TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCEDIMENTOS DE HIGIENIZAÇÃO

Por:   •  25/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA

NOME: ALINE BRANDÃO DOS SANTOS

NOME:JEFERSON TOMAZ DE PAULA

PROFESSOR: RICARDO VITORINO

ENFERMAGEM 3° SEMESTRE NOTURNO

TÍTULO: PROCEDIMENTOS DE HIGIENIZAÇÃO

SANTO ANDRÉ

2020

UNIDADE 2 SEÇÃO 3

Procedimentos de higienização

        Cabe ao enfermeiro, entender a importância do que acontece com o lixo que produzimos dentro de um hospital e para onde ele é encaminhado. O enfermeiro tem atuação fundamental nesse aspecto, pois se ele não entender este contexto, não tem como intervir de maneira eficaz neste lixo. Hoje há uma preocupação mundial em relação aos resíduos de uma forma geral, e quando se fala de resíduo hospitalar há uma preocupação ainda maior. Vamos conversar um pouco também sobre os métodos de esterilização, assepsia, limpeza, desinfecção e descontaminação dos materiais. A qualidade do serviço de saúde é um fator determinante para a segurança do paciente, e neste aspecto tentaremos levar a você aluno a importância do enfermeiro neste processo.

  Segundo o livro didático cabe ao enfermeiro conhecer, dominar, executar e coordenar as técnicas de higienização para realizar o controle e instruir sobre o descarte adequado desses materiais pelos profissionais da sua equipe:  técnicas ou procedimentos como a precaução padrão, assepsia e antissepsia que são utilizadas pelos profissionais da saúde quando for se realizar procedimentos invasivos ou se for ter contato direto com fluidos corpóreos de pacientes evitando assim a auto-infecção e também uma possível infecção cruzada.

  Explorando um pouco sobre a limpeza, a desinfecção e a esterilização de ambientes ou objetos utilizados em hospitais: a limpeza consiste na remoção de toda sujeira ou sujidade e resíduos por meio de lavagem de superfícies que estejam contaminadas, sendo utilizados mais comumente água e sabão com Ph neutro.

  Falando de desinfecção é um processo químico físico utilizado para reduzir o número de patógenos sobre um objeto, podendo eliminá-lo totalmente, só não eliminando por completo esporos de bactérias de coisas ou objetos inanimados. A antissepsia é utilizada para desinfecção em objetos vivos impedindo a proliferação e matando microorganismos, segundo a ANVISA é utilizada em itens não críticos.

  A esterilização é definida como a completa eliminação ou destruição de todos os tipos de microorganismos inclusive os esporos de bactérias. Sendo este processo caustico por exigir um extremo nível de calor, existindo a esterilização a vapor, a esterilização a gás, a esterilização química a radioativa e etc. Segundo a ANVISA são utilizados em itens críticos e semi-criticos; Vale salientar que em ambientes que são estéreis ou que devem permanecer estéreis jamais deve se haver umidade para se evitar a síntese e proliferação de microorganismos. No caso de um procedimento como a antissepsia cirúrgica um dos papeis principal do enfermeiro é instruir o paciente quanto ao procedimento que será realizado e a conduta que o mesmo deve assumir para assim evitar ao Maximo a contaminação da área estéril no momento da cirurgia.

  Para finalizar falaremos sobre os resíduos hospitalares pois cabe as instituições a organozação e a disponibilização de locais/recipientes adequados para o descarte correto dos resíduos contaminados e não contaminados, e orientar seus colaboradores através de seus enfermeiros de educação permanente qual a maneira correta de armazenar materiais, uso e seu descarte. Através de palestras e programas como PGRSS que embasa e orienta quanto ao armazenamento, transporte, uso, descarte e etc, desse material hospitalar contaminado ou não, nós enfermeiros ao utilizarmos essas medidas estabelecidas por esse órgão estaremos realizando a prevenção e a promoção da saúde, não só dos profissionais da área mais também dos pacientes e de todos os envolvidos nesses processos de uso e descarte desses materiais até o seu destino final.

Na seção anterior aprendemos sobre a importância que enfermeiro tem em saber sobre o direcionamento dos lixos, agora vamos discutir um pouco sobre os EPI´S e higienização das mãos.

Em todas as instituições sempre haverá um enfermeiro na comissão de controle de infecção hospitalar realizando palestras cursos debates com os funcionários para ajudar na exposição e transmissão de doenças.

Nos hospitais enfermeiras gestantes não pode em prestar atendimento a pacientes que tenha doença que transmite para feto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com