TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Anatomia

Por:   •  21/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  6.054 Palavras (25 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 25

Introdução

Os sistemas do corpo humano são conjuntos de órgãos específicos que, em conjunto, realizam funções essenciais à vida. São eles: respiratório, circulatório, muscular, nervoso, digestório, endócrino, excretor, urinário, esquelético, reprodutor, imunológico, linfático, sensorial e tegumentar. Neste trabalho abordaremos em destaque os temas discutidos em aula que seriam o sistema esquelético, sistema circulatório, linfático, respiratório, digestório, articulações, e muscular.O objetivo deste trabalho é relatar a importância dos sistemas abordados para o funcionamento do corpo e discutir as estruturas que os compõem.

Aula 1 Roteiros 1, 2, 3 e 4.

O sistema esquelético é dividido em 2 partes, axial e apendicular.O esqueleto axial é formado pelos ossos que compõem o eixo do corpo e que sustentam e protegem os órgãos da cabeça, do pescoço e do tronco. O esqueleto apendicular é composto pelos ossos das extremidades superiores e inferiores e as cinturas que ancoram estas extremidades ao esqueleto axial.

Roteiro 1 Esqueleto axial

Com total de 80 ossos na fase adulta é composto pelo crânio, tórax, hióide e a coluna vertebral.

No crânio é subclassificado em neurocrânio que tem a função de proteção do sistema nervoso central e encéfalo, é formado por 8 ossos, Osso frontal : é um osso ímpar , pneumático , formando a calota craniana, sendo a sua localização ântero-superior, é um osso chato; osso parietal : forma o teto do crânio , osso par; osso temporal : osso par , pneumático , que forma as laterais do crânio; osso occipital : é um osso membranoso em forma de disco situado na parte traseira (posterior) e inferior do crânio, possui uma abertura oval, o foramen magnum, por meio do qual a cavidade craniana comunica-se com a coluna vertebral; osso esfenoide : osso espinhoso situado na base do crânio na frente das partes temporal e basilar do osso occipital. Apresenta um formato semelhante a uma borboleta ou morcego com as asas estendidas; etmóide : é um osso curto, pneumático , leve e esponjoso, este osso localiza-se na base do crânio, mais concretamente, na zona anterior medial. A segunda subclassificação é a viscerocrânio que tem a função de proteger os órgãos internos da face que se encontram dentro de sua cavidade formada por 14 ossos; Osso zigomático : ossos pares, irregular que forma parte da órbita ocular e é também conhecido como o "osso da bochecha"; mandíbula : osso ímpar , Irregular , móvel , localizado na porção inferior da face;  osso palatino : está situado atrás da cavidade nasal entre o maxila e o esfenoide; ossos nasais: par de ossos localizado na face e que faz o contorno inicial do nariz; maxila: tem a função de sustentação dos dentes superiores compondo uma parte do palato é classificado como osso plano; conchas nasais inferiores: é formada por um osso par, localizado ao longo da parede lateral da cavidade nasal; ossos lacrimais: pequeno par de ossos situado na porção anterior da parede medial da órbita que abriga o saco lacrimal e responsável por sustentar o conteúdo da órbita; Vômer: um osso fino e plano, localiza-se na linha média do viscerocrânio. Forma a parte posteroinferior do septo nasal.

O tórax é a parte superior do tronco entre o pescoço e o abdome, é formado pelos 12 pares de costelas, o esterno (osso do peito), cartilagens costais e as 12 vértebras torácicas, seu formato depende de diversos fatores como idade, sexo e biotipo assumindo um formato permanente aos 18 anos tem a função de proteger os órgãos internos na cavidade torácica e abdominal, 7 pares de costelas verdadeiras que se articulam diretamente com o esterno por cartilagens costais, 3 pares de costelas falsas com ligação indireto com esterno, e os dois últimos pares chamados de flutuantes por serem fixadas as vértebras e não se articulam com o esterno.

 O esterno caracteriza-se por um osso em forma de T, ímpar, que localiza-se exatamente na linha média do corpo. É um osso muito importante por ser considerado hematopoético. É composto por três porções (manúbrio, corpo e processo xifoide). Tem como principal função a proteção do coração e sustentação dos arcos costais.

O osso hioide é um osso em forma de U que não se articula com nenhum outro osso, se localiza na parte anterior do pescoço e participa em funções importantes como deglutição, fala, mastigação e respiração. Para se manter estável, o osso hioide está suspenso por ligamentos, fascias e músculos.

A coluna vertebral garante suporte para o corpo e proteção para a medula espinhal, uma porção do sistema nervoso central, o número de vértebras também oscilam com o passar da idade no feto e na criança, consistem em 33 ossos e com o passar dos anos 9 desses ossos se fundem formando dois ossos chamado de sacro e cóccix que estão localizados no porção inferior da coluna vertebral, são sete vértebras cervicais, doze torácicas, cinco lombares, sacro e cóccix, o sacro é formado pela fusão de cinco vértebras, enquanto o cóccix é formado pela fusão de quatro vértebras.

Na aula prática podemos observar e interagir com peças de ossos em diversos cortes aprimorando o conhecimento esclarecendo as dúvidas conhecendo o interior dos ossos do esqueleto axial, morfologia e detalhes, compreendendo suas classificações e funções.

Roteiro 2 Esqueleto-Apendicular-membros superiores

O esqueleto apendicular superior é formado pela cintura escapular, constituída pelas escápulas e clavículas, membros superiores ou anteriores; temos os ossos denominados úmero (braço) é classificado como osso longo, ulna e rádio (antebraço) são classificados como ossos longos, carpos (punho) com 8 ossos, metacarpos (palma da mão) com 5 ossos e falanges (dedos) com 14 ossos. Esses ossos unem-se ao tórax por meio da cintura escapular, a qual é constituída pela clavícula e pela escápula. 

A aula prática teve como finalidade conhecer os ossos que compõem o esqueleto apendicular e suas funções, podemos observar a diferença entre os ossos dos membros e da mão através das peças expostas em sala de aula.

Roteiro 3 Esqueleto-Apendicular-membros inferiores

No membro inferior, por sua vez, temos o fêmur (osso da coxa) é classificado como longo, apresenta grande importância na renovação das células  sanguíneas chamadas de hematopoiese, tíbia e fíbula (perna) classificados como longos, patela (joelho) que é um pequeno osso anterior a articulação do joelho, tarsos com 7 ossos, metatarsos com cinco ossos longos e falanges (dedos) com 14 ossos. Os ossos dos membros inferiores unem-se ao esqueleto axial pela chamada cintura pélvica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.2 Kb)   pdf (200.5 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com