TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário – Antidiabéticos

Por:   •  10/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 7

Questionário – Antidiabéticos

  1. Qual é a função da insulina? E do glucagon? Onde são produzidos?

A insulina tem a função de regular a taxa de glicose no sangue, A falta ou a baixa produção de insulina provoca o diabetes, doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue (hiperglicemia). a insulina é produzida no pâncreas através das células beta(B).

Glucagon funciona de maneira oposta à insulina. Quando o organismo fica muitas horas sem se alimentar, a taxa de açúcar no sangue cai muito e a pessoa pode ter hipoglicemia, que dá a sensação de fraqueza, tontura, podendo até desmaiar. Quando ocorre a hipoglicemia o pâncreas produz o glucagon, que age no fígado, estimulando-o a “quebrar” o glicogênio em moléculas de glicose. A glicose é, então enviada para o sangue, normalizando a taxa de açúcar. Glucagon é produzida no pâncreas através das células Alfa (A).

  1. Quais são os hormônios contra regulatórios?

 Inibi a ação da insulina

 

Glucagon, epinefrina (adrenalina),glicocorticoides, hormônio do crescimento.

  1.   Qual é mecanismo de ação da insulina? Quando ela é liberada?

 A insulina  liga-se a um receptor específico presente na superfície de suas células-alvo. O receptor é um grande complexo glicoproteico transmembrana que pertence à família dos receptores tipo 3 acoplados à tirosina quinase (Cap.3) e consiste em duas subunidades Alfa (A) e duas subunidades Beta (B) (Fig. 30.3). Os receptores ocupados se agregam em grupos os quais são subsequentemente internalizados em vesículas, resultando em uma modulação negativa da via. A insulina internalizada é degradada (liberada) no interior dos lisossomas ,enquanto os receptores são reciclados e retornam para a membrana plasmática

  1. Qual a função dos transportadores Glut? Cite quais são eles.

O trânsito dos metabólitos entre os tecidos exige mecanismos para o transporte dessas substâncias para dentro e para fora das células. A glicose é transportada para dentro das células por carregadores protéicos, denomidados GLUT (transportadores de glicose).

Transportadores da glicose em humanos

 GLUT-1 Todos os tecidos. Captação basal de glicose

GLUT-2 Fígado e células pancreáticas tipo beta .Captação de glicose na hiperglicemia

GLUT-3 Todos os tecidos. Captação basal de glicose

 GLUT-4 Músculo esquelético e tecido adiposo. Captação de glicose dependente de insulina

GLUT-5 Intestino delgado e espermatozóides .Transportador de frutose

  1. Diferencie os sintomas e as prováveis causas da Diabetes Mellitus (DM) tipo 1? E a  Diabetes Mellitus tipo 2?

 1. Diabetes tipo 1 (previamente conhecido como diabetes mellitus insulina-dependente - DMID - ou diabetes de início juvenil).

 O diabetes tipo 1 caracteriza-se por uma deficiência absoluta de insulina que resulta de uma destruição autoimune das células B pancreaticas. Caso não seja iniciado o tratamento com insulina, esses paciente acabam morrendo devido ao desenvolvimento de cetoacidose diabética

2. Diabetes tipo 2 (previamente conhecido como diabetes mellitus não insulino-dependente - DNINTD - ou diabetes de início na maturidade).

A diabetes tipo 2 é acompanhado tanto de resistência á insulina ( a qual precede a manifestação franca da doença ) como de comprometimento da secreção de insulina, ambos importantes na sua patogenia. Esses pacientes são frequentemente obesos e, em geral, a doença se manifesta na vida adulta, sendo que a incidência aumenta progressivamente com a idade, á medida que declina a função das células B .A princípio, o tratamento inicial  consiste em dieta, muito embora habitualmente o uso de fármacos hipoglicemiantes orais se torne necessário, e cerca de um terço dos pacientes acaba necessitando de insulina

  1. Defina resistência à insulina. A qual tipo de DM ela está relacionada?

Definição-deficiência na secreção de insulina .Está relacionada com a diabetes mellitus tipo 2 (não insulino-dependente)

7.       Explique a relação entre a resistência à insulina e a Síndrome do Ovário Policístico.

 A etiologia da SOP ainda não está completamente elucidada; no entanto, várias hipóteses são aventadas, como alterações na liberação pulsátil de gonadotrofinas (GnRH); na liberação hipofisária dos hormônios luteinizante (LH) e folículo-estimulante (FSH); nas funções ovariana e supra-renal, e mais recentemente a resistência insulínica. Em revisão da literatura, Legro et al. (2004)5 relataram que aproximadamente 50 a 70% das mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP) tinham resistência periférica à insulina, que agravava o quadro de hiperandrogenismo. Entre os mecanismos envolvidos, salienta-se o estímulo direto pela insulina na síntese de androgênios nos ovários e nas supra-renais.

É importante lembrar que mulheres com SOP e resistência periférica à insulina podem apresentar-se com peso normal. Evidências demonstraram a ação da insulina e dos fatores insulinóides de crescimento (IGF I e II) sobre o desenvolvimento do folículo ovariano6-8 e sobre a estimulação da síntese de androgênios nas células da teca interna in vitro. Assim, a insulina poderia ter papel relevante na patogenia da afecção. Além disso, a hiperinsulinemia está relacionada com a redução da síntese de SHBG no fígado, bem como das proteínas carreadoras dos fatores insulinóides6.

A resistência insulínica caracteriza-se pela diminuição da sensibilidade dos tecidos à ação da insulina, gerando importantes implicações metabólicas. Nas mulheres com SOP, provocaria deterioração da função das células beta do pâncreas, levando a intolerância à glicose. Contudo, nem sempre é fácil identificar a paciente com resistência insulínica9.

8.       O que é Síndrome Metabólica? Quais doenças estão associadas a essa Síndrome?

Síndrome Metabólica- Conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica. Pela dificuldade de ação da insulina, decorrem as manifestações que podem fazer parte da síndrome.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (212.1 Kb)   docx (221.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com