TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Empreendedor Creche

Casos: Projeto Empreendedor Creche. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2012  •  6.018 Palavras (25 Páginas)  •  2.188 Visualizações

Página 1 de 25

Projeto Empreendedor Creche-escola

1. IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

Tipo de negócio: Creche-escola-hotel

Ramo da atividade: Prestação de serviço

Serviços:

• Cuidar de crianças;

• Auxílio no desenvolvimento infantil.

Porte do empreendimento: O investimento inicial é composto pelo investimento fixo e pelo capital de giro. Adiciona-se, uma reserva técnica de 10%. Estes valores foram estimados através de pesquisas realizadas no SEBRAE/CE.

Valor investimento Inicial – R$400.000,00 -> U$125.000,00

Regime de trabalho:

• 24:00 horas / segunda a sexta-feira

• 08:00 às 17:00 horas / aos sábados

• domingos / feriados não funcionam.

2. INTRODUÇÃO

A história da creche vincula-se às modificações do papel da mulher na sociedade: sua inclusão no campo de trabalho capitalista, sua inserção no crescente processo da industrialização e setor terciário (de serviços) fez com que se organizassem movimentos reivindicatórios para a criação de locais de abrigo para seus filhos.

Até o início do século, as creches tinham por objetivo abrigar filhos de mães solteiras; com a industrialização, as mães incorporadas à indústria pagavam às pessoas de confiança para cuidarem de seus filhos. Num passo posterior, fruto de reivindicações operárias, as próprias indústrias passaram a construir creches e escolas maternais para tal finalidade. Nesse contexto, a creche é uma instituição que abriga, que assegura o bem-estar da criança nela "depositada".

Nas décadas de 60 e 70, com a onda da "educação compensatória", tendo como pano de fundo a teoria da deficiência cultural, atribuiu-se um significado educativo à creche: um local onde a criança pudesse estar em contato com uma diversidade de estímulos que compensassem sua carência cultural, suposta característica da classe social de baixa renda.

Na segunda metade da década de 70, houve um aumento de creches mantidas pelo poder público, além de "creches domiciliares" ou "lares vicinais" com apoio governamental. Esse aumento de creches não foi "aleatória", mera iniciativa do governo. Foi, sim, resultante de um processo reivindicatório cada vez mais organizado a favor da creche enquanto direito do trabalhador, e não mais como fruto de um Estado tutor.

Apenas nos últimos anos, a creche tem sido redefinida como um espaço educativo que contemple o desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, emocional, afetivo, social e físico.

A Constituição de 1988 a reconhece como instituição educativa, "direito da criança, opção da família, e dever do Estado". Esse reconhecimento é reforçado pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases) que exige o planejamento de currículo para creche, considerando o desenvolvimento das crianças e os conhecimentos culturais básicos a serem por elas apropriados.

A Resolução Nº361/2000, do Conselho de Educação do Ceará (CEC), no uso de suas atribuições e tendo em vista a necessidade regulamentou a Educação Infantil.

A creche é principalmente um lugar, feito sob medida para a criança, onde ela se socializa, estabelece relações afetivas, diferentes daquelas desenvolvidas em sua casa.Os benefícios da creche podem ser inúmeros tanto para a criança, como para sua família e para a sociedade a criança passa a ampliar suas experiências convivendo com diferentes crianças e adultos.

A família passa a dividir a responsabilidade dos cuidados com a criança pequena. Elas terão a possibilidade de maior integração social, além de poder ampliar o conhecimento referente à educação.

No Projeto Empreendedor da Creche-escola-hotel SA-LA-MÊ-MIN-GÜÊ, desenvolvido por esta equipe, explicitaremos a criação diferenciada de uma creche, onde ofereceremos serviços 24 horas, buscando exatamente atender a estas mudanças que envolvem o papel da mulher.

Acreditamos que a criança é um pequeno cidadão do presente. Tem direito e necessidades como todo cidadão que vive e pensa o mundo. Assim sendo, tem direito a um espaço educacional, apropriado as suas necessidades de crescimento e desenvolvimento.

Propagaremos um trabalho que tão logo seja reconhecido, não somente por quem busca os serviços oferecidos, mas também por quem os desenvolvem, que no caso são os profissionais qualificados que buscaremos. Também nos responsabilizamos em oferecer um ambiente de conforto, deixando as crianças confiantes e seguras, dando o motivo para que sintam a vontade de sempre retornar a aquele espaço oferecido.

A SA-LA-MÊ-MIN-GÜÊ será uma creche destinada a favorecer o crescimento da criança, de 0 a 6 anos, em todos os seus aspectos. Onde diariamente, a criança permanecerá durante um determinado período de tempo, sendo cuidada por adultos, atendida em todas as suas necessidades básicas e retornando para sua casa no final do período, ou quando houver a necessidade ficará para passar a noite, logo que, ofereceremos o serviço de hotel.

Por isso, defendemos as creches, enquanto extensão do direito universal à educação da criança.

3. JUSTIFICATIVA

Acreditamos que cada criança é responsável pelo amanhã e por isso decidimos investir nela, na esperança de um futuro melhor.

Pretendemos contribuir para a formação de crianças livres para pensar, aprender e ensinar sem que suas características individuais sejam modificadas, preparando-as para interpretarem o mundo em que vivem.

Após análise do mercado verificamos uma carência na área de educação infantil quanto a serviço de creche-escola-hotel.

A participação feminina no mercado de trabalho praticamente dobrou nos últimos trinta anos – ela correspondia no ano 2000 a 40% da população economicamente ativa, em oposição a modestos 21% em 1970 (gráfico abaixo).

A partir disso decidimos desenvolver o projeto buscando atender às necessidades do mercado, que apresenta uma demanda crescente, pois mesmo desempenhando um novo papel a mulher continua sendo mãe e dona de casa, portanto, exigindo novos serviços para educar seus filhos.

Participação masculina (azul) e feminina (vinho) na população

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com