TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO AULAS PRÁTICAS DE SAÚDE DO ADOLESCENTE

Por:   •  22/5/2015  •  Seminário  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO AULAS PRÁTICAS DE SAÚDE DO ADOLESCENTE

        O relatório a seguir é uma síntese das aulas práticas realizadas nos dias 23 e 24 de Março de 2015. Que ocorram na Escola Municipal Clarice Toledo e na Escola Estadual Vinícius Mayer, onde realizamos a Campanha de Vacinação contra HPV em meninas de 9 à 11 anos, 11meses e 29 dias . Através deste, tive o privilégio de acompanhar de perto como funciona uma campanha de vacinação e também pude ver como é a reação das adolescentes e pais em relação à adesão de uma nova vacina no Calendário Vacinal do Adolescente.  

        Através das aulas, foi possível enriquecer ainda mais o conhecimento a respeito do Calendário vacinal do adolescente, principalmente da vacina contra HPV, que está sendo implementada ao calendário desde 2014, vale resaltar que a vacina é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo de útero, por isso, é importante que toda a menina de 9 a 11 anos recebam três doses da vacina (1º dose, 2º dose após 6 meses e 3ºdose após 5 anos da dose inicial).

        A contaminação pelo vírus pode ocorrer pelo contato sexual e também da mãe para o filho durante o parto.

        Segundo o MS a vacina é muito segura, desenvolvida por engenharia genética. Pode raramente, ocasionar reações como dor, inchaço e vermelhidão no local da aplicação. Ocasionalmente ocorre dor de cabeça, mal estar e desmaios (sincope), que são relacionados com à ansiedade ou ao medo da aplicação da vacina.

        A partir dessas aulas, foi possível identificar o quanto é importante o trabalho do enfermeiro perante a sociedade, pois nas escolas realizamos uma grande quantidade de vacinas, porém, penso que deveria ocorrer maior divulgação da vacina para os pais e para as adolescentes, informando melhor a importância da vacinação e para que deixassem o “PRECONCEITO” de lado, esclarecendo as duvidas e talvez assim reduzir o medo das adolescentes. Nas escolas que fomos, foi enviado aos pais um termo para que autorizassem suas filhas a serem vacinadas, muitos pais não autorizaram a vacinação e também muitas adolescentes sabendo da vacinação não foram à aula por sentirem medo.

        Também orientamos as adolescentes que tomaram a procurarem a UBS mais próxima para receberem a 2º dose da vacina.

         De maneira geral, eu, posso dizer que as aulas foram muito produtivas, algumas adolescentes ficaram um pouco nervosas por conta do medo, mas não ocorreu nenhuma intercorrência durante os dois dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com