TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Tecnologias Em Uti

Trabalho Escolar: Novas Tecnologias Em Uti. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  3.181 Palavras (13 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 13

Novas Tecnologias em U.T.I.

Ciência e Tecnologia em Saúde

Professora: Sonia Filipini

São José dos Campos – SP

2013

Novas Tecnologias em U.T.I.

Trabalho referente à disciplina de Ciência e Tecnologia em Saúde apresentado à Faculdade Anhanguera de São José, turma da 1° série do curso de Enfermagem, período noturno, realizado pelas alunas:

Flávio André Fernandes – RA: 6655385402

Jéssica Aparecida da Silva – RA: 7018529378

João Expedito Pereira – RA: 6814008518

José Guilherme Silva – RA: 6238208084

Monica Siqueira Barbosa – RA: 6802435942

Rosemeire do Amaral – RA: 6658397874

Simone dos Santos Carvalho – RA: 7069540462

Tatiane Francisca – RA: 6468305627

Orientadora: Professora Sonia Filipini

São José dos Campos - SP

2013

RESUMO

O contexto de assistência à saúde em U.T.I. vem sendo influenciado por mudanças produzidas no âmbito da tecnologia o que tem gerado diversas inquietações e indagações acerca dos benefícios, riscos e das relações construídas entre trabalhadores , doentes e a utilização de máquinas como instrumentos imprescindíveis ao cuidado.

O objetivo deste trabalho foi refletir sobre o uso da tecnologia no cuidado de enfermagem ao doente crítico em terapia intensiva. Espera-se com estas reflexões minimizar arestas que permeiam os ambientes que tem tecnologias, como a terapia intensiva e as concepções de cuidado de enfermagem que neste campo da assistência em saúde envolve o uso de máquinas e equipamentos que oferecem suporte avançado de vida ao paciente crítico.

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento e as transformações históricas experimentadas pelas sociedades contam entre as suas causas e efeitos os desenvolvimentos da tecnociência. O contexto do cuidado à enfermagem/saúde vem sendo sistematicamente influenciado por estas mudanças produzidas no âmbito da tecnologia o que tem gerado diversas inquietações e indagações acerca dos benefícios, riscos e das relações construídas entre trabalhadores, doentes e a utilização de tecnologias como instrumentos imprescindíveis ao cuidado de enfermagem/saúde. Principalmente nas unidades de terapia intensiva, o cuidado ao doente crítico envolve a utilização de um arsenal tecnológico específico e que exige, especialmente dos enfermeiros, conhecimentos e habilidades tanto no que se refere à operacionalização de máquinas quanto a sua adequação às necessidades de quem depende dela.

Porém, observa-se que, diversas vezes, a apropriação do conhecimento do enfermeiro nesta área não contempla reflexões que considerem que o cuidado ao doente em terapia intensiva inclui inevitavelmente, também, o cuidado com as máquinas. Esse cuidado, além de contemplar a manutenção do estado de seu funcionamento precisa, principalmente, envolver as relações que se estabelecem entre elas, o enfermeiro, o doente e o ambiente de cuidado. Essa função relacional, quando bem trabalhada, por meio dos conhecimentos do enfermeiro junto ao doente torna a situação mais aceitável e com maior probabilidade de efeitos terapêuticos satisfatórios.

As reflexões deste trabalho emergiram de conhecimentos construídos e produzidos na disciplina de Filosofia da Ciência, da Saúde e da Enfermagem do Curso de Doutorado em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Busca-se refletir sobre o uso da tecnologia no cuidado de enfermagem ao doente crítico em terapia intensiva.

O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

O desenvolvimento tecnológico tem sido uma busca constante do ser humano, desde os tempos mais remotos, e que, sistematicamente, vem determinando não só a sua sobrevivência na Terra como também a sua capacidade de dominação e transformação. A descoberta do fogo, a invenção da roda até os instrumentos tecnológicos mais avançados, que facilitam a vida humana na atualidade, exemplifica esta evolução tecnológica pretendida e conquistada.

A ciência contribui, inegavelmente, para que o desenvolvimento tecnológico aconteça, sendo a Revolução Científica ocorrida nos séculos XVI e XVII o marco mais importante destas transformações, pois a visão do mundo medieval, que se baseava na filosofia aristotélica e na teologia cristã, mudou consideravelmente. A idéia de um universo orgânico, vivo e espiritual foi substituído pela noção de mundo como uma máquina e a máquina do mundo tornou-se a metáfora dominante da era moderna. Essas mudanças sensíveis foram realizadas pelas novas descobertas da Física, Astronomia e Matemática e associadas aos nomes de Copérnico, Galileu, Descartes, Bacon e Newton.

O paradigma dominante pautado no domínio das ciências naturais firmou-se como sendo todo o conhecimento advindo de princípios epistemológicos com regras metodológicas. Salienta-se, então, o desenvolvimento da Matemática como sendo o pilar da lógica da ciência moderna, ou seja, só possuía relevância científica o que poderia ser quantificado, produzindo um rompimento importante entre ciência e senso comum.. Assim, o pensamento científico moderno baseia-se na idéia de demonstração e prova e, nesse sentido, a ciência pauta-se no uso de instrumentos tecnológicos e não simplesmente instrumentos técnicos. Desse modo, os instrumentos técnicos são prolongamentos de capacidades do corpo humano e destinam-se a aumentá-las na relação de nosso corpo com o mundo. Os instrumentos tecnológicos são ciências cristalizadas em objetos materiais, nada possuem em comum com as capacidades e aptidões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com