carregam.

Sofrimento

Frankl (1988) diz que todo homem tem um destino único, que, como a morte, é uma parte de sua vida. Ele chama destinado para o que é essencialmente "limita a liberdade do homem", como ele não está dentro da área de poder do homem ou de responsabilidade.

  • O destino tem um sentido, e desacreditar significa esquecer esse respeito. Sem as restrições impostas pelo destino, a liberdade seria sem sentido. A liberdade não existir sem o destino. A liberdade só poderia ser a liberdade em oposição ao destino. Logoterapia vê a prova definitiva de destino que não há liberdade humana.
  • A liberdade implica certas restrições, e é condicionado por eles. Se definirmos o homem teria que dizer que ele é um ser que se libertou as condições que agem sobre ele determinándole (condições de tipo social-psicológico-biológico) em si. Em outras palavras, é um ser que transcende todas essas restrições, sejam eles ultrapassá-los e modificá-los ou enviá-los deliberadamente. Você não pode permitir que os pacientes culpar educação de seus filhos ou influências ambientais para o que são ou ter determinado seu destino.

O passado é parte do destino do homem, uma vez que é imutável. No entanto, o futuro não tem necessariamente de ser determinado pelo passado. Os erros do passado pode ser uma lição para o futuro. fatores constitucionais de uma pessoa, a sua dotação biológica, faz parte do seu destino e da sua situação ou ambiente externo, ou mesmo a sua atitude mental, na medida em que não é inteiramente livre. A constante luta do homem entre a aceitação e rejeição de destino, por um lado, e a liberdade do outro, caracteriza profundamente a vida humana.

Falando do sofrimento, Frankl se refere ao que não pode ser evitado, uma vez que haveria um masoquismo, uma vez que tal patologia. Felizmente ou infelizmente sofrimento é intrínseco à vida humana. Todos em algum momento temos vivido. Estamos cientes disso e temos que enfrentá-lo com uma atitude digna e responsável. Na verdade, não sabemos quando ela chega. Simplesmente reconhecemos sua presença. Além da dor que possa existir, um sofrimento psicológico mais forte ocorre. Enfrentamos nossa fraqueza e vulnerabilidade. Quando vivemos sem sentido, torna-se estéril, aborrecido e destrutiva. No entanto, quando ele encontra um sentido, ele transcende o indivíduo e torna-se uma oportunidade de crescer.

Possíveis atitudes em relação ao sofrimento:

  1. Escapismo: é tão impressionante, evitando o contato com o que nos acontece.
  2. Apatia: Frankl define como "o sofrimento de ser incapaz de sentir a dor." Quando estamos apáticos, que são insensíveis ao que está acontecendo. Tudo o que percebemos é altruísmo.
  3. Auto-piedade: a vida é sofrimento injusto que vamos; como se fosse especificamente dirigido contra nós. Ela pode levar à depressão, entendida como uma grande raiva contra a própria pessoa, porque não foi baixado fora dele.
  4. O contato com a dor: é pegar o que está acontecendo para nós, deixando-nos sentir a dor que inevitavelmente está aqui em nós. De lá, você tem que encontrar as respostas do espírito.

Frankl diz, assuma abertamente sobre o sofrimento:

"Quando um homem descobre que seu destino é sofrer, ela deve aceitar esse sofrimento, pois esta é sua primeira e única tarefa. Ele deve reconhecer o fato de que ele está sozinho no universo (que) ninguém pode resgatar ... não sofrer no lugar (e) sua única chance reside na atitude tomada para carregar seu fardo. atitude Richer necessariamente o mais fácil descobri-lo -não sentido ao sofrimento ".

O que significa encontrar um "sentido" para o sofrimento?

Para descobrir o sentido do sofrimento inevitável que passou por um processo semelhante de luto pela perda, ou seja, as cinco fases identificadas por K. Ross: não aceitação, coragem e protesto inicial, depressão, encontrar um sentido, e respectiva aceitação .

Este processo pode ser visto através de três questões:

  1. Por quê? Por que isso, por mim (dimensão do ego).
  2. Por quê? Que sentido faz isso para mim (dimensão da alma).
  3. O que eu faço? O que eu faço com isso em mim, na minha vida, como eles incorporam.

Cerca de culpa (formas de expressão)

A resposta a falhas para não assumir a responsabilidade por meus sentimentos

Inconscientemente, é preferível ainda sente culpa e ser punido para assumir a responsabilidade por aquilo que realmente sente. A culpa é do jeito que está o meu espírito para dizer "você ainda traindo. Não assuma sua responsabilidade para o que realmente sentem e querem. Não ouvi-lo, mas para ouvir a voz de seus introjetos ".

Me culpar traição

Culpa e traição me estão relacionados. Quando eu trair o que sou-se conscientes disso ou não, eu ficar longe de mim e me sinto culpado. No entanto, surge a pergunta, por que eu me trair? A resposta pode ser que geralmente não percebem isso e fazê-lo de forma automática e inconscientemente, para me proteger de qualquer ameaça que eu não perceber.

A falha pode gerar na auto-separação do homem e da auto-destruição para confinar ao isolamento, porque, basicamente, carrega uma verdade não dita que, possivelmente, não percebem.

Culpa e fuga da realidade e minha responsabilidade

Outra maneira de dizer isso é que a culpa é uma fuga da realidade, uma fuga que é caro, porque mantém o detido paralisado, situado numa posição onde é impossível escapar.

Arrependimento

Para Frankl arrependimento honesto, é como aceitar responsabilidade de deixar o estado de culpa. Quando confrontados com fatos irreversíveis que não pode mudar, você pode tomar duas atitudes: o atordoamento ou arrependimento. Stun é fugir à responsabilidade; arrepender, você assume.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com