TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL DO CURSO DE ENFERMAGEM: DO POLO DE JUAZEIRO, BAHIA.

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.511 Palavras (11 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ENFERMAGEM

DESAFIO PROFISSIONAL DO CURSO DE ENFERMAGEM: DO POLO DE JUAZEIRO, BAHIA.

JUAZEIRO, BA

ABRIL

2014

DESAFIO PROFISSIONAL DO CURSO DE ENFERMAGEM: DO POLO DE JUAZEIRO, BAHIA.

Trabalho solicitado pela Instituição Anhanguera, como requisito de avaliação da Primeira Unidade para obtenção de notas nas disciplinas do primeiro período, no curso de Enfermagem.

JUAZEIRO, BA

ABRIL

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO4

METODOLOGIA5

Maternidade São Miguel6

CONCLUSÃO11

REFERÊNCIA12

INTRODUÇÃO

A enfermagem tem se destacado como a “ciência do cuidar”, tendo como principal objetivo restaurar a saúde do paciente e realizar assistência integral, quando a doença não responde ao tratamento curativo. É uma das poucas profissões na área da Saúde que mescla o humano com o científico, cuidando do paciente quando enfermo, na prevenção de doenças e na produção de pesquisas preventivas. Seu foco de atuação no ambiente hospitalar é garantir a melhora da qualidade de vida, tanto para o paciente, como para seus familiares, que têm a enfermagem como elemento de referência, uma vez que é sempre a ela que recorrem. Os enfermeiros por sua vez tentam recorrer ao máximo à técnica de humanização, que consiste em realizar qualquer ato considerando o ser humano como um ser único e complexo, onde está inerente o respeito e a compaixão para com o outro. A missão da humanização, considerando o ambiente hospitalar, Humanizar não é apenas "amenizar" a convivência hospitalar, senão, uma grande ocasião para organizar-se na luta pela qualidade e da excelência do atendimento prestado. Muito se tem analisado e discutido, recentemente, acerca das maternidades, centros cirúrgicos, UTI’S e demais setores dos hospitais públicos do Brasil. Estes, que sofrem com problemas, como: a carência de leitos, equipamentos, filas de espera e falta de profissionais qualificados, bem como de investimentos públicos em saúde, veem-se na difícil situação na qual se encontra a saúde pública no país. Com isso, a população sofre pelo péssimo atendimento dos hospitais brasileiros, que dia a dia apresentam este tipo de impasse como rotina. Para tanto, este trabalho pretende mostrar possíveis soluções aos diversos problemas que ocorrem nos variados setores desse hospital. Portanto, de forma coesa e prática, o trabalho aqui exposto tem como finalidade responder os requisitos exigidos para obter-se uma melhor prestação de serviço de saúde à sociedade.

METODOLOGIA

Trata-se este trabalho, a respeito das situações problemas encontrados nos hospitais, constituindo-se de análises descritivas das clínicas, casas e postos de saúde, hospitais particulares e públicos, os quais são sistema que tratam da saúde, sendo ela física, mental ou emocional. Como objetivo de cuidar do bem-estar populacional. Onde deve ser abordados temas como o cuidado humanizado, a ética e bioética dos profissionais de enfermagem, sua atuação no desenrolar dos obstáculos, com uma visão holística da situação impondo a liderança necessária, no trabalho em equipe, o respeito e a dedicação. Buscando responder e expor da melhor forma o problema e a resposta, com textos e tabelas de forma contextualizada para um bom entendimento e compreensão.

Os Hospitais são compostos por administradores que dirigem e coordenam às atividades do hospital, diretores com funções dirigentes que supervisionam a Instituição, recepcionistas que prestam informações no atendimento aos clientes, profissionais de limpeza, com grande importância, pois, com o seu trabalho, impedem a proliferação de doenças provenientes, pela falta de higiene. Contando principalmente com o apoio dos funcionários da área de saúde, como nutricionista, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas e demais profissionais. Os departamentos principais do hospital são: o corpo clínico, (SAME), serviço de arquivo médio e estatístico, setor administrativo de manutenção e o setor financeiro.

O Hospital e Maternidade São Miguel, foi fundado em 1993, é uma instituição tradicional da cidade. Situado no município de São Miguel, o hospital é prestador de serviço público na área da saúde, possuí uma demanda de pessoas que o recorrem, chegando a extrapolar a sua capacidade de internação, sobre carregando a equipe médica e os funcionários no atendimento aos pacientes. O que é ruim, pois, a equipe fica fragilizada e pode incorrer a erros, dificultando o andamento da casa de saúde.

Por tanto, pensando e agindo como futuros profissionais da área, com a missão de solucionar os desafios de assistências propostos no cotidiano do hospital. Mas sempre procurando atuar com profissionalismo ético e político respeitando a dignidade, integridade e os direitos humanos dos clientes.

Hospital e Maternidade São Miguel

Travessa da Esperança Nº 360 - Cidade: São Miguel

No Hospital e Maternidade São Miguel, encontramos setores com alguns problemas e falhas em procedimentos interferindo na organização. Abaixo segue tabelas e textos contendo informações sobre o local que ocorreu a problemática e a solução que nós como enfermeiros mantenedores dos direitos e deveres éticos julgamos a melhor forma de resolver.

SETOR

PROBLEMA

ESTRÁTÉGIAS

  • Recepção

Falta respeito, paciência e agilidade das pessoas encarregadas de atenderem  os clientes e familiares.

A recepção é o primeiro contato que o cliente passa, é preciso chamar atenção, orientar as recepcionistas para que as mesmas melhorem.  É importante capacitar e treinar os funcionários, despertando seu comprometimento para um bom atendimento aos clientes e demais pessoas.

  • Administração

Os administradores não analisaram direito os materiais que estavam em falta no hospital, sendo o número de luvas insuficientes, para a demanda de utilização dos funcionários.

Deve-se encaminhar um novo pedido de materiais e luvas ao hospital, mantendo o controle dos mesmos para que não falte futuramente, Prejudicando as atividades clínicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com