TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Enfermagem Semestre

Por:   •  10/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

 INTRODUÇÃO

A temática contaminação de alimentos por pesticidas organoclorados e alterações hematológicas, a partir de uma  situação-problema que cita a Cidade dos Meninos, bairro do município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, no sudeste do Brasil,na década de 1950, uma instalação de  uma fábrica para produção de hexaclorobenzeno (HCB) e formulação e armazenamento de outros pesticidas organoclorado (OC), para programas de controle de vetores. A fábrica foi encerrada em 1961 e os restantes dos produtos pesticidas foram abandonados ao ar livre perto da fábrica (Ministério da Saúde, 2003). Esta contaminação por OC na década de 2010, se estendeu causando sérios problemas para as famílias, suas produções agrícolas e atividades pecuárias.

Mediante as situações apresentadas, discutiu-se a relação da exposição crônica a pesticidas organoclorados (OC) e alterações hematológicas, bem como  a  a contaminação pelos pesticidas OC  pela exposição ao solo e ingestão de alimentos  cultivados, pois a utilização de pesticidas  quando não controlada pode levar à contaminação da água e do solo, tornando a plantação imprópria para o consumo.

O controle dos índices de contaminação deveria ser feito em alimentos e produção através de  análises de solo e plantas para  facilitar o controle dos índices de contaminação presentes. E, ainda a análise sensorial que se trata de observar o odor, aspecto físico e sabor das plantas pois o excesso de pesticidas altera a característica original do produto.

Além disso há os  testes microbiológicos e químicos, que podem indicar a melhor precisão quanto  problemas com a colheita.

Conhecer a legislação através da  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que em 2020, aprovou o uso medicamento Eltrombopague, combinado com a terapia imunossupressora padrão, para tratar anemia aplástica grave.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (215.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com