TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que e para que estudar história da enfermagem ?

Por:   •  12/4/2017  •  Resenha  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  5.404 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

LETÍCIA DE MEDEIROS GLOVAKI

8027166

PORQUE E PARA QUE ESTUDAR A HISTÓRIA DA ENFERMAGEM?

[pic 2]

[pic 3]

São Miguel do Guaporé

2017

Por que e para que estudar a História da Enfermagem?

          A enfermagem é uma das profissões mais importantes da atualidade, pois envolve cuidados, proteção, dedicação e muito amor. Essa profissão também esta presente no nosso dia a dia, sejam em hospitais, laboratórios, asilos, clinicas, etc. Mas essa profissão não surgiu “no nosso século 21”, a enfermagem surgiu com os povos nômades, com aqueles primeiros cuidados básicos, como colocar folhas em seus machucados, estes provenientes de suas andanças. A partir dai a enfermagem foi se desenvolvendo, ate chegar a essa grande profissão que é hoje. Mas é claro, que essa profissão teve seus personagens importantes, como é o caso de Dona Anna Nery, brasileira, que teve dois de seus três filhos servindo o exercito na Guerra do Paraguai (1864-1870), para não ver sua família separada, ela solicitou que fosse enfermeira voluntaria. Obteve permissão, chegando lá, montou hospitais improvisados, não mediu esforços para atender os feridos. Passou cinco anos no Paraguai, quando retornou ao Brasil, foi recebida com reconhecimento e louvor.

Outra importante personagem da história da enfermagem foi Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna, foi voluntaria na Guerra da Criméia em 1854, organizou um hospital onde cuidou dos soldados feridos. Por ajudar os feridos a escrever cartas as suas famílias, e todas as madrugadas, pegava uma lâmpada e passava de ala em ala confortando os feridos, por isso ficou conhecida como a Dama da Lâmpada.

O estudo desta disciplina é importante para que possamos ver a diferença que esses enfermeiros fizeram na vida de seus pacientes, percebemos que aqueles personagens exerceram essa profissão com amor e dedicação e fizeram mais do que era de se esperar, por que na época em que atuaram as condições eram precárias, percebemos também que essas pessoas exerceram tão bem essa profissão, que além de enfermeiros, essas pessoas se tornaram amigos de seus pacientes.

A história da enfermagem é importante e indispensável, por que observando esses profissionais, vemos que, eles eram bondosos, pacientes, dedicados e de uma ética inigualável, esses enfermeiros foram verdadeiros heróis da vida real. Observando tudo isso, os novos profissionais que estão chegando terão uma diretriz mais ampla da grande importância que tem essa profissão e de quão extraordinário e exercer essa profissão.

Referencias.

http://revista.portalcofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/viewFile/503/193

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com