TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Lider Na Segurança Do Trabalho

Monografias: O Papel Do Lider Na Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2012  •  4.185 Palavras (17 Páginas)  •  2.441 Visualizações

Página 1 de 17

O PAPEL DO LIDER NA SEGURANÇA DO TRABALHO

Acadêmico –Veronica Alves de Lima

Professor – Sergio tranzillo

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso segurança do trabalho (seg0171)

2012

INTRODUÇÃO

Segurança do trabalho e um conjunto de ciências e tecnologias que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho visando a redução de acidentes de trabalho de acordo com o artigo 19 da lei numero 8.213/91 acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo o exercício do trabalho a serviço da empresa provocando lesão corporal ou perturbação funcional que causa a morte, perda ou redução temporária da capacidade para o trabalho, bem como as doenças ocupacionais. A segurança do trabalho atua de diversas maneiras buscando adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador.

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas,transformando-o numa equipe que gera resultados é habilidade de motivar e influenciar os liderados de forma ética e positiva,para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização .

“Liderança é o comportamento do individuo quando esta dirigindo as atividades de um grupo em direção a um objetivo comum”(HEMPHILL & COONS,1957 p 7).

DESENVOLVIMEMTO

O QUE É SER UM LÍDER?

"O que você faz, é gerência. O como você inspira e motiva os outros a fazer, é liderança".

Lider mais do que ninguém, é aquele que sabe o melhor modo de agir para levar as pessoas a fazer o que pretende, ele consegue interessar os membros de sua equipe, fazendo com que a produtividade aumente; e, para isso, a liderança é o instrumento mais prático de que ele dispõe, já que é uma questão essencialmente humana.

Muitos afirmam que a liderança é algo que nasce com o indivíduo, citando os grandes líderes como Júlio César, Napoleão, Gandhi e outros semelhantes. Eles possuíam uma forte personalidade carismática que foge aos padrões usuais do comportamento humano.

Pesquisas minuciosas e a própria prática gerencial diária comprovaram que a liderança é passível de ser adquirida e desenvolvida. Nesse processo o treinamento desempenha papel vital e insubstituível.

No entanto, é preciso ressalvar que nem todos aprendem com a mesma facilidade, variando de pessoa para pessoa.

Alguns assimilam rapidamente os conceitos e idéias sobre liderança, extraindo resultados práticos imediatos e duradouros. Outros o fazem mais lentamente e de forma parcial, atingindo, com isso, resultados menores. De um modo geral, todos têm uma melhoria de performance de liderança.

Estudos recentes realizados com quase cem líderes (homens e mulheres), nos mais variados campos de atividades, revelaram qualidades comuns a todos eles:

Alta dose de criatividade

Grande capacidade de motivar pessoas e desenvolver-lhes o potencial

Considerável concentração para fazer trabalho bem feito.

Uma crença inabalável nos resultados positivos, sem receio de possíveis fracassos.

O que o líder pode fazer

Segundo FLAVIO BOTANA professor da Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica que o líder pode efetivamente fazer, dentro da definição citada anteriormente, onde o que se busca é o alinhamento entre o projeto de vida de cada um e as perspectivas oferecidas pela empresa, é apresentar de forma clara o ambiente profissional em que o funcionário está inserido para que ele possa com muita segurança tomar as suas decisões 
pessoais e profissionais em relação ao futuro.

Ou, falando de uma forma mais simples: permitir que cada um seja dono do seu nariz. A relação patrão empregado é uma relação contratual que pode ser quebrada por qualquer das partes desde que sejam seguidas algumas regras e que os direitos de ambos sejam preservados. Sendo assim, posso dizer que a empresa escolhe os seus empregados, mas também os empregados escolhem a empresa em que querem trabalhar. É fato que o mercado não está tão tranqüilo a ponto de permitir que o funcionário saia da empresa quando não se vê motivado. Mas o fato é que a lei assim o permite e também é fato que funcionários desmotivados têm uma vida difícil e a empresa a que eles estão vinculados 
também têm perdas com isso.

Portanto, a função do líder no processo de motivação é posicionar. No relacionamento existente entre líder e colaborador, é fundamental que ambos estejam com todas as informações na mão para que as decisões que forem tomadas por eles sejam as melhores possíveis. Todas as situações devem estar claras. Vão existir aspectos muito positivos que causarão alegria, aumentarão a disposição e deixarão as pessoas serenas; porém, também existirão os momentos preocupantes que causarão tensão, apreensão e medo. Todos devem estar à mão, da forma mais transparente possível.

Deve-se evitar a qualquer custo que faltem informações para que as pessoas tomem as suas decisões e, mais ainda, deve-se evitar que elas o façam baseadas em fatos inverídicos. Eu posso tomar uma decisão difícil com efeitos negativos, mas se tomei esta decisão baseado em fatos reais não haverá arrependimento, pois fiz o melhor que pude com a situação que tinha em mãos. O que gera arrependimento ou raiva é ter tomado a decisão errada por não ter todas as informações para poder avaliar o ambiente, assumir os riscos e tomar a melhor decisão possível.

Observe que dentro do relacionamento líder/colaborador o conceito básico para criar um ambiente motivador é a geração de confiança entre ambos. O colaborador, ao confiar em seu líder e sabendo que ele é o representante da empresa perante os funcionários, entende e interage com o ambiente real onde trabalha e vai, dentro dos seus valores e conceitos, poder avaliar se está no caminho certo, estando assim motivado para tomar as decisões pessoais necessárias para melhorar o seu futuro e o de sua família.

É fato que, para a empresa, também interessa que dentro de seu grupo de colaboradores a imensa maioria esteja alinhada com suas políticas. Dessa forma, estarão agindo com motivação para que a empresa melhore, pois, melhorando a empresa, melhora também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com