TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RENATO FREITAS BESSA (S4-B0268) - ANATOMIA (ENFERMAGEM)

Por:   •  10/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.798 Palavras (8 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 8

RENATO FREITAS BESSA (S4-B0268) - ANATOMIA (ENFERMAGEM)

1. Introdução

A anatomia humana é a parte da ciência responsável por estudar a forma, composição e a estrutura do organismo humano, de forma macroscópica e microscópica, bem como as suas partes e como os sistemas se relacionam entre si. Considerando a etimologia da palavra, o termo “anatomia” deriva do grego “Ana”, que significa em partes, e “Tomein”, que significa cortar. Então, anatomia significa cortar separando em partes.

A história da anatomia caracteriza-se pela progressiva compreensão das funções dos órgãos e estruturas do corpo humano. Nos últimos séculos, os métodos de observação evoluíram de forma significativa, desde a dissecação de carcaças e cadáveres até às técnicas modernas de imagiologia médica, entre as quais radiografia, ecografia e ressonância magnética.

O estudo dos dados anatômicos é fundamental para possibilitar ao futuro(a) enfermeiro(a) o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, assim como a morfologia, localização, função e organização desses órgãos em sistemas. Esse conhecimento é indispensável à atuação profissional. Assim, não há como um enfermeiro atuar nessa profissão se não tiver pleno domínio dos conhecimentos relativos ao corpo.

O presente trabalho trata-se de um relatório de aula prática do componente curricular: (S4-B0268) Anatomia (Enfermagem), realizada no dia 13 de outubro de 2022 às 20 horas no laboratório de Anatomia da Universidade Paulista - UNIP (Parnaíba - Piauí), através da observação dos sistemas sem o uso de aparelho, o que denominamos de anatomia sistêmica. Na aula foram abordadas as seguintes temáticas: generalidades do esqueleto e dos ossos, arquitetura óssea, vascularização óssea, inervação óssea, morfologia óssea e as características anatômicas da superfície dos ossos anteriormente abordadas em sala de aulas (aulas teóricas).

2. Objetivos

2.1. Gerais

A aula práticas oferecida no Laboratório de Anatomia da UNIP (Parnaíba - Piauí) têm por objetivo facilitar o aprendizado dos assuntos teóricos apresentados na disciplina de Anatomia (Enfermagem) possibilitando ao aluno desenvolver sua capacidade de observação, análise e compreensão do sistema esquelético.

2.2. Específicos

  • Identificar os orgãos e estruturas presentes no corpo humano, representadas pelas peças anatômicas utilizadas no laboratório;
  • Conhecer a terminologia científica das estruturas anatômicas;
  • Analisar suas funções e sua localização no corpo humano;
  • Relacionar o conhecimento abordado em sala de aula (teoria) com a prática (laboratório).

3. Materiais e Métodos

A Anatomia Humana é uma disciplina clássica para todos os cursos da saúde. Os estudantes geralmente cursam esta disciplina no primeiro ano de estudo universitário e imediatamente compreendem que o seu conhecimento é essencial para o bom entendimento das estruturas corporais e demais disciplinas ao longo do curso. Na prática realizada, utilizou-se o método tradicional de educação ( aula expositiva) sedo esta, uma das técnicas mais comuns e clássicas de instrução. Uma importante vantagem é que, na exibição oral, é possível compreender a nomenclatura e a localização das estruturas específicas do corpo humano de forma ampla.

A anatomia humana é, sem dúvidas, extremamente importante para a compreensão do funcionamento do corpo humano. Atualmente, podemos dividi-la em várias partes. Neste caso, levando em consideração a maneira com que se observou as estruturas estudadas sem o uso de aparelho,ou seja, vistas a olho nu, denominamos de anatomia macroscópica (DUARTE,2014) e mais especificamente utilizando-se a anatomia sistêmica (estudo do sistema, neste caso o esquelético), abrangendo desta maneira o estudo da Osteologia.

Nesta etapa os alunos poderam entrar em contato com os conceitos referentes a ossos e esqueleto (expostos na aula teórica, anteriormente ministrada) e assim poderam classificar e descrever os ossos quanto à sua forma: seus acidentes, sua vascularização, sua arquitetura e seu revestimento, bem como descrever suas funções.

A aula foi conduzida pelo professor da referida disciplina, Dr. Renato Freitas Bessa, durante a prática foram utilizadas peças anatômicas do corpo humano (conforme sua geometria: ossos longos, curtos, laminares, alongados, pneumáticos, irregulares, sesamóides e suturais) e material de apoio para melhor identificação e classificação das estruturas internas e externas do corpo, onde os alunos puderam ainda, fotografar e registrar as estruturas destacadas em folha impressa (disponibilizada anteriormente). Sendo necessário para a participação da aula o uso de Equipamentos de Proteção Individual - EPI's durante toda a prática (luvas, máscaras de proteção e jaleco).

4. Resultados e Discussões

O sistema esquelético forma um arcabouço ósseo importante na proteção das vísceras, na conformação e na sustentação do corpo, no sistema de alavancas biológicas, na produção de células sanguíneas, além de ser o depósito de íons Ca e P.

O termo “osteologia” deriva do grego “osteon”, que significa osso, e “Logus”, que significa estudo. Então, podemos dizer que Osteologia é a parte da Anatomia que estuda os ossos. Por outro lado, os ossos são estruturas rígidas, esbranquiçadas, constituídas de tecido conjuntivo mineralizado e que reunidas entre si participam na formação do esqueleto. Portanto, ao conjunto de ossos e cartilagens que reunidos entre si dão conformação ao corpo, proteção e sustentação de partes moles damos o nome de esqueleto.

O esqueleto é o arcabouço resistente no qual o organismo humano está construído. Muito similar à armação de um edifício, o esqueleto deve ser forte o suficiente para sustentar e proteger todas as estruturas anatômicas do corpo humano. Ele representa 20% da massa corpórea, ou seja, 14 quilos em um indivíduo de 70 quilos.

Os ossos são peças duras e calcificadas, em número, coloração e formas variáveis. Apresentam matéria orgânica (um terço) e matéria inorgânica (dois terços). A matéria orgânica atribui elasticidade aos ossos, enquanto a matéria inorgânica atribui à rigidez e a força. São considerados órgãos, pois são compostos por diversos tipos de tecidos, entre eles, o fibroso, cartilagíneo, ósseo, nervoso e vascular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com