TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Neonatal – UTI Neonatal

Pesquisas Acadêmicas: Saúde Neonatal – UTI Neonatal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.885 Palavras (8 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

CURSO DE ENFERMAGEM

Danielle de Oliveira Correa

Denis Nascimento de Oliveira

Jaqueline Roberta dos Santos

Lucas Branco

Luciana Lopes Furini

Simone Bernardinho Fraga

Thais Alves Dias

Yuri Tadeu da C. Madeira

Saúde Neonatal – UTI Neonatal

SANTO ANDRÉ

2013

Danielle de Oliveira Correa

Denis Nascimento de Oliveira

Jaqueline Roberta dos Santos

Lucas Branco

Luciana Lopes Furini

Simone Bernardinho Fraga

Thais Alves Dias

Yuri Tadeu da C. Madeira

Saúde Neonatal – UTI Neonatal

Trabalho apresentado como requisito da disciplina de Exercício Profissional de Enfermagem, ministrada pela professora Janete Silva.

SANTO ANDRÉ

2013

Saúde Neonatal – Enfermagem em Neonatologia

UTI Neonatal

Uma das características do período neonatal são as altas taxas de morbi-mortalidade devida ser uma fase de grande fragilidade do ser humano e a alta propensão a ocorrência de sequelas muitas vezes incapacitantes e de longa duração. Para que estas taxas diminuam e haja a recuperação de alguma patologia que venha ocorrer neste período sem que haja sequelas, é indicado o encaminhamento para Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN).

Na unidade de cuidados intensivos neonatais são internados, principalmente, os recém-nascidos prematuros, que correm risco de vida e necessitam de cuidados 24h por dia, bem como aqueles que sofreram algum problema ao nascimento.

A história do surgimento da Neonatologia é relatada por AVERY (1984), Segundo este autor, a Neonatologia, como especialidade, surgiu na França. Um obstetra, Dr. Pierre Budin, resolveu estender suas preocupações além da sala de parto e criou o Ambulatório de Puericultura no Hospital Charité de Paris, em 1882, chefiou um Departamento Especial para Debilitados estabelecido na Maternidade por Madame Hery, antiga parteira chefe. Em 1914, foi criado por um pediatra, Dr. Julius Hess, o primeiro centro de recém-nascidos prematuros no Hospital Michel Reese, em Chicago.

Um centro criado em 1947, na Universidade do Colorado, além dos cuidados prestados aos prematuros, possuía leitos para mães com gravidez de risco para parto prematuro e programas de treinamento para médicos e enfermeiros para serem ministrados em todo o Colorado.

Instalação

Na instalação de uma unidade de atendimento ao RN e gestante tem-se seguindo o modelo de 'Sistema de Regionais Integrado e Hierarquizado'. Este modelo tem a assistência integral à gestante e ao RN, No caso de maternidades, o sistema prevê três níveis com um adequado sistema de referência e contra-referência entre eles;

• PRIMÁRIO: será feito o acompanhamento de gestante e RN de baixo risco, identificando e encaminhado os casos de maior risco para os próximos níveis de assistência mais complexa.

• SECUNDÁRIO: acompanhará gestante e RN de baixo e médio risco, selecionando e encaminhado casos de maior risco para os Centros mais habilitados para o seu atendimento.

• TERCIÁRIO: destinado aos atendimentos de gestante e RN de alto risco e de internação de RN com algumas patologias, transportados de outras unidades para a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN).

A UTIN deve ser localizada dentro de uma estrutura hospitalar que disponha de recursos para o diagnóstico e tratamento de qualquer tipo de patologia neonatal, incluindo os procedimentos especializados (cateterismo umbilical e cardíaco, cirurgia neonatal, assistência ventilatória, monitorização de dados vitais, etc.).

A UTIN precisa ser bem planejada, para evitar falta ou leitos ociosos e para isto é preciso considerar alguns fatores importantes, como:

• Localização geográfica;

• População assistida;

• Taxa de crescimento populacional;

• Recursos disponíveis (físicos e humanos);

• Índice de prematuridade;

• Número de admissão potencial de uma UTIN;

• Ocupação média de um leito.

A UTIN pode ser dividida nas seguintes áreas:

• Sala de Admissão do RN: (primeiros atendimentos): local aonde ocorre a recepção do RN de partos não contaminados e aonde permanecerão em observação nas primeiras quatro horas de vida.

• Sala para RN em Observação: (opcional): destinada aos RN com mais de 4 horas de nascimento que, embora não patológicos, estejam por algum motivo impedidos de fazerem uso do alojamento conjunto.

• Sala de Cuidados Intermediários: indicada para RN que precisarão de tratamento simples por problemas não infecciosos, ou para RN que saíram da fase aguda da doença, mas necessitam de cuidados específicos de enfermagem.

• Sala de Cuidados Especiais: (incluindo Unidade de Tratamento Intensivo): destinado a RN de alto risco que necessitem de recursos físicos e humanos especializados para prestação de cuidados médicos hospitalares constantes.

• Isolamento: destinados aos RN com diagnóstico confirmado de de processo infeccioso, conforme as normas da Comissão de Controle de Infecções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com