TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pós Graduação em UTI com Ênfase em Cardiologia

Por:   •  18/1/2021  •  Projeto de pesquisa  •  6.179 Palavras (25 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 25

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR NOBRE EDUCAÇÃO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM U.T.I. ADULTO COM ÊNFASE EM CARDIOLOGIA

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PASSAGEM E MANUTENÇÃO DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA (CCIP) EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

SOROCABA

2019

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR NOBRE EDUCAÇÃO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM U.T.I. ADULTO COM ÊNFASE EM CARDIOLOGIA

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PASSAGEM E MANUTENÇÃO DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA (CCIP) EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em U.T.I. adulto com ênfase em cardiologia, apresentada a Faculdade de ensino superior Nobre Educação e Pós-Graduação, sob a orientação da ProfªFlávia Vidal Silva Tamancoldi.

SOROCABA

2019


Atuação do enfermeiro na passagem e manutenção do cateter central de inserção periférica (CCIP) em unidade de terapia intensiva[1]

RESUMO

Introdução:O atendimento ao paciente crítico é uma especialidade na área de enfermagem que vem crescendo e evoluindo a fim de se prestar uma assistência qualificada e preparada. Dentre as terapêuticas de cuidado que envolve esse cliente temos a permeabilidade de acessos venosos que são um desafio constante no cuidado. Em unidades de terapia intensiva o cateter central de inserção periférica (CCIP) tem sido amplamente utilizado. Objetivo:Demonstrar através da literatura a atuação do enfermeiro na passagem e manutenção do cateter central de inserção periférica (CCIP) em unidade de terapia intensiva. Resultados: O estudo resultou em uma pesquisa bibliográfica de 65 artigos pesquisados através da base de dadosBireme na Scielo, Lilacs e Medline. Desse material foram separados de acordo com os descritores e o objetivo da pesquisa 10 artigos que atenderam a proposta. Discussão: Esta terapêutica tem grande benefício no tratamento, porém, requer treinamento do Enfermeiro para a passagem do cateter e da equipe de enfermagem na manutenção e no cuidado com o dispositivo. Considerações finais:O estudo evidenciou que para um melhor desempenho na manutenção do cateter é requerida a capacitação e a educação permanente dos profissionais, estratégias que visem qualificar a assistência, tendo como resultado a minimização da remoção antecipada do cateter e assegurando a segurança do paciente.

Palavras-chave:Unidade de terapia intensiva, terapia intravenosa, cateter periférico.

ABSTRACT


Introduction: Critical care is a specialty in the area of ​​nursing that has been growing and evolving in order to provide qualified and prepared care. Among the care therapies that involve this client we have the permeability of venous accesses that are a constant challenge in care. In intensive care units the central peripheral insertion catheter (CCIP) has been widely used. Objective: To demonstrate through the literature the role of nurses in the passage and maintenance of the central peripheral insertion catheter (CCIP) in an intensive care unit. Results: The study resulted in a bibliographical search of 65 articles searched through the database Bireme in Scielo, Lilacs and Medline. From this material were separated according to the descriptors and the objective of the research 10 articles that met the proposal. Discussion: This therapy has great benefit in the treatment, however, it requires training of the Nurse for the passage of the catheter and the nursing team in the maintenance and care with the device. Final considerations: The study showed that a better performance in catheter maintenance requires the training and the permanent education of professionals, strategies that aim to qualify the assistance, resulting in the minimization of the early removal of the catheter and ensuring patient safety.

Key words: Intensive care unit, intravenous therapy, peripheral catheter.

1 INTRODUÇÃO

As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) são locais de atendimento de pacientes graves ou de risco, que dispõem de assistência médica e de enfermagem ininterruptas, com equipamentos específicos próprios; recursos humanos especializados e que tenham acesso a tecnologias destinadas a diagnóstico e terapêutico. São três as categorias de pacientes que podem se beneficiar do cuidado e do tratamento intensivo: pacientes com doença aguda reversível, para os quais a possibilidade de sobrevida sem a internação em UTI é baixa; pacientes com probabilidade de se tornarem agudamente enfermos, necessitando de monitorização/observação; e pacientes com baixa probabilidade de sobrevida sem UTI, mas que podem se beneficiar do cuidado intensivo com sobrevida maior.

Os pacientes em terapia intensiva podem apresentar instabilidade grave de um ou mais sistemas fisiológicos principais ou podem apresentar alto risco de instabilidade de um desses sistemas. Por isso, devem ser mantidos: acesso venoso; controle de via aérea; monitorização do eletrocardiograma (ECG); previsão para administração imediata de medicações utilizáveis em caso de parada cardiorrespiratória; solicitação de exames, monitorização específica clínica e invasiva. Os procedimentos invasivos como: cateterismo venoso central, cateterismo urinário de longa permanência, intubação orotraqueal, traqueostomia, uso de ventilação mecânica e a permanência prolongada na UTI são fatores preditivos para a ocorrência de infecção hospitalar (ROCHA et al, 2007).

A qualidade da assistência ao paciente crítico está diretamente relacionada às atividades da equipe de enfermagem que participam do trabalho tanto pelo seu papel no planejamento da estrutura e processos desenvolvidos nas unidades hospitalares. A uniformização dos cuidados, somada à educação permanente e a qualificação para manejo dos recursos tecnológicos, é fator que possibilita, aos profissionais, prestar cuidado de boa qualidade técnica.

Dentre as tecnologias utilizadas na unidade de terapia intensiva adulta a infusão endovenosa ainda é um grande desafio quando se fala em escolha de acesso adequado visando a prevenção de infecção e segurança do paciente. Sendo assim diante dos avanços tecnológicos observados no campo da saúde, destaca-se o cateterismo venoso central que exige dos enfermeiros conhecimentos técnicos em relação a sua manipulação e manutenção, a fim de evitar as complicações e proporcionar uma assistência de qualidade, contribuindo para a diminuição do tempo de internação e dos custos hospitalares(ANTONIO et al, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.9 Kb)   pdf (206.4 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com