TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreender O Papel Da Escola E Do Profissional Da Educação Como Agente Essencial Para O Desenvolvimento De Uma Sociedade Mais Justa.

Trabalho Escolar: Compreender O Papel Da Escola E Do Profissional Da Educação Como Agente Essencial Para O Desenvolvimento De Uma Sociedade Mais Justa.. Pesquise 792.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  2.836 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

Raquel Mello Soares

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

COMPREENDER O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO COMO AGENTE ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA.

SERRA

2012

Raquel Mello Soares

COMPREENDER O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO COMO AGENTE ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA.

Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral Do conhecimento.

SERRA

2012

1- INTRODUÇÃO

No mundo em que vivemos o homem precisa ter uma preparação multifacética para o seu positivo ajustamento e obter uma frutuosa integração na vida. O grande responsável pelo processo desta transformação é o professor, ele tem uma grande responsabilidade na formação de cidadãos, incentivando, instruindo, educando alunos para a vida social, pessoal e profissional; despertando nele o espírito crítico e investigativo.

O professor, por sua vez, deve considerar no exercício de sua função o aluno como sujeito de múltiplas relações, que por estar em processo de formação, deve ser considerado em sua totalidade. Assim, deve assegurar ao educando uma formação crítica, capaz de levá-lo a refletir sobre temáticas cotidianas e interferir positivamente em seu meio e, sobretudo, em sua vida para transformá-la.

É dever da escola formar cidadãos, proporcionar aos alunos os ensinamentos necessários para viver e ter um mundo de evolução, bem como orientá-los para a vida. Isso só acontece, se a escola definir como meta, o trabalho crítico com os conteúdos a serem estudados. Através de um trabalho crítico e da busca pelo exercício da cidadania, a escola deve mostrar às novas gerações a importância de cada individuo e seu papel na sociedade, enquanto cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. É preciso que a escola compreenda que também é seu papel, dar ao aluno condições para se inserir no meio social, e assim, orientá-lo para a evolução do mundo e para a vida.

O professor, por sua vez, deve considerar no exercício de sua função o aluno como sujeito de múltiplas relações, que por estar em processo de formação, deve ser considerado em sua totalidade. Assim, deve assegurar ao educando uma formação capaz de levá-lo a refletir sobre temáticas cotidianas e interferir positivamente em seu meio e, sobretudo, em sua vida para transformá-la.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com