TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Compreender os Conceitos de Agentes Mutagênicos e da Mutação

Por:   •  29/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ENFERMAGEM

NATIELLE CASTRO DE OLIVEIRA

 

 

 

 

 

 

CONCEITOS DE AGENTES MUTAGÊNICOS E DA MUTAÇÃO

 

 

 

 

 

   

CRUZEIRO DO SUL

2021

NATIELLE CASTRO DE OLIVEIRA

 

 

 

 

CONCEITOS DE AGENTES MUTAGÊNICOS E DA MUTAÇÃO

 

 

 

 

 

Portfólio descritivo apresentado ao Curso de Graduação Bacharelado em enfermagem do Centro Universitário Claretiano, a ser utilizado como diretrizes para obtenção de aprovação no trabalho do 3º semestre da disciplina de

Genética.

 

Orientador (a): Prof. Eunice Souza da Costa Oliveira

 

 

 

 

CRUZEIRO DO SUL

2021

  1. DESCREVA OS PROCESSOS GENÉTICOS ENVOLVIDOS NO DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER:

O câncer surge a partir de alterações essenciais na fisiologia da célula, as quais, coletivamente, contribuem para o crescimento dos tumores malignos. Dentre as alterações essenciais podem ser citadas: - suficiência em relação aos fatores de crescimento; as alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os proto-oncogenes tornam-se oncogênese, responsáveis por transformar as células normais em células cancerosas. O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese e, em geral, acontece lentamente. A carcinogênese é composta por 3 estágios:

- Estágio de iniciação: os genes sofrem ação dos agentes cancerígenos, que provocam modificações em alguns de seus genes. Nessa fase, as células se encontram geneticamente alteradas, porém ainda não é possível se detectar um tumor clinicamente. Elas encontram-se "preparadas", ou seja, "iniciadas" para a ação de um segundo grupo de agentes que atuará no próximo estágio.

 - Estágio de promoção: as células geneticamente alteradas, ou seja, "iniciadas", sofrem o efeito dos agentes cancerígenos classificados como oncopromotores. A célula iniciada é transformada em célula maligna, de forma lenta e gradual. Para que ocorra essa transformação, é necessário um longo e continuado contato com o agente cancerígeno promotor. A suspensão do contato com agentes promotores muitas vezes interrompe o processo nesse estágio. Alguns componentes da alimentação e a exposição excessiva e prolongada a hormônios são exemplos de fatores que promovem a transformação de células iniciadas em malignas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com