TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

 O Papel do Cuidador no Centro Dia Bom Retiro

Por:   •  3/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

                                         O Papel do cuidador no Centro Dia Bom Retiro

O Centro Dia para Idoso Bom Retiro é um serviço público da Cidade de São Paulo de média complexidade, destinado à atenção diurna de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social e dependência, o papel do cuidador vai além do olhar profissional e se caracteriza na prestação de cuidados às pessoas com limitações físicas ou cognitivas.

Objetivo: Descrever o papel dos cuidadores de idosos no Centro Dia, bem como sua importância no ato de cuidar do idoso.

Metodologia: Trata-se de uma pesquisa explicativa de fonte primária, cujo objetivo é conectar ideias e vivências dos cuidadores na assistência à pessoa idosa.

 Resultado: O Cuidador no Centro Dia é aquele que convive diariamente com o idoso, identifica as necessidades e presta assistência nas atividades de sua rotina. Entre suas funções, destaca-se o trabalho em: higiene pessoal e autocuidado, alimentação, administração de medicamentos, fortalecimento de vínculos familiares, prevenção de situações de riscos à integridade física, intercedência em conflitos, desenvolvimento de atividades cognitivas e motoras, potencializando e desenvolvendo sua autonomia e independência, interagindo ativamente com a equipe multiprofissional.

Conclusão: Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que ocupação de cuidador de idoso foi a que mais cresceu entre 2007 e 2017. Em decorrência a essa crescente os desafios se concentram em proporcionar espaços para o desenvolvimento da profissão para acompanhar o processo do envelhecer e garantir redes de capacitação e ensino efetivas para melhor assistência às pessoas idosas. Destaca-se que a profissão de cuidador de pessoas idosas ainda não é regulamentada no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com