TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Queimadas de cana

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

         QUEIMADAS DE CANA-DE-AÇÚCAR NO BRASIL

              EFEITOS Á SAÚDE RESPIRATÓRIA  

INTRODUÇÃO

A expansão da produção do álcool no Brasil sofreu uma expansão consideravelmente grande, pois este produto é considerado um combustível limpo, sem duvida alguma isso é um privilégio do ponto de vista econômico, trazendo divisas para o País, que é o maior produtor mundial deste produto, tendo a sua maior concentração de produção no estado de São Paulo.

Infelizmente o investimento em equipamentos modernos no setor ainda é pequeno e a grande maioria das colheitas passam pelo processo de queimadas, que culminam com o período de clima mais árido, tornando a qualidade do ar e em consequência a saúde dos habitantes dos arredores em péssimas condições.

Com a elevação acentuada da produção e suas consequências à saúde publica, alguns estudos foram iniciados, no sentido de apurarem melhor os impactos ambientais e a saúde humana.

A conclusão destes estudos não poderia ser diferente, o aumento de internações hospitalares por doenças respiratórias coincidem com o período das queimadas, notadamente nos meses de clima mais seco.

 RISCOS PARA A SAÚDE

Em diversos países, como Estados Unidos e Coréia do Sul, os estudos iniciais não apontavam para uma perspectiva de contaminação do ar pelas queimadas, mas o aprofundamento dos estudos e a utilização de estudos semelhantes levaram ao entendimento geral de que existe uma interferência direta das queimadas com a qualidade do ar e as consequentes interferências na saúde respiratória da população, notadamente para as crianças, idosos e asmáticos.

Estes estudos apontam um elevado aumento nas internações hospitalares por doenças respiratórias, especialmente obstrutivas crônicas e asma, sendo comprovado, ainda, que pessoas com histórico de problemas respiratórios recorriam com maior frequência aos hospitais nos períodos de queimadas.

Ate recentemente, os estudos com cana tinham preocupação, sobretudo, com trabalhadores no processo produtivo, como a investigação de PHOOLCHUND (1991) que mostrou que cortadores apresentavam riscos mais elevados de câncer de pulmão em conseqüência da queima da folhagem

Outra preocupação relacionada á queimada é transporte de esporos de fungos e bactérias por longas distâncias.

Esporos de fungos (como alternaria) causam reações alérgicas e desencadeiam ataques de asma, assim como inalação de fumaça.

Estudo mais recentes apresentam o agravamento deste quadro, demonstrando que, além dos problemas respiratórios uma relação direta entre a poluição provocada pelas queimadas e o surgimento de doenças cardiovasculares, em especial infarto do miocárdio.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A eliminação desse processo arcaico, a queima, sendo substituído por meios mecanizados é mais do que um objetivo do ponto de vista produtivo, devendo ser encarado como uma questão de saúde pública.

A substituição da queima pela colheitadeira certamente beneficiará as condições de saúde das pessoas residentes nas áreas canavieiras. Entretanto, para constituir garantia de melhoria a saúde dos cortadores, é preciso que programas para sua re-qualificação e absorção sejam desenvolvidos e aplicados com urgência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com