TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologia aplicada

Por:   •  16/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.777 Palavras (16 Páginas)  •  1.761 Visualizações

Página 1 de 16

PATOLOGIA

Questão 1

Quando um antígeno ou patógeno entra em seu organismo causando uma doença, qual a primeira solução ou tentativa de eliminar o agente patogênico que seu organismo apresenta?

c) Células da imunidade inata, com macrófagos e linfócitos.

Questão 2

Quando as células encontram um antígeno como um agente causador de doenças, apresentando alterações que levam à adaptação a esses agentes agressores, por meio da metaplasia, podemos dizer que essas adaptações:

e) mudam de um tipo celular para outro.

Questão 3

A resposta celular típica para a diminuição de uma sinalização celular, e consequente redução da atividade celular, está relacionada com:

a) Atrofia.

Questão 4

Defina o que são receptores celulares. Qual sua importância no estudo e na elucidação das mais diversas doenças?

Receptores celulares são proteínas inseridas na membrana plasmática que reconhecem sinais extracelulares e enviam mensagens para o citoplasma da célula, onde ocorre uma cascata de reações, a qual irá culminar na resposta celular efetora no núcleo. Alguns receptores aparecem dentro do núcleo, justamente por favorecer substâncias lipídicas que atravessam a membrana plasmática, indo diretamente para o núcleo realizar sua função celular.

Questão 5

O que são saúde e doença? Descreva a importância do entendimento da patologia de um paciente e explique quais as principais características que o profissional de saúde deve observar em seus pacientes.

A doença é a perturbação da saúde, isto é, o mal-estar causado por distúrbio físico (orgânico), mental ou social. O conceito de saúde corresponde à condição de sentir-se bem com seu corpo, mente e espírito, percebendo a ausência de doença ou dor física.

O entendimento da patologia dá condições ao profissional de saúde de fornecer um correto diagnóstico e adequado tratamento da doença. Os profissionais de saúde devem ouvir os sintomas, as queixas do paciente, facilitando o entendimento do quadro clínico e demonstrando um cuidado para com seus pacientes, para que reajam bem e rapidamente ao tratamento.

Questão 1

Nossas células vivem em um constante equilíbrio homeostático; porém, quando esse equilíbrio é rompido pelo efeito de uma agressão desencadeada por um agente estressor, as células:

c) Adaptam-se sempre e sobrevivem.

Questão 2

Relacione o composto ou molécula com o tipo de degeneração e consequente patologia:

(1) Água                     ( ) Degeneração hialina: cicatriz, queloides.

(2) Lipídios                  ( ) Esteatose: cirrose hepática, arteriosclerose.

(3) Proteínas               ( ) Degeneração mucoide: câncer, secreções, catarro.

(4) Muco                      ( ) Degeneração glicogênica ‒ glicogenoses:diabetes.

(5) Carboidratos           ( ) Degeneração hidrópica: edema celular.

(3), (2), (4), (5), (1).

Questão 3

A lesão de menisco rompido e a formação de úlcera por Helicobacter pylori são lesões causadas respectivamente por agentes de origem:

b) Física/mecânica e biológica.

Questão 4

O que são lesões reversível e irreversível? Diferencie e explique cada tipo de lesão.

Quando o tratamento de uma doença não é adequado, ou não é suficiente para eliminar o agente invasor (patógeno), temos a formação de uma lesão celular. Assim, se nosso organismo se adapta a uma situação de ameaça e reage gradativamente, a antiga função celular se restabelece, e então temos a lesão reversível. Em sentido contrário, quando uma lesão persiste, a resposta biológica acontece de forma alterada, lesionando células e tecidos, podendo causar a morte celular e a perda de função tecidual 

Questão 5

Qual a relação entre o estresse oxidativo e as doenças? Qual o papel exercido pelos radicais livres e pelas substâncias antioxidantes? Explique.

O “estresse oxidativo” é o desequilíbrio entre a produção de espécies reativas de oxigênio e as substâncias antioxidantes. Quando há esse desequilíbrio, acontece a probabilidade de aparecer diferentes doenças. Nesta situação, a função dos antioxidantes é remover ou reparar os danos causados pelos radicais livres de oxigênio. As espécies reativas de oxigênio podem agir de forma benéfica ao organismo, quando usadas pelo sistema imune para atacar agentes patogênicos.

Questão 1

Quando a célula perde sua habilidade em lidar com os agentes causadores de doenças, impedindo o retorno da funcionalidade das células às suas condições normais, tem-se a morte celular. Assim:

1. As lesões celulares irreversíveis são a necrose e apoptose.

2. A necrose ocorre de modo acidental e, geralmente, não está associada ao processo inflamatório.

3. A energia em forma de ATP não interfere no processo de morte celular, tanto na necrose como na apoptose.

4. A morte celular pode ser identificada quando a membrana plasmática estiver lesada, fazendo com que a célula não selecione as substâncias que entram e saem do ambiente celular.

De acordo com as afirmativas, estão corretas:

d) 1 e 4.

Questão 2

De acordo com a afirmativa, complete a resposta que melhor define o mecanismo de “lise celular” no processo de morte celular:

A morte celular pode ser identificada quando a ___________ estiver lesada, fazendo com que a célula ______________ as substâncias e moléculas que ______________ do ambiente celular.

b) Membrana plasmática, não selecione, entram e saem.

Questão 3

As características principais que diferenciam os processos de morte celular ‒ necrose e apoptose ‒ são:

1. A necrose geralmente aparece em decorrência do agravamento do processo inflamatório; na morte celular por apoptose, a célula se prepara para morrer em decorrência das situações adversas do ambiente celular, sem necessariamente promover inflamação.

2. Na morte celular por necrose, a respiração celular cessa, e os estoques de ATP são diminuídos até acabar. No caso da apoptose, esta explicação não é aplicável, mesmo em processo de morte celular a apoptose necessita de energia para se programar e exercer funções celulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (257.3 Kb)   docx (310.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com