TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Doutores da Alegria

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.645 Palavras (23 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 23

PALHAÇOS EM HOSPITAIS

- Brasil -


ARTE: É tudo que se abre. A ciência fecha para poder ver melhor. Quanto mais você abre a arte, mais arte você faz; quanto mais você fecha a ciência mais ciência você tem.

(definição de uma criança, apud. M. Masetti. Boas Misturas, São Paulo, tese de mestrado PUC-SP, 2001)


SUMÁRIO

Apresentação e Justificativa        5

Objetivos        6

Metodologia        6

I. As organizações        8

II. Atuação e equipes        11

III. Formação artística e treinamento        14

IV. Relação com os Hospitais        15

V. Número de visitas        16

VI. Metas das organizações        17

VII. Divulgação e assessoria de imprensa        18

VIII. Financiamento do projeto e captação de recursos        20

Conclusões        22


Apresentação e Justificativa

        Doutores da alegria  Arte, Formação e Desenvolvimento é uma organização sem fins lucrativos, inicialmente cabe aqui relatar que a ideia básica do projeto nasceu de uma inspiração vinda dos vídeos, lendo as histórias e vendo o filme dos Doutores do Sorriso. Senti-me motivada a dar um passo adiante para tentar fazer um trabalho que seja semelhante com o grande trabalho prestado por eles, será um prazer imensurável dedicar algumas horas do dia algumas vezes por semana para aqueles que tanto necessitam de um olhar diferente em momentos delicados da vida, me refiro a um tratamento eficaz, o tratamento da alma, buscando resgatar um sorriso, um momento de felicidade daqueles que enfrentam dores árduas no dia a dia.

Nossa intenção é de desenvolver a inserção de experiências artísticas baseadas em palhaços circenses, músicas, leitura de histórias infantis com apresentação de fantoches, desenvolver um trabalho de pintura para motivar a criatividade das crianças, comemoração dos aniversariantes do mês assim como a comemoração dos pacientes que terão alta médica tudo isso adaptado para o espaço hospitalar, estabelecendo relações com crianças e idosos hospitalizados, pais, acompanhantes e profissionais da saúde, bem como com o saber médico e a disciplina hospitalar.

        Baseando-nos no Centro de Estudos Doutores do Sorriso, percebemos a necessidade de compreensão da relação deste tipo de experiência artística no espaço hospitalar, com a criança em tratamento, seus familiares e os profissionais de saúde. Portanto, temos como objetivos, o trabalho de formação, multiplicação de saberes, publicação, aproximação e aperfeiçoamento de artistas e, sobretudo, criar possibilidades de diálogos entre artes e saberes científicos.

        Desde a criação dos Doutores da Alegria, podemos observar o surgimento de um grande número de iniciativas que incluem a atuação de palhaços em hospitais, em diferentes regiões do país. Pode-se atribuir a esse desenvolvimento a influência dos conceitos e movimento de Humanização em hospitais, valorização da filantropia, participação popular e do trabalho das ONGs em diferentes âmbitos da sociedade civil.

        A criação da pesquisa “Palhaços em hospitais” pretende conhecer a multiplicidade de atividades artísticas que utilizam a figura do palhaço em visita, interação, atuação junto a crianças e adolescentes em condições de internamento, em diferentes setores hospitalares. Existem diversas organizações, equipes ou iniciativas individuais, apontam para diversas formações, metodologias, organização e finalidades desses trabalhos. Buscamos conhecer a diversidade e a possibilidade de fazer essas diversidades tornarem-se afins, ou o estabelecimento de um diálogo, atualizando experiências e conhecimentos.

Objetivos

O objetivo principal dos Doutores do Sorriso será levar um sorriso com a intervenção artística de palhaços em um ambiente hospitalar, com o desafio de levar alegria e leveza aos pacientes, familiares e profissionais. A descontração acontece com atividades lúdicas, brinquedotecas e oficinas de artes plásticas, o que desenvolve a sensação de bem estar e muita diversão.

E não para por aí, além de levar este trabalho incrível para muitas pessoas, nossos voluntários irão desenvolver atividades culturais e a manutenção de brinquedotecas, produzindo espetáculos teatrais e musicais, além de contação de histórias.

Temos também como objetivo estimular os estudantes da área da saúde, levando – os a pensar sobre uma formação acadêmica integral e humanizada, utilizando como veículo de transformação do ambiente hospitalar a arte lúdica, Os Doutores da Alegria procurará manter vivos esses sonhos para que não se percam ao longo dos anos. Temos o intuito de gerar profissionais mais humanizados, estudantes conscientes do seu papel e uma realidade hospitalar melhor. Através de nossas ações, procuramos impactar beneficamente a sociedade atual e colaborar para as futuras. A instituição “Palhaços em hospitais” pretende um mapeamento das iniciativas que utilizam a figura do palhaço na interação artística com pacientes sujeitos a tratamentos e internações, com familiares e profissionais de saúde, e no limite, com o sistema hospitalar.  Mapear, neste sentido, é criar catálogo, relação e lista descritiva; supõe observação das informações e análise de situação, ocorrência e método. Pretendemos a publicação das informações em relatório e pagina Web, para consulta, pesquisa e aproximação de diversos grupos para atualização de experiências, estabelecer afinidades e possíveis comunicações.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)   pdf (430.5 Kb)   docx (531.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com