TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVENÇÃO A ULCERAS

Por:   •  4/12/2018  •  Resenha  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

PROTOCOLO DE PREVENÇÃO A ULCERAS

Quem nunca ouviu falar das ulceras por pressão (UPP) – uma lesão acometida na pele e/ou  no tecido subjacente – ela costuma aparecer em locais de proeminência óssea devido o atrito com o colchão, em pacientes que permanecem muito tempo internados, ou também por falta de circulação sanguínea o que pode levar até a necrose da pele do paciente. A UPP é uma preocupação em todos os hospitais, pois quanto maior o tempo de internação de um paciente maior é a possibilidade dele desenvolver essa lesão pele. Por isto são adotadas algumas medidas para prevenir a UPP, que são classificadas em etapas.

Etapa 1: A avalição de risco do desenvolvimento ou existência da UPP, onde deve ser observado a mobilidade, incontinência, déficit sensitivo e o estado nutricional como a desidratação;  

Etapa 2: Reavaliação diária do paciente de risco de desenvolvimento de UPP. Ela permite que os profissionais ajustem a estratégia de prevenção de acordo em as necessidades apresentadas pelo paciente.  A avaliação é executada em uma Escala de Braden Q, para crianças de 1 a 5 anos e Braden para os demais pacientes. Quanto maior o número de pontos, menor é a classificação de risco para ocorrência da lesão.

Etapa 3: Os pacientes que apresentam risco de desenvolver UPP deveram ser inspecionados diariamente, da cabeça aos pés. Pois em pacientes internados a deterioração pode acontecer em questão de horas

Etapa 4: O paciente deve ser mantido com a pele seca e hidratada, pois a umidade deixa a pele propicia ao surgimento de feridas. A pele deve se manter limpa, e é recomendado pelos médicos que a limpeza seja realizada com agua morna e sabão neutro para prevenir a irritação da pele. Assim como a hidratação da pele deve ser realizada de modo que não haja atrito com as partes ósseas do corpo.

Etapa 5: Avaliar o paciente quanto o seus fatores nutricionais e de hidratação, pois se ele tem uma déficit nesses dos fatores a perda muscular será uma resultante, deixando os ossos mais salientes propiciando o aparecimento de lesões.

Etapa 6: O paciente dever ser reposicionado a cada 2 horas para redistribuir a pressão óssea, naqueles tem mobilidade limitada. Dessa forma as áreas corporais vão se manter circuladas evitando o aparecimento de UPP.

Utilizando essas etapas de cuidado, haverá uma diminuição da incidência de Ulceras por pressão, melhorando a recuperação do paciente e minimizando sua permanência nos hospitais. Lembrando que caso o paciente acamado esteja em sua residência, se faz necessários que os familiares sejam orientados pelos profissionais da área básica de saúde, seja ele médicos, enfermeiros ou agentes comunitários, de como proceder para evitar a UPP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com