TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios Da Enfermagem No Tratamento De Feridas

Por:   •  16/10/2023  •  Monografia  •  2.218 Palavras (9 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 9

 

[pic 1]

A DIFICULDADE NO TRATAMENTO DE FERIDAS POR PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Ilzane Ribeiro Cardoso [1]

Cristiane Silva de Almeida [2]

Resumo:

As feridas tem como principal características alterações significativas na superfície cutânea mas que em algumas situações podem levar o acomentimento  de  músculos, tendões e até mesmo em ossos. O tratamento de uma ferida não se pauta somente no uso de produtos no leito dessa lesão, mas ter o entendimento que se trata de um processo que segue etapas que envolvem a avaliação corretada ferida em todas as suas particularidades. A equipe de enfermagem é responsável e possui competência e capacidade prestar o tratamento, e para que ocorra, é necessário que todos os componentes possuam conhecimento atualizado acerca das avaliações, técnicas decurativos e coberturas utilizadas. E é em seus respectivos curos que os profissionais da enfermagem desenvolve o conhecimento técnico cientifico e prático. Entretanto, faz-se necessário que os profissionais busquem sempre atualizações sobre tema, pois trata-se de um assunto que contantemente é agraciada com o surgimento de novos tratamentos com uso da tecnologia a favor dos pacientes. Este trabalho objetiva  expor informações que ajudem no entendimento da assistência de enfermagem frentea avaliação e tratamento de feridas através de uma revisão bibliográfica, utilizando os descritores feridas and curativos, no banco de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) no período de julho a agosto de 2023.

Palavras-Chave:

Curativos. Feridas. Tratamento de feridas.

.

  1. Introdução:

As mudanças na integridade da pele mostram-se ser um verdadeiro problema de alta escala na população do Brasil, com incidência em muitas pessoas, sem distinção  de idade, sexo ou raça (MORAIS et al., 2008).

As feridas são definidas pela descontinuidade de um tecido corporal, com a possibilidade tambem acometer outras estruturas músculos, tendões (SMANIOTTO et al., 2010).

A terapia do curativo é um forma de auxiliar o processo de cicatrização das feridas, entretanto é preciso que os materiasi utilizados para o procedimento, chamadas de coberturas sejam definidas conforme a avaliação pontual da ferida e suas particularidades. O curativo precisa propiciar um meio propício para conservar a umidade, eliminar o exsudato, permitir a respiração, temperatura ideal e barreira contra infecções e traumas (FAVRETO et al., 2017).

A equipe de enfermagem tem papel precioso no processo de cuidado com os pacientes, pois executa funções de grande vália em todas as fases do tratamento de feridas. É preciso que os envolvidos possua, uma dinamica com o paciente, tenha conhecimento e destreza nas ações de evoluir a lesão e produza um raciocinio clínico na execução da prática, e ainda mais oferecer informações para o cliente afim de reduzir as complicações com a lesão e por conseguinte agilizar a cicatrização (FARIA et al., 2016).

O Conhecimento teórico associado a uma prática bem executada com referenciais científicos pressupõe grande valia no desenvolvimento acadêmico dos alunos dos cursos profissionalizantes, sejam eles auxiliar, técnico de enfermagem, graduação e pós graduações voltadas para a áreas, e são indicadores essenciais na caminhada profissional. Entretanto, além das licções adquiridas nos cursos de enfermagm é fundamental que esses profissionais procurem sempre atualizar no tema, para que dessa forma possa entregar uma prestação de serviço com qualidade e valor, uma vez que  esse é um campo que contantemente se depara em práticas pautadas em antigas tradições, mitos e conhecimentos arcáicos (FERREIRA et al., 2013).

É fundamental que a equipe de enfermahem possua conhecimento vasto e atual acerca de maneiras de julgar as lesões, as possibilidades de curativos e coberturas, com intuito de promover uma cicatrização com sucesso e eficiência.

  1. Objetivo:

Entender de forma clara as objeções e dificuldades  dos profissionais envolvidos na assistência de feridas, em ressalva a equipe de enfermagem que atua diretamente com esses casos diariamente.

2.1OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Elucidar as  principais objeções do desempenho da equipe de enfermagem na assistência as feridas;

Narrar a importência do saber por parte da equie na assistência e tratamento das  feridas;

Entender o uso de padrões no tratamento das feridas.

  1. Método:

    Baseia-se em uma revisão integrativa acerca da literatura focada o tema: O profissional de enfermagem e as dificuldades no tratamento de feridas, procurando estudos  científicos postados e disponibilizados em bibliotecas virtuais com Scielo e Google academico sobre o tema.

No desenvolvimento do exposto fez-se necessário equematizar etapas: formulação de alumas perguntas de busca, pesquisa nas sites específicos com dados, revisão, compreendimento e abreviação do entendimento.

A porto chave dessa busca foi: Onde enocontra-se os maiores desafios impostos aos trabalhadores da enfermagem? E como encontrar resoluções cabíbeis para  fornecer  um cuitdado com mais qualidade  no tratamento das feridas?

  1. Resultados:

A busca evidenciou que os estudantes não demonstram conhecimento suficiente para avaliar os sinais de uma contaminação na ferida. É notável ainda a precisão de que os estudantes e futuros novos profissionais precisem melhorar os seus conhecimento acerca do assunto, pois após avaliação de uma ferida transforma  a tomada de condutas frente a esse tratamento.

O estudo elucida a necessidade de um ensino com mais qualidade e informações para que os acadêmicos que demontrem mais  dificuldades e incertezas na fase de avaliação e tratamento de feridas, possam sair do ensino com mais seguranaça e não cometa erros na sua jornada profissionais.

O Registro e a avaliação do progresso da ferida é parte importante no cuidar do paciente com a lesão, e se pautar em um instrumento que ajude seus registros friszando todas as suas particularidades nessas feridas e possiveis agravanetes que atuam de forma negativa sobre os resultados no ao tratamento, segundo Almeida et al., (2014), pode promover um bom seguimento no processo de cicatrização e ainda contribuir para a melhoria na seleção da cobertura adequada frente as singularidades avaliadas. A pesquisa evidencia que o protocolo de tratamento pode transformar a assistência mais veloz e acertiva com enfase na parte de documentação e monitoramento dessa lesão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com